Mais Notícias : 'Sedentarismo causa doenças e morte prematura', diz consultora da OMS
Enviado por alexandre em 08/04/2024 09:16:01

Pesquisas recentes associam o sedentarismo a riscos aumentados para doenças que podem ser evitadas, como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. A falta de atividades físicas tem sido comparada inclusive ao hábito de fumar devido aos prejuízos que traz para a saúde.A novidade é que os impactos não são apenas individuais, mas coletivos – uma vez que geram custos financeiros para o sistema de saúde dos países.

 

Um estudo feito pela economista brasileira Andreia Costa Santos, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima 500 milhões de novos casos de doenças não transmissíveis graves até 2030 caso as atuais taxas de sedentarismo não mudem.O trabalho foi publicado na revista científica The Lancet, uma das mais prestigiadas do mundo, em dezembro de 2022.

 

Andreia veio ao Brasil esta semana para participar do Arnold Sports Festival 2024, evento que aconteceu entre os dias 5 e 7 de abril em São Paulo. Em entrevista ao Metrópoles, ela destacou que mudanças simples no estilo de vida já são suficientes para evitar doenças graves.

 

Veja também 

 

Dia Mundial da Saúde: Vigilância em Saúde alerta para baixa procura por vacinação para mais de 10 imunizantes

 

Governo do Amazonas movimenta mais de R$ 565 mil em produtos regionais de janeiro a março de 2024

 

Metrópoles: Olá! Hoje o Metrópoles entrevista a economista Andreia Costa Santos. Ela é consultora da Organização Mundial da Saúde e tem um estudo importante publicado na revista The Lancet sobre o impacto do sedentarismo na economia dos países.

 


 

Estudos recentes sugerem que o sedentarismo pode ser tão prejudicial à saúde quanto o tabaco. Alguns também dizem que trabalhar sentado pode aumentar o risco de morte prematura. Como o sedentarismo pode se tornar um fator de risco para problemas físicos de saúde e mentais? 

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia