Regionais : Vereadora quer proibir narguilé em espaços públicos de Cacoal
Enviado por alexandre em 25/04/2013 18:47:28

A vereadora Maria Simões (PT), começou a ouvir nesta semana profissionais de saúde, educação e segurança pública a cerca da proposta de criação de projeto de lei que proíbe a comercialização e o uso do Narguilé em Cacoal. A idéia é vedar a utilização em locais públicos da cidade, como praças, espaços esportivos e onde houver concentração e aglomeração de pessoas. De acordo com a vereadora, assim que eleita, foi procurada por diversos pais e órgãos de defesa da criança e adolescentes que apresentaram diversas justificativas e motivos para tal proposição.

“Sei que o tema é polêmico, mas como fui procurada por pais, educadores e profissionais de saúde, não posso me calar, preciso pelo menos iniciar um debate e se for a vontade da maioria, apresento o projeto. Estudei sobre o assunto e todos os estudos apontam que o Narguilé engana, dando a sensação de que as impurezas do tabaco são filtradas pela água, o que é um equívoco. Por isso, o tema merecer ser debatido com a sociedade.” afirmou a vereadora que iniciou nesta semana um conjunto de reuniões para ouvir diversas instituições e pessoas que se interessem pelo assunto.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, um fumante de Narguilé chega a engolir até 50 litros de fumaça, o que corresponde a quantidade inalada em 100 cigarros ou cinco maços. Análises comprovam que a fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.

De origem indiana, o Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. É composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão.
Fonte: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia