Coluna Qualidade de Vida : Conheça 4 sinais estranhos que o corpo dá quando estamos envelhecendo
Enviado por alexandre em 24/03/2025 11:24:28

Os sinais do envelhecimento, sejam bons ou ruins, podem aparecer de mudanças na boca até na frequência das dores de cabeça

O envelhecimento é um processo natural, mas alguns de seus sinais podem ser surpreendentes e aparecer sem ser percebidos. Com o passar dos anos, a voz muda, a posição dos nossos dentes e até a frequência com que temos dores de cabeça vão se alterando.

 

Essas transformações, embora comuns e com um progresso lento, nem sempre são esperadas ou compreendidas. Ninguém gosta de um dia se medir e descobrir que agora tem uma altura dois centímetros menor do que costumava ter. E não adianta culpar a trena: é tudo parte do processo de envelhecer.

 

QUANDO COMEÇAMOS A ENVELHECER?

 

Segundo a geriatra Juliana Elias Duarte, do Hospital Orizonti, em Belo Horizonte, os sinais sutis do envelhecimento começam a aparecer entre os 25 e 30 anos, com a perda de colágeno e uma leve diminuição da elasticidade da pele.

 

Veja também 

 

O que é o pajubá, a linguagem criada pela comunidade LGBTQIAPN+

 

Guia da ''ppk'' saudável: aprenda a fazer a higiene íntima corretamente

“Além disso, o metabolismo começa a desacelerar, aumentando a tendência ao acúmulo de gordura, enquanto a redução da produção de elastina contribui para os primeiros sinais de flacidez. Aos 40 anos, a perda de colágeno se intensifica, resultando em rugas e linhas de expressão mais marcadas”, explica ela.

 

Embora alterações de visão e de densidade óssea possam aparecer ainda nos 40, é ao cruzar aos 50 anos que elas se intensificam, associadas à perda de massa muscular e ao surgimento de vários sinais como a finura da pele, a sensação de cansaço e o maior risco de fraturas. 4 sinais exóticos de que estamos envelhecendo

 

MUDANÇAS NOS DENTES

 

Edentulismo: perda dos dentes atrapalha a saúde física e mental do idoso -  15/10/2021 - UOL VivaBem

 

Um dos primeiros sinais do envelhecimento é uma tendência ao desalinhamento dos dentes, mesmo naqueles que usaram religiosamente aparelho na juventude. Ela ocorre devido à perda óssea do envelhecimento e o desgaste do esmalte.

 

ALTERAÇÃO DA VOZ

 

A voz também sofre alterações com o tempo. Conforme as cordas vocais perdem elasticidade, a voz pode ficar mais fraca ou rouca. Os homens podem notar um aumento no tom, enquanto mulheres podem experimentar uma voz mais grave, especialmente após a menopausa.

 

Alterações da voz: em idosos, é preciso atenção redobrada | TV Cidade 10

 

Essas mudanças, conhecidas como presbifonia, geralmente começam entre 60 e 70 anos. Profissionais que fazem uso excessivo da voz, como professores, e fumantes podem experimentar as alterações até antes.

 

PERDA DA ALTURA

 

A perda de altura é outro sinal marcante. A partir dos 40 anos, além da perda de massa óssea, ocorre a compressão dos discos intervertebrais da coluna, o que leva a uma diminuição gradual, mas ela é sutil.

 

Sabe por que se perde altura com o envelhecimento?

Fotos: Reprodução

 

Uma perda significativa de altura, porém, pode indicar osteoporose ou outras condições. Se você notou que encolheu mais de dois centímetros no último ano ou dois, o melhor é consultar o médico.

 

MENOS DORES DE CABEÇA


Nem tudo é ruim, porém. Muitas mulheres relatam uma redução na frequência e intensidade das dores de cabeça após a menopausa. “As mudanças hormonais podem diminuir a sensibilidade do sistema nervoso à dor”, diz Dominato. Ele aponta também que as mudanças na pressão arterial típicas do envelhecimento podem contribuir para esta sensação.

 

Embora a idade exata para a mudança varie, ela é frequentemente associada ao fim do ciclo reprodutivo. Ao mesmo tempo, porém, as alterações podem levar a mudanças no ciclo do sono, com mais sonolência durante o dia, o que pode prejudicar a qualidade de vida.

 

O envelhecimento é um processo complexo e multifacetado. Embora alguns sinais possam ser desafiadores, muitos podem ser gerenciados com cuidados adequados. “Manter hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação balanceada, faz toda a diferença”, reforça o médico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Adaptar-se a essas mudanças, mas entender também suas origens, pode ser uma oportunidade para abraçar uma nova fase da vida com saúde e bom humor.
 

Fonte: Revista Veja 

LEIA MAIS
https://portaldozacarias.com.br/site/noticia/conheca-4-sinais-estranhos-que-o-corpo-da-quando-estamos-envelhecendo/" data-width="100%" data-numposts="10" style="width: 100%;">

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia