Regionais : Jesuíno Boabaid denuncia vazamento de radiação no João Paulo II
Enviado por alexandre em 12/10/2016 16:11:03

Jesuíno Boabaid denuncia vazamento de radiação no João Paulo II

Situação é grave e pode provocar doenças nos técnicos e pacientes

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou uma séria denúncia durante seu pronunciamento na noite desta terça-feira (11), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

O parlamentar mostrou um vídeo onde é mostrada a situação do laboratório de Raios-X do Hospital João Paulo II, em Porto Velho. Nele é mostrado o vazamento de radiação.

“Os pacientes e servidores estão sendo submetidos a vazamento de radiação, além do trabalho em uma sala onde falta estrutura mínima”, ressaltou.

Jesuíno disse que faria inicialmente uma visita ao hospital, mas preferiu antes realizar a denúncia na Casa, pois a situação é muito grave.

O parlamentar mostrou que a técnica em radiologia do João Paulo II fez um teste colocando uma chave entre a chapa e a parede pelo lado externo e acionou o equipamento, tendo havido o registro da imagem da chave.

“Portanto, há vazamento de radiação passando pela parede, colocando em risco a saúde dos técnicos que lá trabalham, bem como todos os pacientes, o que pode provocar até o câncer em órgãos vitais”, detalhou Boabaid.

O deputado disse que será formada uma Comissão Temporária Especial para fiscalizar não só o JP II, mas também todas as unidades de saúde públicas e privadas.

Jesuíno disse que pedirá ao secretário Williames Pimentel, que retomou a pasta da saúde estadual, para que tome as devidas providências.

“Estou exercendo meu papel constitucional em fiscalizar as ações do Executivo, portanto espero que não venham falar depois que é este parlamentar que fechou o Raios-X ou tomografia da unidade. Isso é culpa do Executivo, que foi relapso em suas ações e não executou corretamente o isolamento”, afirmou.

Jesuíno parabenizou a funcionária que fez a denúncia, trazendo as informações a quem deve fiscalizar. Ele também assegurou que fiscalizará o Hospital de Base, onde há denúncias de equipamentos parados por falta de mão de obra.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia