Jesuíno Boabaid denuncia vazamento de radiação no João Paulo II

Data 12/10/2016 16:11:03 | Tóopico: Regionais

Jesuíno Boabaid denuncia vazamento de radiação no João Paulo II

Situação é grave e pode provocar doenças nos técnicos e pacientes

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou uma séria denúncia durante seu pronunciamento na noite desta terça-feira (11), durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa.

O parlamentar mostrou um vídeo onde é mostrada a situação do laboratório de Raios-X do Hospital João Paulo II, em Porto Velho. Nele é mostrado o vazamento de radiação.

“Os pacientes e servidores estão sendo submetidos a vazamento de radiação, além do trabalho em uma sala onde falta estrutura mínima”, ressaltou.

Jesuíno disse que faria inicialmente uma visita ao hospital, mas preferiu antes realizar a denúncia na Casa, pois a situação é muito grave.

O parlamentar mostrou que a técnica em radiologia do João Paulo II fez um teste colocando uma chave entre a chapa e a parede pelo lado externo e acionou o equipamento, tendo havido o registro da imagem da chave.

“Portanto, há vazamento de radiação passando pela parede, colocando em risco a saúde dos técnicos que lá trabalham, bem como todos os pacientes, o que pode provocar até o câncer em órgãos vitais”, detalhou Boabaid.

O deputado disse que será formada uma Comissão Temporária Especial para fiscalizar não só o JP II, mas também todas as unidades de saúde públicas e privadas.

Jesuíno disse que pedirá ao secretário Williames Pimentel, que retomou a pasta da saúde estadual, para que tome as devidas providências.

“Estou exercendo meu papel constitucional em fiscalizar as ações do Executivo, portanto espero que não venham falar depois que é este parlamentar que fechou o Raios-X ou tomografia da unidade. Isso é culpa do Executivo, que foi relapso em suas ações e não executou corretamente o isolamento”, afirmou.

Jesuíno parabenizou a funcionária que fez a denúncia, trazendo as informações a quem deve fiscalizar. Ele também assegurou que fiscalizará o Hospital de Base, onde há denúncias de equipamentos parados por falta de mão de obra.

ASCOM


Este artigo veio de Ouro Preto Online
http://www.ouropretoonline.com

O endereço desta história é:
http://www.ouropretoonline.com/modules/news/article.php?storyid=52237