Muitas pessoas, quando ficam resfriadas, não costumam ir ao médico para tratar o quadro. A maioria prefere se medicar em casa, enquanto espera o sistema imunógico combater o vírus. Mas alguns métodos caseiros para se livrar do resfriado são ineficazes.
Em entrevista ao jornal The Sun, os farmacêuticos Sadik Al-Hassan e Mike Hewitson, da Inglaterra, explicam quais as medidas de tratamento que menos funcionam. Confira:
INGERIR VITAMINA C
Algumas pessoas acreditam que tomar pílulas de vitamina C pode tratar o resfriado. No entanto, segundo Al-Hassan, ainda há poucas evidências que a prática realmente dê resultados.Tomar antibióticos
Veja também

Técnicos da FVS-RCP participam de encontro nacional para Vigilância em Saúde do Trabalhador em Brasília
SES-AM e FVS-RCP orientam shoppings de Manaus sobre medidas preventivas à Covid-19 neste fim de semana
Hewitson alerta sobre o uso de antibióticos para combater resfriados. Ele frisa que a gripe e o resfriado são infecções virais, ou seja, não podem ser tratados com este tipo de medicamento.
O farmacêutico acrescenta que, por não existir tratamento direto para as duas infecções, deve-se apenas tentar controlar os sintomas.O profissional recomenda ainda que se use apenas analgésicos simples, como o paracetamol, por exemplo, que auxiliam na contenção da febre e das dores.
É muito importante também beber bastante água para hidratar o corpo.
ECHINACEA
Apesar de o conhecimento popular dizer que a planta estimulava o sistema imunológico e combatia infecções, estudos recentes constataram que o suplemento dietético quase não reduz os efeitos do resfriado.
Hewitson destaca que a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe é a vacina.
“Quanto mais pessoas se vacinarem, menor será o número de infectados nos hospitais e consultórios médicos”, salienta.