Regionais : Rondônia promoverá Encontro Nacional de Fiscalização sobre agrotóxico
Enviado por alexandre em 17/04/2013 15:09:32

Será realizado em Porto Velho, entre os dias 11 e 14 de junho, o 11º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (Enfisa). O evento é uma realização da Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).


    Nos dias 11 e 12, será realizado um seminário com palestras e mesas-redondas, aberto ao público, sobre temas ligados aos defensivos agrícolas. Já nos dias 13 e 14, será um encontro com discussões restritas aos gestores dos serviços oficiais de fiscalização de agrotóxicos, entidades de representação de produtores rurais e indústrias de insumos agrícolas e representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA).


     O Estado de Rondônia possui um dos serviços de fiscalização de comércio e uso de agrotóxicos mais estruturados do Brasil. Para a gerente de Defesa Vegetal da Idaron, Rachel Barbosa, realizar a etapa nacional do Enfisa é uma honra e uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido no Estado. “Inovamos ao implantar a qualificação de aplicadores de agrotóxicos e o SUDE [Sistema Unificado para Devolução de Embalagens]”. 


    Durante o Seminário, estas duas iniciativas serão apresentadas. A gerente explica que a certificação é uma exigência do Ministério do Trabalho e tem impacto direto na redução de infrações de uso. “Assim reduzimos o risco de intoxicação do trabalhador rural e aumentamos a conformidade do produto quanto aos níveis aceitáveis de resíduos de defensivos”. Quanto ao SUDE, ela fala que o Sistema permite que o produtor rural devolva as embalagens em qualquer posto de recolhimento, diminuindo o passivo ambiental representado pelas embalagens.


    A coordenadora do Serviço de Fiscalização de Agrotóxico da Idaron e da etapa nacional do Enfisa, Eutália Alves, complementa falando que a equipe está trabalhando para que o evento tenha grande qualidade técnica, com palestrantes notáveis do país. “Também queremos que os participantes levem uma imagem positiva da agropecuária de Rondônia”.


    Segundo o presidente da Agência, Marcelo Henrique Borges, esta é a nova Idaron, referência nacional em quase todos os programas desenvolvidos. “O governador Confucio determina que o trabalho da Agência deve ser focado na qualidade do que é produzido e na imagem da defesa sanitária como diferencial dos nossos produtos em outros estados e países”, finaliza o presidente.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia