Regionais : Alerta aos produtores de café; Rondônia apostando no peixe!
Enviado por alexandre em 31/07/2021 21:40:15

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista José Luiz Alves

Marcos Rocha aponta investimentos no agronegócio; Alerta aos produtores de café; Rondônia apostando no peixe!

Área estratégica!

No ponto de vista do governador, Marcos Rocha, o estado de Rondônia que vem recebendo grandes investimentos empresariais no setor do agronegócio está se tornando uma área estratégica para o desenvolvimento regional, tendo o rio Madeira e a BR 364 como os caminhos naturais para as exportações de grãos produzidos aqui e no noroeste do Mato Grosso para alcançar os países andinos e o pacífico. Ao participar do programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! O chefe do executivo rondoniense fez uma analise dos projetos e investimentos realizados em todos os municípios do estado com recursos próprios que superam R$ 300 milhões, tanto nas áreas rurais como urbanas.

 Na verdade, a entrevista do governador Marcos Rocha, que se encontrava muito vontade revelou que o chefe do Poder Executivo que colocou em desenvolvimento programas atendendo as necessidades de municípios que despontam como bons produtores de gêneros alimentícios têm o controle das ações. Mostrou que as atividades para beneficiar os pequenos e médios produtores rurais metas capitaneadas pela Secretaria de Agricultura, com o suporte da EMATER e Agência Idaron, mesmo nesta época de pandemia estão sendo alcançadas.

Geadas e café!

À forte onda de frio que atingiu o País na metade semana, com geadas e nevascas, no estado de Minas Gerais, a queda na produção de café de acordo com analistas, pode atingir 35% das lavouras cafeeiras. Em Rondônia, o frio foi menos brusco livrando a produção de café, hortaliças e legumes. Um detalhe importante que serve de alerta aos produtores de cafés locais, o preço do produto vai sofrer aumentos consideráveis, assim que as quedas na produção sejam computadas em outros estados.

 Abrindo porteiras!

Com clima favorável propiciando duas colheitas anuais, Rondônia, principalmente no Cone Sul do estado também começa a produzir algodão de ótima qualidade, produto que tem aquisição assegurada no mercado externo. O Secretário de Agricultura, Evandro Padovani acredita que Rondônia em futuro próximo pela sua posição geográfica e condições de transportes estará, comercializando e exportando algodão. Na realidade, Rondônia tornou-se o caminho natural para as exportações pelos rios Madeira e Amazonas alcançar o Pacifico.   

Apostando no peixe!

O governador, Marcos Rocha, acredita que o projeto que vem sendo elaborado pelo SEBRAE e Secretaria de Agricultura, para apresentar no mês de setembro, em diversos estados o “Festival” mostrando a qualidade, o sabor e sanidade do tambaqui produzido em Rondônia, vai tornar mais conhecido e apreciado este pescado típico da Amazônia. É uma ampla parceria, envolvendo instituições públicas e privadas com objetivo de divulgar e abrir mercados para o pescado regional. A imprensa terá um papel importante nesta empreitada como já deixou claro no primeiro evento em Brasília, onde na Esplanada dos Ministérios o tambaqui assado na brasa de Rondônia foi apresentado ao público e autoridades.

 Levantamentos

Um grupo técnico formados na Secretaria de Agricultura prepara um levantamento detalhado sobre a produção de aves e suínos, no estado com objetivo de formatar um projeto para desenvolver atividades produtivas na criação de aves e suínos nas pequenas propriedades rurais. As carnes de aves e suínos produzidos em outros estados estão chegando à mesa dos consumidores rondonienses com valores elevados. O caminho é partir com força para a produção interna como alternativa para substituir a carne bovina que anda com valores nas alturas.

 Até a próxima    

  Aproveitando o ar fresco que está vindo do sul vou ficando por aqui. Não confundam ar fresco com outros gestos menos republicano, é que no clima ameno, o chimarrão e o churrasco tornam-se mais agradáveis. Quem conhece sabe a importância destes valores campeiros para fugir dos desgastes nesta época de pandemia. Bom final de semana e boa leitura. 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia