Regionais : Polícia Civil prende acusados de chefiarem quadrilha de invasores de terras; Fotos
Enviado por alexandre em 12/04/2013 09:47:12

arú: Até o presente momento já foram presos as pessoas de HITERLEY GERALDO DE OLIVEIRA, o “TERLEI”, HEBER CACIANO DE PAULA, o “WEBBER”, RENATO DOS SANTOS GONÇALVES, BENEVIDES NETO GONÇALVES DOS SANTOS e MAICON GONÇALVES JOSÉ SABINO tiveram suas prisões preventivas decretadas por estarem integrados um grupo especializado em invasões de terras na região de Theobroma/RO.

Os dois últimos já se encontravam presos, desde a última segunda-feira, por prisões temporárias expedidas pela Justiça Estadual, após representação do Delegado Salomão, tendo os mesmos sido capturados, por policiais do GOE, no Assentamento Palmares D’Oeste, zona rural de Theobroma, por existirem fortes indícios de que os mesmos são os autores do assassinato de SAULO DOS SANTOS SILVA, na madrugada do dia 29/03/2013, próximo da Fazenda Sumaúma I, onde estavam várias pessoas acampadas, em uma invasão. Os demais presos foram capturados por policiais civis, nas últimas horas.
Além destas pessoas que já se encontram presas, outras também tiveram suas prisões preventivas decretadas, havendo uma ação das forças policiais para localizar e dar cumprimento nas ordens judiciais.

Conforme informações que obtivemos, várias invasões em propriedades rurais na região de Theobroma foram realizadas nos últimos cinco meses, tendo, em razão destes fatos, sido instaurado um Inquérito Policial presidido pelo Delegado SALOMÃO DE MATOS, durante o qual, ficaram constatados indícios de que várias pessoas eram recrutadas e ocupavam fazendas invadidas, dando a ideia de que se tratava de um movimento de Sem-Terras, porém no curso da investigação se apurou que muitas destas pessoas possuem casas, carros e motos, as quais estavam em meio a um contingente menor de pessoas que realmente necessitam de terra para lavoura.

Por trás dessas invasões, teria sido apurado que um grupo liderado pela pessoa identificada como “PARAGUAIO” planejava as invasões, colocava um grupo armado para invadir as propriedades, inclusive expulsando, em alguns casos, os proprietários e empregados, ou impedindo que estes transitassem em uma parte das propriedades, local onde eram colocadas as pessoas recrutadas para dar a fachada de movimento social.

Durante a ocupação, havia a promessa para acampados e para pessoas de fora, de um lote, com a cobrança de valores mensais, para manutenção da posse precária da terra. Pelas informações colhidas, os contribuintes pagavam até R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), havendo aparato para transporte de armas e alimentos, de pessoas, vigilância ostensiva do local e arrecadação de valores.

Para coibir estas práticas, iniciou-se uma atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil, resultando nas últimas 4 semanas, na apreensão de aproximadamente 12 (doze) armas de fogo, prisão e autuação em flagrante de 3 (três) pessoas por porte ou posse ilegal de arma de fogo, além de um trabalho de policiamento ostensivo.

Segundo o Delegado que preside a investigação, havia dois grupos agindo na região e que foram responsáveis pelas invasões, tendo um sido praticamente desbaratado, estando sendo desmantelado com a apreensão de armas e prisões. No tocante ao segundo grupo, as investigações estão bem avançadas para identificar as pessoas citadas como “PERNAMBUCO”, GILSON, “MORENO”, “BRASIL”, “CARIOCA”, dentre outros e, não está descartados novas representações por prisões preventivas nas próximas horas.

Fonte: Jaru Notícia

  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos
  • Polícia Civil prende quadrilha de invasores de terras; Fotos

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia