Regionais : Amir Lando chega à Câmara prometendo luta contra voto sigiloso em cassações
Enviado por alexandre em 29/08/2013 23:50:00

deputado afastado Natan Donadon, Amir Lando (PMDB-RO), assumiu há pouco o mandato parlamentar pelo tempo restante até o fim desta legislatura, em 1º fevereiro de 2015.

Questionado se ele não estaria enfrentando o risco de não ficar muito tempo no mandato por assumir no lugar de um deputado preso, cujo pedido de cassação foi rejeitado ontem pelo Plenário, Lando disse que vai exercer o mandato como qualquer outro parlamentar, executando-o da melhor forma possível.

“Eu vou lutar por Rondônia, pelo País e pelas mudanças que o povo quer”, disse Lando, citando como exemplo dessas mudanças a luta pelo voto aberto nas votações de cassação de mandatos.


Amir Lando toma posse, mas não poderá presidir comissões

Amir Lando toma posse mas não poderá presidir comissões

Suplente da coligação que elegeu o deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), Amir Lando (PMDB-RO) tomou posse, na tarde desta quinta-feira, na Câmara dos Deputados. Apesar de o plenário da Casa ter negado o pedido de cassação de Donadon, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), alegou que, por estar preso, ele não poderá cumprir as funções de parlamentar.

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito do PC, que culminou no impeachment do presidente Fernando Collor, Lando assumiu o mandato, em caráter provisório, pregando o fim do voto secreto e dizendo que a sua atuação na Câmara terá como foco o combate à corrupção:

— Com o capítulo de ontem (anteontem), o povo tem o direito de execrar esta Casa. Eu, como cidadão, tenho uma ponta de indignação, mas todo mundo sabia o que ia acontecer. Agora essa Casa tem que aprovar, com muita pressa, a PEC (proposta de emenda constitucional) do voto aberto — disse Lando, que foi ministro da Previdência do governo Lula.

Como suplente em exercício, Lando não poderá presidir comissões, por exemplo, porque o titular do mandato pode reassumir.



Fonte: O Globo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia