Regionais : Idaron de São Francisco do Guaporé realiza vigilância veterinária na comunidade de Pedras Negras.
Enviado por alexandre em 28/02/2013 17:50:12

Agência de Defesa Sanitária Agrossilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) de São Francisco do Guaporé promoveu uma ação na comunidade quilombola de Pedras Negras, localizada na margem direita do rio Guaporé, na fronteira internacional com a República da Bolívia, Município de São Francisco do Guaporé.

                Participaram dos trabalhos o assessor da agência Idaron, Lucio Araujo Gonçalves, o médico veterinário da iniciativa privada Carlos Henrique Vedana, o médico veterinário responsável pela Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de São Francisco Alexandre Montibeler Tiussi e o assistente estadual de fiscalização agropecuária de Costa Marques Adair Aparecido Gonçalves.

              Os trabalhos tiveram como ponto de partida a fazenda Pau d’Óleo, onde se iniciou uma fiscalização volante fluvial com destino a comunidade de Pedras Negras. Durante o percurso foram visitadas propriedades bolivianas, onde foram repassadas orientações quanto à importância da vacinação contra febre aftosa de todos os bovinos e bubalinos existentes nas propriedades, os sinais clínicos dessa enfermidade, assim como a proibição do trânsito e/ou comércio de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, equídeos e aves, seus produtos e sub-produtos para o estado de Rondônia. 

              Na comunidade de Pedras Negras foram realizados trabalhos de vigilância ativa para febre aftosa e para peste suína clássica.  Conforme relato do médico veterinário Alexandre Montibeler Tiussi, os principais objetivos dessas atividades foram além da vigilância veterinária tanto no rio como em propriedades, capacitar e conscientizar o profissional da iniciativa privada, no sentido de, como parceiro da agencia Idaron, aumentar o numero de notificações em caso de suspeitas dessas enfermidades.

O veterinário Carlos Henrique falou que não tinha ideia do trabalho maravilhoso que é feito pelo Idaron, “para mim foi uma aula que não tive na faculdade”, relata o parceiro.

 

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia