Policiais federais em ação para prender dois PMs. Foto: reprodução
Dois policiais militares foram presos na madrugada desta sexta-feira (25) durante a Operação Subversivos, da Polícia Federal (PF), que investiga um grupo criminoso especializado em arrombamentos a agências bancárias. Os militares são acusados de usar seus cargos para repassar informações privilegiadas que facilitaram pelo menos cinco ataques a caixas eletrônicos no estado, incluindo uma tentativa frustrada na agência da Caixa Econômica Federal em Altos (PI), em maio de 2023.
A investigação começou após a prisão em flagrante de quatro suspeitos durante a tentativa de arrombamento em Altos. Com o avanço das diligências, a PF identificou uma organização criminosa originária de Santa Catarina, com atuação interestadual, que utilizava ferramentas elétricas de corte para subtrair grandes quantias em dinheiro.
A operação contou com apoio do Bope e da Corregedoria da PM do Piauí e é um desdobramento da Operação Muros Baixos, deflagrada há 45 dias. Além das duas prisões preventivas, foram cumpridos um mandado de prisão temporária e três buscas e apreensões, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Piauí. Um dos PMs chegou a destruir seu celular durante a abordagem dos agentes.
Os envolvidos responderão por furto qualificado, associação criminosa, corrupção passiva e outros crimes. “Os policiais agiam como facilitadores, garantindo a segurança do grupo durante os arrombamentos”, afirmou fonte da PF.