Brasil - IGNORANDO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 277 »
Brasil : IGNORANDO
Enviado por alexandre em 03/05/2015 20:54:11


Gestores rasgam a Lei de Responsabilidade Fiscal
Reconhecida como um marco nas finanças públicas do Brasil, a Lei de Responsabilidade Fiscal se mostrou eficiente para reduzir dívidas de estados e municípios e gastos com pessoal de alguns entes da Federação. Um balanço das contas públicas em seus 15 anos de vigência mostra, no entanto, que, embora a maioria dos governantes defenda a austeridade fiscal, na prática não seguem seu principal mandamento: gastar só o que arrecadam.

Entre 2000, quando a lei entrou em vigor, e 2014, os indicadores apontam para a piora nas contas públicas. A situação mais grave é no governo federal.

BLOG DO MAGNO MARTINS

Brasil : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 01/05/2015 19:26:33


Escola Fernando de Azevedo participa do projeto "Alimentação Saudável"
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Azevedo, através de seus professores, equipe gestora e de apoio, realizou entre os dias 27 e 30 de abril o projeto “Alimentação Saudável”, que teve como objetivo ensinar os alunos do 1° ao 5° ano a gostar de alimentos saudáveis por meio de uma educação alimentar.

Durante os primeiros três dias do projeto, os profissionais de Educação trabalharam em salas de aula com cerca de 516 alunos dos períodos da manhã e da tarde incentivando-os quanto à importância de uma boa alimentação, através de textos, pesquisas e informações.

No último dia, que ocorreu nesta quinta-feira (30), os alunos se reuniram no ginásio da escola e realizaram apresentações de poesias e músicas com letras relacionadas a alimentação saudável. Na oportunidade, o professor de Educação Física Igor Alencar explicou para as crianças a importância de se alimentarem corretamente. Também houve apresentação de zumba ministrada pelo docente Tiago.

De acordo com a diretora daquela instituição de ensino, Elza Fritz, estiveram empenhados neste projeto 41 funcionários entre professores, equipe gestora e de apoio, a exemplo da vice-diretora Darte Cleia, supervisores Adenilson Campos e Cláudia Marana, orientadora Aline Coelho e a coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE, Kamile Guerra.

Fritz ressaltou que este projeto foi de suma importância para os alunos, uma vez que, segundo a diretora, a partir destes ensinamentos essas crianças passarão a dar mais valor aos alimentos saudáveis, pois são fundamentais para garantir sua saúde, seu crescimento e seu desenvolvimento, além de prevenir doenças.







GAZETA CENTRAL

Brasil : POBREZA
Enviado por alexandre em 25/04/2015 20:32:40


Brasil: pobreza extrema quase eliminada no país
Do Jornal do Brasil

País lidera redução em toda a América Latina e Caribe entre 2001 e 2013

Um novo relatório do Banco Mundial - "Prosperidade Compartilhada e Erradicação da Pobreza na América Latina e Caribe" - mostra que o Brasil conseguiu praticamente erradicar a extrema pobreza. O percentual de brasileiros vivendo em extrema pobreza caiu de 10% para 4% entre 2001 e 2013. A mudança aconteceu mais rápido do que nos países vizinhos. 

“De 1990 a 2009, cerca de 60% dos brasileiros passaram a um nível de renda maior. Ao todo, 25 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema ou moderada. Isso representa uma em cada duas pessoas que saíram da pobreza na América Latina e no Caribe durante o período”, diz o relatório. O país acabou puxando para cima o desempenho da região como um todo.

Os autores do estudo lembram que, até 1999, os índices de extrema pobreza no Brasil e no resto da região eram parecidos: em torno de 26%. Foi em 2012 que se observou uma redução maior no percentual brasileiro: 9,6%, ante os 12% regionais. Também chamam a atenção os indicadores de mobilidade social nesse período. Atualmente, os do Brasil ficam em terceiro lugar na região, atrás do Chile e da Costa Rica.

Segundo o estudo, o bom desempenho brasileiro se explica por três motivos. Primeiro, graças ao crescimento econômico a partir de 2001, bem mais estável que o registrado nas duas décadas anteriores. Segundo, pelas políticas públicas com foco na erradicação da pobreza, como Bolsa Família e Brasil sem Miséria.

Terceiro, pelo mercado de trabalho nacional: no período da pesquisa, aumentaram as taxas de emprego e o percentual de empregos formais (60% em 2012). O relatório ainda aponta a evolução do salário mínimo, que fortaleceu o poder de compra dos brasileiros. 

O site do Banco Mundial diz que enfrentar a pobreza em meio ao atual baixo crescimento econômico é um desafio não só para o Brasil, mas para o resto da região.

“Uma reforma tributária também favoreceria os mais pobres porque, no país, muitas taxas estão embutidas nos preços dos produtos, tornando-os mais caros. Como a maior parte da renda dessas pessoas é gasta com a compra de itens básicos, o fardo dos impostos acaba pesando ainda mais”, diz o site do Banco Mundial.

Brasil : MEIO AMBIENTE
Enviado por alexandre em 22/04/2015 01:39:03


II Caminhada ecológica acontece dia 1º de Maio em Ouro Preto do Oeste
Que tal você e toda sua família saírem da rotina neste feriado de 1° de maio? Iniciar o dia com um delicioso café da manhã no Graúna Resort Hotel e caminhar junto à natureza através das lindas e inesquecíveis trilhas da Reserva Ecológica Federal da Ceplac, no município de Ouro Preto do Oeste, além de ajudar em um uma causa social.

Portanto, no dia 1° de maio sua agenda está reservada para a II Caminhada Ecológica, que se iniciará a partir das 08h no Graúna Resort Hotel, com um café da manhã. Em seguida, os participantes iniciarão a caminhada pelas três trilhas disponíveis na Reserva Ecológica Federal da Ceplac, sendo uma para crianças, a segunda com o percurso de 3 quilômetros e a terceira com 6 quilômetros.

Os participantes das três trilhas terão o acompanhamento de funcionários da Ceplac, que desempenharão o papel de guias. Durante todos os percursos, irão explicar sobre a história, fauna e flora daquela reserva. O evento também contará com a presença de médicos, policiais militares, bombeiros, e profissionais de educação física, habilitados e credenciados no Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região – Cref8.

Pela segunda edição, o evento está sendo organizado pela Loja Maçônica Acácia n° 2.409, Clube das Acácias e pela PROMOVIDA e conta com o apoio da Ceplac, Casa da Lavoura, Confiança Cereais, Sicoob, Rancho Leiteiro, Graúna Resort Hotel, Piscicultura Verde Vale, Supermercado Taí Max, Cometa Motocenter - Honda, Inviolável - Monitoramento Eletrônico, Oficina da Moda, e Auto Posto Bosque.

As pessoas interessadas em participar, independentemente de qualquer idade, deverão adquirir o kit pelo valor de 50 reais, composto por um boné, uma camiseta, água mineral, frutas, e uma mochila. Nesse kit também está incluso o café da manhã. Os organizadores informam que foram colocados a venda somente 200 kits. A quantidade limitada, segundo eles, foi em virtude da capacidade das trilhas e em respeito ao meio ambiente.

Todo o valor arrecadado nas vendas dos kits será doado à Casa de Acolhimento do Idoso, que é administrada pela Associação para a Vida, Dignidade e Esperança do Ancião – PROMOVIDA. O dinheiro será utilizado para a construção de uma calçada, no trecho entre a rua Maira e a sede do Lar do Idoso.

Contato para aquisição do kit da II Caminhada Ecológica: (69) 9269-1144.

GAZETA CENTRAL

Brasil : MUDANÇA JÁ
Enviado por alexandre em 21/04/2015 18:48:41


Redução da maioridade penal: 83% apoiam
Com base em pesquisas da Confederação Nacional dos Transportes, de 2013, e do Ibope, de 2014, que mostram que 92,7% e 83% dos brasileiros, respectivamente, são favoráveis à redução da maioridade penal; o professor de filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Denis Lerrer Rosenfield afirma que a esquerda brasileira não tem levado em conta a opinião do povo devido à nítida divergência entre eleitos e eleitores.

Segundo ele, “o discurso dos ‘progressistas’ não deixa de ser hilário”, pois se um menor de 16 anos já pode votar nas eleições, ele também consegue distinguir atos morais de imorais.


Sobre o argumento de que os jovens iriam adquirir mais vivência sobre diversos crimes ao ir para cadeias conviver com adultos, Rosenfield afirma que muitos desses menores dariam aulas, pois são ‘pós-graduados’ em certos atos ilegais.

ASCOM

(1) 2 3 4 ... 277 »