Coluna Qualidade de Vida : Subir escadas pode diminuir riscos de doenças no coração, diz estudo
Enviado por alexandre em 03/05/2024 08:59:05

Pessoas que adotaram essa prática apresentaram resultados positivos na redução de doenças cardíacas e nos riscos de morte precoce

 Cuidar do coração é um dos requisitos para viver mais. Ao mudar alguns hábitos, o risco de doenças cardiovasculares e morte precoce pode ser reduzido. De acordo com estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido, subir escadas é uma das formas de melhorar a saúde.

 

Segundo a pesquisa, apresentada no ESC Preventive Cardiology 2024 – congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia –, pessoas que sobem escadas regularmente apresentaram menos risco de morrer de doenças cardíacas do que as que preferem elevadores e escadas rolantes.

 

“Mesmo breves períodos de atividade física têm impactos benéficos para a saúde, e períodos curtos de subida de escadas devem ser uma meta alcançável para integração nas rotinas diárias”, disse Sophie Paddock, autora do estudo, ao Everyday Health.

 

Veja também

 

Por que as alergias estão aumentando? A microbiota pode ser a chave

 

Primeiras doses de variante XBB da Covid-19 chegam ao Brasil

 

Para descobrir se o exercício ajudava a diminuir os riscos de doenças cardíacas e morte prematura, foi feita uma meta-análise de nove estudos com quase meio milhão de participantes.

 

Entre os participantes selecionados para participar do estudo, que tinham entre 35 e 84 anos, estavam pessoas saudáveis e outras com histórico de infarto ou doença arterial periférica.

 

Mulher de costas subindo escadas, que estudo afirma reduzir os riscos de doenças no coração

Foto: Reprodução/Internet

 

Os resultados mostraram que subir escadas foi um hábito associado a um risco 24% menor de morrer por qualquer causa; e a uma probabilidade 39% menor de morrer de doença cardíaca em comparação com quem não sobe.

 

Além de reduzir as mortes por doenças cardíacas, subir alguns degraus regularmente também pode reduzir os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

 

Segundo Paddock, eles não analisaram fatores externos, como dieta e outros exercícios, e são importantes mais estudos para ajudar a compreender melhor os benefícios de subir escadas e descobrir quantidades e intensidades ideais para a prática.

 

“Nosso estudo sugeriu que quanto mais escadas subirmos, maiores serão os benefícios, mas isso precisa ser confirmado. Então, seja no trabalho, em casa ou em outro lugar, use as escadas”, indicou Paddock.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Apesar da pesquisa ter concluído que subir degraus pode melhorar a saúde cardiovascular e reduzir os riscos de mortes, é necessário procurar um médico para saber se não existe alguma contraindicação para a prática.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia