Regionais : As cachaças mais queridas do Brasil são divulgadas pela Cúpula da Cachaça
Enviado por alexandre em 13/12/2019 08:31:11

Garrafas prontas para a degustação às cegas no III Ranking da Cúpula da Cahcaça

O Estado de S.Paulo

A Cúpula da Cachaça divulgou na noite desta quinta-feira (12), a lista com as 250 cachaças  mais queridas do Brasil, resultado de uma consulta popular que contou com mais de 33 mil votantes e um total de 99.102 indicações – cada pessoa podia votar em até três cachaças.

A lista completa você confere abaixo.

A votação, feita exclusivamente pelo site da Cúpula, foi fechada, no dia 28 de novembro. Mais de 970 cachaças – entre as mais de 3,6 mil registradas no País – atraíram pelo menos um voto dos devotos do destilado brasileiro.

A lista resultante desse processo é belíssima. Ela representa a variedade de sabores tão característica da categoria cachaça e comprova como a produção de qualidade cada vez mais se espalha pelo Brasil.

Nada menos que 17 estados de todas as regiões brasileiras estão representados, desde os produtores mais tradicionais, como Minas Gerais e Paraíba, até os que despontam agora em termos nacionais, como Maranhão e Acre. E ainda aparecem na lista Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará e Goiás.

De Ivoti a Caicó, de Rio das Contas a Abaetetuba, praticamente todo o Brasil está presente entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil, desde as branquinhas às envelhecidas por anos em barris de carvalho ou de madeiras brasileiras, como a umburana e a jaqueira.

Ranking da Cachaça

A votação popular das cachaças queridinhas é a primeira das três fases do IV Ranking Cúpula da Cachaça, o maior concurso de cachaças do planeta.

A segunda fase começa na próxima semana: é a Seleção dos Especialistas. A lista das cachaças mais queridas será enviada para 50 profissionais especializados em Cachaça atuantes no mercado – os nomes serão divulgados em breve.

Os integrantes desse seleto painel indicarão aquelas que, em sua visão, são as melhores e mais representativas cachaças da lista. As 50 cachaças mais citadas seguem para a fase final, a degustação às cegas.

Aí, será a vez dos 12 “cúpulos” entrarem em campo para provar as cachaças e construírem o IV Ranking Cúpula da Cachaça, que será divulgado em março de 2020.

As cachaças mais queridas do Brasil

Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia