Regionais : Senador Cassol e deputado Carlos Magno buscam solução para o setor chacareiro de Vilhena
Enviado por alexandre em 27/02/2013 09:16:18

O senador Ivo Cassol e o deputado federal Carlos Magno reuniram-se nesta terça-feira (26) em Brasília com o diretor de Patrimônio do Exército, general Lauro Pires da Silva, para buscar uma solução definitiva para a regularização fundiária dos produtores rurais de Vilhena estabelecidos no Setor Chacareiro, bairro que congrega os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros locais.
A regularização fundiária do Setor já se arrasta há anos, visto que a área pertence à União e encontra-se sob domínio do Exército Brasileiro, que lá possui um campo de treinamento e é, portanto, detentor legal do direito de usufruto do terreno. Ocorre que dezenas de produtores rurais ocuparam o local há muitos anos e reivindicam a posse das terras, uma vez que lá se estabeleceram, fizeram benfeitorias, produzem alimentos e comercializam para todo o Cone Sul e alguns até para a capital, mas não possuem o título de suas propriedades.
Cassol e Carlos Magno ouviram do general Lauro, responsável pelas terras do Exército, que o processo de legalização encontra-se na Secretaria de Patrimônio da União, órgão que dará a palavra final sobre como proceder no caso como o de Vilhena. “Os produtores dependem da legalização das terras para obterem crédito e, consequentemente, produzirem mais, já que poderão adquirir máquinas e implementos com juros subsidiados, sem contar na segurança de ter a propriedade registrada em seu nome”, argumentou Cassol com a concordância de Magno e do general Lauro.
O deputado Carlos Magno confirmou que estará em Vilhena nesta quinta e sexta-feira próximas quando se reunirá com o prefeito José Rover para buscar uma solução definitiva para o setor chacareiro, um dos principais polos de produção agrícola do estado e principal abastecedor de hortifrutis do Cone Sul.

Cassol recebe prefeitos: projetos e emendas para 2013

Estiveram reunidos com o senador Ivo Cassol em seu gabinete nesta terça-feira (26) o prefeito e vereadores de Cujubim, Ernam Amorim, e o prefeito de Colorado D’Oeste, Anedino Silva. Em comum a preocupação com a liberação de emendas e a entrega de projetos nos ministérios para execução de obras em seus municípios e o recebimento de máquinas para ajudar na infraestrutura. “Estamos começando um segundo mandato e sabemos que teremos grandes dificuldades para administrar com a queda da arrecadação e dos repasses, por isso viemos a Brasília em busca de recursos e o caminho é o senador Ivo Cassol, que já foi prefeito, governador duas vezes e sabe as dificuldades que enfrentamos e tem como nos ajudar nos ministérios”, afirmou o prefeito Anedino (Colorado) ao comentar a reunião.

O senador Ivo Cassol confirmou que irá trabalhar pela liberação dos projetos e emendas beneficiando não só Colorado e Cujubim mas todos os demais 50 municípios do estado. “Sei que o estado está passando por dificuldades, principalmente os pequenos municípios que dependem muito do Governo Estadual e Federal, por isso vou usar toda minha experiência e meu bom relacionamento nos ministérios para liberar as máquinas e viabilizar os projetos encaminhados pelas prefeituras”, afirmou Cassol.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia