(1) 2 »
Coluna Vida Saudável : Cãibras: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas
Enviado por alexandre em 31/01/2023 10:32:32

As cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após se espreguiçar, exercitar ou ainda durante o sono. Mas, o que poucas pessoas sabem é que no verão podemos estar mais propensos a sentir esse desconforto.

 

A fisioterapeuta Walkyria Fernandes explica que é comum as pessoas terem esse tipo de contração muscular, sobretudo em dias mais quentes, por conta da desidratação.


Isso acontece porque no calor suamos mais, e, junto com o suor, o corpo perde minerais e eletrólitos que ajudam a regular as funções dos nervos e dos músculos.

 

Veja também 

 

Parafilia: entenda distúrbio que faz pessoas enfiarem objetos no pênis

 

Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas capilares

“Quando os níveis desses nutrientes, principalmente o sódio, caem devido à transpiração excessiva, aumenta a incidência de cãibras causadas pelo calor”, cita a fisioterapeuta.

 

COMO EVITAR E ALIVIAR AS CÂIBRAS 


As cãimbras também podem surgir pro problemas de saúde como má circulação, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e gravidez.


Para evitar e atenuar esse problema, a fisioterapeuta recomenda beber bastante água e fazer exercícios regularmente.

 

 

Isso porque o sedentarismo facilita o aparecimento das dores. Outro ponto importante é aquecer os músculos antes de realizar qualquer atividade.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Vida Saudável : Vai pedalar? Veja 7 dicas para andar de bicicleta com segurança
Enviado por alexandre em 23/01/2023 15:07:05

Especialista explica sobre os benefícios e revela quais medidas são importantes para realizar este tipo de atividade

Os dias ensolarados são um convite para praticar exercícios físicos ao ar livre, e uma atividade que costuma bombar nesta época do ano é andar de bicicleta. Além de ser aliada contra o sedentarismo e a obesidade, a modalidade traz muitas outras vantagens que vão além do bem-estar físico.

 

"Pedalar permite estar ao ar livre e em contato consigo mesmo, contribuindo para a melhoria da saúde mental. Há também o fato de que o uso da bicicleta pode representar uma economia aos usuários, que não precisarão gastar com a passagem de ônibus, transporte por aplicativo ou a gasolina do carro", pontua a psicóloga Ingrid Luiza Neto, que também é coordenadora do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF.

 

No entanto, antes de se aventurar com sua bike por aí, a especialista lembra que é importante ficar atento à segurança no trânsito. Afinal, a bicicleta também é um meio de transporte e pode causar acidentes. Por isso, ela separou algumas dicas sobre o assunto. Confira a seguir!

 

Veja também

 

Sálvia: conheça propriedades poderosas que vão muito além do tempero

 

Dificuldade para dormir no calor pode prejudicar aprendizado, memória e bem-estar

 

USE CAPACETE

 

Embora não seja obrigatório pela legislação de trânsito, o uso do capacete é recomendável para evitar lesões em caso de quedas.

 

MELHORE SUA SINALIZAÇÃO

 

Instale luzes na dianteira e na traseira da bike e use roupas claras e coletes refletores para ser visto pelos outros veículos no trânsito.

 

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

 

Espaços exclusivos aos ciclistas, as ciclovias e ciclofaixas reduzem as chances de acidentes e colisões com os demais veículos no trânsito. Use-as sempre que possível.

 

NÃO PEDALE NA CONTRA-MÃO

 

Se for compartilhar a via com os carros, procure pedalar na faixa da direita e no mesmo sentido da via para fazer parte do fluxo do trânsito e ser visto pelos motoristas. Neste caso, você poderá sinalizar suas intenções com o braço e estabelecer contato visual com os condutores.

 

FAÇA MANUTENÇÃO DA SUA BICICLETA

 

O cuidado com a manutenção e a regulagem da bicicleta também é fundamental. Assim, procure uma oficina e faça uma revisão: calibre os pneus, verifique os freios e lubrifique as coroas, as catracas e as correntes.

 

NÃO USE FONES DE OUVIDO OU O CELULAR

 

O uso de fones de ouvido e do celular ao andar de bicicleta pode reduzir a sua atenção aos estímulos presentes no trânsito. Portanto, evite-as!

 


 

RESPEITE O CÓDIGO DE TRÂNSITO

 

Para preservar ainda mais a sua segurança e a dos outros veículos, procure sempre respeitar a sinalização de trânsito.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS

Coluna Vida Saudável : Chá digestivo para você usar no dia a dia
Enviado por alexandre em 20/01/2023 00:24:31

A maioria dos problemas físicos ou até mesmo mentais podem ser causados ou acompanhados de problemas digestivos. Nesse caso, um chá digestivo pode auxiliar quem precisa regular as funções do organismo e ajudar a aprimorar o bem-estar.

 

Neste artigo, vamos falar sobre a digestão na visão do Ayurveda (saiba mais esse estudo aqui!) e dar dicas do chá digestivo perfeito para você. A digestão na visão do Ayurveda

 

Primeiro, vamos entender um pouco sobre digestão na visão do Ayurveda.

 

Veja também 

 

Alergia alimentar: veja as causas e como tratá-la

 

4 receitas fit com banana para incluir na dieta

Os métodos de tratamento dentro do Ayurveda envolvem os fatores principais do nosso cotidiano. Por consequência, o que fazemos todos os dias determina quem nós somos e como nos sentimos. Como nos alimentamos todos os dias, a dieta é um dos fatores cotidianos mais importantes.

 

Se todos os dias nos alimentamos, todos os dias deveríamos eliminar dejetos. Se uma pequena porção da comida não for corretamente digerida e absorvida pelos tecidos do corpo, possivelmente formaremos toxinas (saiba mais sobre detox Ayurveda e como começar) e elas se acumularão a longo prazo.

 

Kapha, Pitta e Vata


Quando a pessoa tende a consumir muitos produtos lácteos, bebidas e comidas geladas e doces com açúcar refinado (bolos, biscoitos, etc.) provavelmente ela vai se sentir pesada, com náusea, letargia, dor de estômago, excesso de muco, sintomas típicos de Kapha agravado.

 

Se ingerir uma grande quantidade de comidas oleosas, picantes, como frituras ou alimentos ácidos, o resultado pode ser uma sensação de queimação, azia, irritabilidade, sede, os quais são sintomas de Pitta acumulado.

 

Consumir feijões como soja, lentilhas, grão-de-bico, etc, ainda mais sem estarem bem cozidos e preparados com especiarias, o resultado será excesso de gases, prisão de ventre, nervosismo, sendo sintomas de acúmulo de Vata.

 

Mas existem diversos chás digestivos que podem ajudar a melhorar esses desagradáveis sintomas.Chá digestivo ideal para tendências em cada Dosha


Vata - cardamomo, manjerona, gengibre fresco ou funcho.


Pitta - ervas mais refrescantes como semente de coentro, funcho, cúrcuma, cominho e hortelã, alcaçuz.


Kapha - opte por ervas mais picantes e quentes como gengibre seco, pimenta preta, cúrcuma, pimenta caiena.


Você pode consumir algum desses chás quando detectar algum dos sintomas. Coloque em uma garrafa térmica e tome ao longo do dia até passar o seu desconforto. Se tiver alguma queixa mais específica ou se os sintomas perdurarem procure um profissional de saúde.

 


 

O post Chá digestivo para você usar no dia a dia apareceu primeiro em Personare.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS

Coluna Vida Saudável : Descubra um suplemento essencial para quem passou dos 40 anos
Enviado por alexandre em 19/01/2023 10:37:25

Conhecida no mundo esportivo, a creatina é um dos suplementos mais importantes quando o foco é a saúde. Com benefícios já conhecidos por atletas, a substância está presente em proteínas animais. À medida em que envelhecemos, ela se torna fundamental para o bem-estar. Para quem não sabe, a creatina está presente não apenas na massa muscular, como também nos músculos estriados esqueléticos do coração, do sistema nervoso central e do diafragma (que integra o sistema respiratório).

 

Com a idade avançando, é comum que a composição de massa muscular caia, justamente pela queda hormonal no organismo. No entanto, preservar essa musculatura é fundamental. É ela quem irá ditar a sua longevidade.

 

Mais que preservar a parte muscular, o que já seria motivo suficiente para suplementar, a substância também “turbina” o coração, e impacta positivamente a resposta contra isquemias, aumentando as chances de sobrevida em caso de infarto. No sistema nervoso central, por sua vez, tem ação pleiotrópica, ajudando a diminuir as chances de desenvolver Alzheimer.

 

Veja também

 

Erros do emagrecimento: 7 atitudes que atrapalham a queima de gordura

 

Leite de coco caseiro: descubra os benefícios e como é fácil de fazer

 

SAÚDE RESPIRATÓRIA

 

Foto colorida de um fundo azul onde tem um pó de cor marrom

 

Quanto à saúde respiratória, a creatina atua diretamente no diafragma, já que, quanto maior a reserva de creatina nesse músculo, maior a capacidade de manter a potência diafragmática, dando um “boost” na capacidade respiratória e até a recuperação de indivíduos acamados, aqueles que necessitam de respiradores.

 


 

Todas essas condições se fazem presente à medida que envelhecemos, se falhamos com a ingestão de nutrientes e atividade física.Por isso, investir na prática regular de atividade física, priorizando atividade de musculação; e manter um bom consumo de proteínas e nutrientes permite um envelhecimento saudável, com autonomia e capacidade funcional.

 

Fonte:Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Vida Saudável : Leite de coco caseiro: descubra os benefícios e como é fácil de fazer
Enviado por alexandre em 18/01/2023 09:38:36

Encontrar leite de coco pronto no supermercado para comprar é a coisa mais fácil do mundo. Mas você sabia que preparar seu próprio leite de coco caseiro não é tão difícil assim? Esse substituto perfeito do leite de vaca pode ser o pontapé que você precisava para ter um estilo de vida mais saudável em 2023!

 

Segundo a nutricionista clínica e funcional Carolina Lara, a composição de fibras e ácidos graxos do coco curtos pode saciar e dar energia. Ou seja, um dos benefícios do coco é ajudar no emagrecimento.

 

Além disso, o alimento também conta com ações antioxidantes que dão aquele detox no corpo.O coco também é diurético, auxiliando na eliminação de toxinas!

 

Veja também 

 

Estudo de Harvard define como deve ser dieta para garantir longevidade

 

5 sucos funcionais para ajudar a emagrecer

Assim, o organismo consegue se manter hidratado. Ele também é capaz de reduzir as prisões de ventre, assim como é baixo em carboidratos. Pois é, a lista de benefícios é longa!

 

Para incluir o coco na sua dieta, você pode apostar no leite de coco caseiro, por exemplo. É uma alternativa muito versátil, utilizada na culinária no preparo de pratos tanto salgados quanto doces. Aliás, ao investir em apenas um coco seco, é possível obter três subprodutos: a água, o leite e a farinha de coco. Este último a gente já ensinou a fazer neste artigo. Aproveite todas as partes do coco!

 

A nutricionista Ana Alves te explica a seguir como preparar seu próprio leite de coco em casa. É super simples! Depois, você pode bebê-lo puro ou usá-lo em receitas deliciosas. O Guia da Cozinha já fez uma seleta de pratos deliciosos que levam leite de coco, então não deixe de dar uma olhada aqui depois deste preparo. Vamos lá?

 

LEITE DE COCO CASEIRO 


Ingredientes:


1 coco seco médio


700 ml água


MODO DE PREPARO:


Retire a carne do coco e corte em pedaços


Bata com 700 ml de água quente, utilizando o liquidificador ou processador


Coe tudo passando em uma peneira fina ou pano de algodão limpo

 

 

Está pronto! Agora é só beber ou usar em receitas. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS

(1) 2 »
Publicidade Notícia