Regionais : Sesau destaca desafios da saúde mental
Enviado por alexandre em 19/05/2010 17:55:42



Sesau destaca desafios da saúde mental na abertura da II Conferência de Rondônia


Ao representar o governador João Cahulla na solenidade de abertura da II Conferência Estadual de Saúde Mental – Intersetorial, realizada na manhã desta quarta-feira (19) sob o tema “Saúde Mental: Direito e Compromisso de Todos – Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”, o secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, disse que depois das medidas implementadas pelo Estado para a estruturação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o maior desafio agora consiste na melhoria da assistência à saúde mental, o que deverá ocorrer a partir da inauguração de uma enfermaria mais humanizada no Hospital de Base, em Porto Velho, prevista para o mês de junho.

A Conferência, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Estadual de Saúde (CES), acontece até a próxima sexta-feira (21), no Rondon Palace Hotel, envolvendo cerca de 400 participantes de instituições intersetoriais, usuários dos serviços e seus familiares em debates que visam à promoção da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica que indica novos caminhos para a melhoria no cuidado do paciente.

Durante três dias, estão sendo realizadas várias atividades, inclusive culturais, e as palestras “Direitos Humanos e Cidadania”, com a coordenadora do Núcleo de Arte, Cultura e Direito ao Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Neli Maria Castro; “Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar caminhos intersetoriais”, com Francisco Cordeiro, assessor da área técnica da saúde mental do Ministério da Saúde; e “Atenção Básica na Saúde Mental”, com Karley José Monteiro, coordenador estadual da Atenção Básica da Gerência de Programas Estratégicos da Sesau. Ao final serão eleitos 16 delegados que representarão Rondônia na etapa nacional a ser realizada de 27 a 30 de junho, em Brasília.

Para o secretário, a melhoria da assistência à saúde mental requer uma série de mudanças, que inclui o posicionamento dos médicos diante do paciente, além da estruturação dos ambientes, como tem feito a administração estadual, que recentemente inaugurou a reforma e ampliação da ala de psiquiatria do HB, e capacitação dos técnicos para a promoção da inserção, considerando que em pleno Século XXI as pessoas com problemas ou distúrbio mental ainda são relegadas. “A integração desses cidadãos, seres humanos, é necessária para que possamos ver um número cada vez maior de recuperados retornando aos seus lares para uma convivência harmoniosa, ou até mesmo sendo inseridos ou reinseridos no mercado de trabalho, contribuindo com a renda familiar e o desenvolvimento do País”, afirmou o secretário.

Segundo Milton Moreira, os recentes investimentos da administração estadual e as compensações das usinas do rio Madeira na melhoria do ambiente de atendimento à saúde mental (CAPS), compra de veículos e equipamentos somam mais de R$ 1 milhão (R$ 1,310 milhão), além da capacitação da equipe de 153 profissionais, dos quais 47 têm especialização em saúde mental promovida pela Sesau numa parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

A coordenadora da Saúde Mental no Estado, Regina Correia, revelou que o evento representa um momento especial para todos, sinalizando um amplo processo democrático no debate sobre as questões da saúde mental em Rondônia. “Cabe a nós, neste importante contexto da reforma psiquiátrica brasileira, apontarmos caminhos que viabilizem a melhoria da qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais ou com problemas de álcool e outras drogas. Este momento de reflexão nos convida a continuarmos lutando em prol da garantia dos direitos humanos, da inclusão social, da melhoria de acesso e qualidade da atenção e do combate ao estigma de pessoas em sofrimento mental”.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a apresentação do Coral Canto Chão, formado por usuários dos serviços de saúde mental, sob a regência de César do CAPS.

AI/Sesau – Veronilda Lima

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia