Regionais : Seminário apresenta oportunidade de concluir mestrado
Enviado por alexandre em 26/09/2016 16:57:07


Seminário apresenta oportunidade de concluir mestrado

Texto: Jairo Ardull

Foto: J. Nogueira
Professores Margarida Arcari, Washington Roberto (centro) e Leopoldo Briones, organizadores do seminário

Começa hoje (27) e segue até quarta-feira (28), o seminário promovido pela Unidade de Mediação de Ensino Superior para Amazônia ( Umesam) para pessoas que concluíram graduação nas áreas de educação, direito e saúde, e estão interessados em obter curso de mestrado por uma universidade estrangeira.

O evento é gratuito e acontece no auditório do Hotel Larison de Ji-Paraná, das 19h às 22h. O mesmo seminário foi realizado nas cidades Vilhena, Guarajá-Mirim, e tem agenda para Ariquemes e Porto Velho.

Serão esclarecidos pontos da legislação brasileira que proíbem que uma universidade estrangeira ministre cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. No entanto, afirmam os organizadores, o governo brasileiro tem flexibilizado os procedimentos burocráticos para a revalidação de diplomas de cursos, tanto de graduação como pós-graduação, realizado no exterior, principalmente nos países do bloco do Mercosul.

De acordo com o professor doutor Leopoldo Briones Salazar, diretor geral da Visión Educacional Chile, o que está sendo oferecido aos graduados ji-paranaenses é a chance de se matricular em uma universidade do Mercosul que integra a parceria com a entidade que ele dirige.

Em alguma fase do curso, o aluno terá que ir ao país onde funciona a universidade em que está matriculado. Mas, na primeira etapa, a Visión Educacional Chile é que fará a matrícula do aluno com a entrega de documentos à instituição de ensino, com procuração exclusiva para esse fim.

A partir registro da matrícula, os estudos e orientações ocorrerão via plataforma Moodle. Trata-se de uma plataforma de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação editou a Resolução n° 3 de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, no qual estabelece prazo de até 180 dias para as universidades federais revalidarem os diplomas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia