Brasil : CONTRA A HOMOFOBIA
Enviado por alexandre em 14/07/2017 18:08:45


Procuradoria ajuiza ação contra decreto que susta lei anti-homofobia
Retrocessos sociais não devem ser tolerados, diz a procuradoria

Rollemberg ajuizou no (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a suspensão do decreto que regulamenta a lei anti-homofobia (
A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) ajuizou nesta quinta (13), no Supremo Tribunal Federal (STF), ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a suspensão do decreto que regulamenta a lei anti-homofobia.

De acordo com nota divulgada pelo governo, a ADI tem um pedido cautelar, já que – diante da suspensão – a proteção que a lei contra práticas homofóbicas traz se fragiliza, deixando “seus potenciais destinatários sujeitos a toda sorte de práticas discriminatórias, sem que os organismos estatais competentes disponham de normas procedimentais suficientes para receber e processar as correspondentes demandas por proteção."

Segundo a PGDF, retrocessos sociais não devem ser tolerados, uma vez que há uma política pública de combate à discriminação e de respeito à igualdade.

CLDF derruba regulamentação

Poucos dias após a sanção pelo governador Rollemberg, no fim do mês de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubou o decreto que regulamenta a lei anti-homofobia. O placar foi de nove a seis pela derrubada. Houveram ainda duas abstenções.

Um projeto de decreto legislativo – de autoria dos deputados Rodrigo Delmasso (líder do governo), Julio Cesar (ex-líder do governo) e Bispo Renato, todos da bancada evangélica – foi apresentado para anular o decreto do governador. A justificativa dada foi a de “proteção da família.”

Após a derrubada, o GDF tirou Delmasso da liderança do governo na Câmara Legislativa. “Prevaleceu a religião, e nós estamos no século 21. Precisamos de uma Brasília cidadã, com respeito às diversidades”, declarou Rollemberg.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia