Mais Notícias : Dengue: veja dicas para afastar o mosquito da sua casa
Enviado por alexandre em 01/03/2024 15:33:20

Confira algumas medidas práticas para evitar a proliferação do mosquito da dengue e prevenir a doença

Desde janeiro, casos de dengue vêm sendo registrados em todo o Brasil. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país já registrou 920.427 casos prováveis da doença.

 

A dengue é uma doença grave provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Se não tratada, a doença pode ser fatal, portanto é importante tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito.

 

Para te ajudar a se proteger da dengue, separamos algumas dicas fáceis e práticas para afastar mosquitos e prevenir a presença do Aedes aegypti dentro de casa. Veja abaixo:

 

Veja também

 

Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue em 2024; mortes chegam a 214

 

Saúde divulga informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas


Inseticidas em spray ou de tomadas ajudam a afastar mosquitos de ambientes fechados. No entanto, é importante tomar cuidado ao utilizá-lo, principalmente se tiver animais de estimação, pessoas alérgicas e/ou com problemas respiratórios em casa.

 

REPELENTES 

 

Os repelentes são grandes aliados no combate a insetos e ajudam a evitar a picada do Aedes aegypti. Porém, é preciso ter atenção para prevenir reações alérgicas na pele. Além disso, não se deve utilizá-lo em crianças abaixo dos seis meses de idade.

 

MOSQUITEIROS

 

Utilizar telas e mosquiteiros nas janelas é outra maneira de afastar mosquitos de dentro de casa, uma vez que elas impedem a entrada do inseto, sendo uma alternativa para proteger as crianças pequenas que não podem usar repelente.

 

LIMPEZA

 

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti é fundamental fazer uma vistoria em toda casa para identificar possíveis focos do mosquito. Assim, não deixe água parada em recipientes e mantenha pratos de plantas limpos ou preenchidos com areia.

 


 

Lembre-se também de tampar caixa d’água, tonéis, ralos e lixeiras, e de limpar vasos, potes, pratinhos e outros objetos que acumulam água. Eles são grandes focos de proliferação do Aedes aegypti e exigem atenção redobrada.  

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia