Mais Notícias : Dengue: menores terão de esperar até meia hora após vacinação. Entenda
Enviado por alexandre em 11/03/2024 09:52:54

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos deverão ficar em observação em unidade de atendimento após receber dose contra dengue. Saiba mais

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que tomarem a dose da vacina contra a dengue deverão, a partir desta semana, ficar 15 minutos em observação na unidade de saúde de atendimento, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).


A medida se dá por recomendação do Ministério da Saúde (MS), para acompanhamento de eventuais casos de reações alérgicas graves supostamente relacionadas à vacinação. Quem tiver histórico de episódios do tipo terá de aguardar 30 minutos até a liberação. No entanto, a secretaria enfatiza que essas ocorrências são bastante raras.


Nas salas de vacina, antes da imunização, os profissionais de saúde deverão reforçar os questionamentos acerca do histórico de alergias da pessoa que será vacinada. Além disso, as unidades de saúde estarão equipadas para atender rapidamente casos imprevistos de reações.

 

Veja também

 

RespirAR: Programa do Governo do Amazonas é reconhecido internacionalmente pelo combate ao sedentarismo

 

Dengue pode ser transmitida em relação sexual? Médicos esclarecem

Também ficou definido que, por enquanto, haverá intervalo mínimo de 24 horas para que o público de grupos prioritários receba qualquer vacina contra outras doenças.

 

As orientações foram aprovadas pelo Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e Outros Imunobiológicos (Cifavi), formado por servidores de diversos setores da SES-DF, como Vigilância Epidemiológica, Infectologia e Pediatria, além de representantes das sociedades Brasileira de Imunizações (SBim-DF) e de Infectologia do Distrito Federal (SBI-DF).

 


 

A Secretaria de Saúde lembra, ainda, que todas as demais vacinas disponíveis, inclusive doses contra a Covid-19, continuam à disposição da população.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia