Mais Notícias : Estado do Rio de Janeiro decreta epidemia de dengue; saiba mais
Enviado por alexandre em 22/02/2024 09:59:48

São mais de 49 mil casos da doença este ano com quatro mortes


Governador do Rio, Cláudio Castro Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro decretou, nesta quarta-feira (21), epidemia de dengue no território fluminense. O decreto será publicado no Diário Oficial até esta quinta (22). São mais de 49 mil casos este ano da doença no estado, 20 vezes acima do esperado, com quatro mortes confirmadas. Os números de 2024 já representam 96% de todos os casos registrados em 2023.

O estado anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde específico para a dengue, que vai unir todos os setores da saúde, inclusive a Vigilância Sanitária, para dar resposta rápida aos municípios. Além disso, haverá ampliação para 22 salas de hidratação e reforço diário de médicos e enfermeiros nas UPAs estaduais.

Leia também1 Embaixada dos EUA faz alerta aos viajantes sobre dengue no Brasil
2 Brasil tem mais de 650 mil casos de dengue e 438 óbitos em análise
3 Jornal francês destaca aumento da dengue no governo Lula
4 Rio de Janeiro confirma quarta morte por dengue no estado
5 Brasil já registrou mais de 500 mil casos de dengue e 75 mortes

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), informou que o estado está com 308 casos para 100 mil habitantes, o que configura uma epidemia.

– Temos uma projeção de aumento de casos para as próximas seis a dez semanas ainda. Num cenário positivo, seis semanas. Num cenário negativo, dez semanas. Nossa previsão é um acumulado até maio na casa dos 150 mil casos. Teremos semanas difíceis ainda – disse Castro.

*Agência Brasil

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia