Trânsito Legal - Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova - Notícias
(1) 2 3 4 ... 13 »
Trânsito Legal : Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova
Enviado por alexandre em 10/12/2014 00:02:27

Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, em resolução publicada nesta terça-feira (9), que motos deverão sair de fábrica com sistemas que auxiliam na frenagem. Eles serão exigidos, de forma escalonada, a partir de 2016. Primeiro, para 10% das motocicletas novas. Até 2019, chegarão a 100%. As motos novas que têm menos de 300 cc poderão ser equipadas com freios ABS, como o dos carros, que evita o travamento das rodas (veja no vídeo acima), ou com o CBS, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as duas rodas, a fim de garantir uma desaceleração rápida e segura. Para motos com mais de 300 cc será obrigatório o ABS. Em motos de alta cilindrada, o sistema de freios ABS já está presente na maioria dos modelos. BMW, Harley-Davidson, Ducati e Triumph possuem ABS em toda sua linha vendida no Brasil. (Auto Esporte)

Trânsito Legal : Identificação biométrica poderá ser obrigatória para conseguir CNH
Enviado por alexandre em 07/12/2014 14:56:56

Brasília
Identificação biométrica poderá ser obrigatória para conseguir CNH

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7692/14, do deputado Laercio Oliveira (SD-SE), que obriga a identificação biométrica em todas as etapas para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo Oliveira, a carteira de identidade é facilmente adulterada ou falsificada. Por conta dessa fragilidade, a CNH tem sido usada como documento de identificação de forma mais frequente pelos brasileiros. “É fundamental fortalecer o processo de identificação nas diversas etapas de emissão de uma CNH, assegurando permanentemente a identificação inequívoca do cidadão”, disse. O deputado lembra que há uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que já trata do assunto, mas muitos Departamentos de Trânsito (Detrans) ainda não implantaram o sistema biométrico. “Uma lei federal específica certamente orientará as unidades da federação a cumprirem plenamente as disposições emanadas do Contran”, afirmou Oliveira. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 

Trânsito Legal : Prorrogado aumento de carga horária prática em auto-escolas
Enviado por alexandre em 06/12/2014 00:21:14

Prorrogado aumento de carga horária prática em auto-escolas


A diretoria geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informou, na tarde desta sexta-feira (05) que o prazo para a resolução do Contran nº 493 entrar em vigor foi prorrogado para janeiro de 2015. Segundo o Departamento, a prorrogação atende a uma solicitação feita pela Associação Nacional dos Detrans ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), fundamentada nos procedimentos operacionais necessários para a implantação da referida legislação. Na prática, a Resolução nº 493 estabelece o aumento da carga horária em cinco horas/aula do curso prático de direção veicular de 1ª habilitação e adição de categoria, com isso, o preço das aulas subiria em média R$ 500.

Trânsito Legal : Quais são as punição de um menor de idade dirigindo ?
Enviado por alexandre em 15/11/2014 15:03:10

Existem várias possibilidades de punição. Primeiro se o acidente deixou vitima, eo menor é filho do proprietário do veículo acontece o seguinte, se o dono deixou seu filho dirigir por sua livre e expontânea vontade; 1) sua carteira de habilitação é apreendida, 2) o veículo deve ser conduzido a delegacia para ser lavrado o RO ou BO do acidente e neste constar a apreensão do veículo em depósito público, 3) O dono do veículo terá de assinar um termo de responsábilidade, concordando em se apresentar expôntaneamente ea seu filho, á autoridade quando for convocado, 4) o menor é claro, também deve ser citado como o condutor do veículo quando houve o acidente, 5) o delegado deve enviar os autos para o Ministério Público e comunicar o fato ao juízado da Infância e juventude ou orgão similar.
Tudo isso vai gerar um inquérito, que pode virar processo, que pode gerar pena brandas (custear o tratamento médico da vitima e ou serviços comunitários, etc.) ou severas (recolhimento do menor em instituíção para infratores, condenação do pai do infrator a até 04 anos de detênçao, etc). Mas tudo isso vai depender de inumeros fatores, pois as leis além de ter várias maneiras de interpretação, ainda há os detalhes do acidente que podem atenuar ou agravar a pena do acusado ou dos acusados.
De qualquer forma, quando falei em apreensão da CNH do pai do menor, isso seria somente se ele admitisse que deu por sua conta e risco o carro para o rapaz e nesse caso a carteira seria recolhida ao Detran e só seria devolvida a este ou não após o término do inquérito ou processo. Se o caso não for este, desconsidere este itêm (o restante que foi dito está valendo).
Isso tudo se a vitima não ficar incapacitada definitivamente ou morrer (o que seria bem pior), pois nesse caso virá homicídio e pode ser culposo (sem intenção) ou doloso (com intenção). Aí meu amigo o maior de idade pode pegar até 30 anos de cadeia eo menor até 03 anos em uma instituíção para menores.
De qualquer forma se foi você que se envolveu neste acidente como (acusado/autor), o importante é arcar com suas responsabilidades e mostrar a justiça que nada foi feito de forma intencional e além disso dar todo o apoio a vitima (remédio, tratamento médico, etc), além é claro de pagar sua pena (tenho certeza que será mais educativa que punitiva) e amadurecer e não cometer mais tal erro. Até porque acho dificíl ter sido feito todos os tramites deste acidente, o que de certa forma acaba sendo bom para o acusado. de qualquer forma o melhor é não fugir de suas responsábilidades. Abraços e boa sorte.

Trânsito Legal : No trânsito, somos todos pedestres! Comemore o Dia do Pedestre com responsabilidade!
Enviado por alexandre em 15/11/2014 14:58:54

Dia do Pedestre, por isso, dedicamos esse post especialmente para as pessoas que circulam diariamente a pé pelas cidades brasileiras. Não são só os motoristas e motociclistas que precisam estar atentos ao trânsito. Os pedestres também precisam assumir comportamentos seguros para evitar acidentes. Afinal, somos todos pedestres.

De acordo com dados da Seguradora Líder DPVAT, do total de indenizações pagas por tipo de vítima no primeiro trimestre desse ano (161.070), 20% foram destinadas aos pedestres, ou seja, 32.285 pagamentos do Seguro DPVAT no período. Desses, 24.310 pedestres foram indenizados por invalidez permanente e Já para os casos de morte, foram 3.808 pagamentos feitos aos beneficiários.

Além dos princípios básicos para a segurança do pedestre (observar o tráfego e olhar atentamente em todas as direções ao atravessar a rua), há outros cuidados que podem ajudar a fazer o trânsito de quem caminha pelas ruas cada vez mais seguro:

> Atravesse sempre na faixa de pedestres;

> Utilize as passarelas quando precisar atravessar grandes avenidas ou rodovias;

> Não abra a porta ou desça de um carro sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos;

> Não atravesse uma via se o sinal estiver aberto para os carros;

> Não passe correndo na frente de uma garagem. O motorista pode não estar vendo você.

> Não caminhe acessando as redes sociais no celular

Relembre mais dicas de segurança para os pedestres no nosso vídeo a seguir:

(1) 2 3 4 ... 13 »