(1) 2 3 4 ... 38 »
Coluna Qualidade de Vida : Pesquisa revela fruta que piora dor de cabeça em pessoas com enxaqueca
Enviado por alexandre em 29/09/2023 10:17:01

Foto: Reprodução

Um estudo realizado pela UFPI comprovou cientificamente uma crença popular até então não desmistificada

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) comprovou que consumir melancia aumenta a dor de cabeça em pessoas com quadro de enxaqueca. O estudo foi conduzido por Silva Néto, pós-doutor em Ciências Farmacêuticas e professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar). Os resultados comprovam cientificamente uma crença popular até então não desmistificada.


Inédita, a pesquisa revelou como o consumo da fruta acarreta na formação de óxido nítrico, uma molécula com várias funções no organismo, dentre elas, a dilatação dos vasos sanguíneos. No entanto, na enxaqueca, também há essa dilação. Portanto, a ingestão de melancia se torna uma péssima ideia para que costuma sofrer com crises de cefaleia.


O motivo desse efeito é a quantidade considerável de citrolina no alimento, um aminoácido encontrado em algumas hortaliças, mas especialmente na melancia. Essa substância se converte em outro aminoácido, a arginina, formando o óxido nítrico.

 

Veja também 

 

Veja um suplemento que ajuda a aumentar a massa muscular e a imunidade

Autismo e TDAH: dificuldades no desenvolvimento estão associadas à depressão na vida adulta, mostra estudo

O estudo dividiu dois grupos, entre pessoas com enxaqueca e pessoas com a ausência do quadro. Duas horas depois de ambos consumirem a fruta, foi feita a coleta de sangue para identificar os níveis séricos de nitrito. Os resultados mostraram que 29% do grupo de indivíduos com crises de cefaleia sentiu, após a ingestão do alimento, dor de cabeça novamente. Enquanto isso, as pessoas sem a doença não tiveram sintomas.

 

Todavia, segundo o professor, o efeito em questão não é universal, afetando, somente, uma parcela das pessoas com crises de cefaleia.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


A pesquisa foi divulgada internacionalmente pelas revistas European Neurology e Postgraduate Medicine. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : 'Alimento do futuro' tem fontes anticancerígenas e regula o colesterol
Enviado por alexandre em 26/09/2023 10:24:46


Conheça o alimento com propriedades nutritivas benéficas para a saúde, a exemplo de reduzir o colesterol e ter propriedades anticancerígenas

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) definiu uma espécie de cacto, típico do continente americano, como “alimento do futuro”. Trata-se do nopal, planta com propriedades nutritivas benéficas para a saúde. A sugestão costuma integrar as refeições dos mexicanos e era um ingrediente certo no prato dos astecas.


Em um artigo, a FAO descreveu o nopal como “essencial para a alimentação”. “O cacto pera é originalmente indígena do México, mas agora é encontrado em áreas secas de todo o mundo”, escreveu. De acordo com a organização, a planta pode ser consumida de forma fresca em saladas ou transformada em xaropes e geleias.


“O nopal, fruto do cacto pera, é tolerante à seca. Fornece uma boa fonte de antioxidantes e vitaminas, especialmente vitamina C”, complementou a FAO em um texto sobre o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras, celebrado em 2021. Entre os nutrientes presentes na planta estão fibras, magnésio, ferro, potássio, alumínio, proteínas e clorofila.

 

Veja também 

 

Beber água ao acordar pode mudar sua vida! Descubra o porquê

Prefeitura de Manaus prossegue com oferta da vacina contra a Covid-19 em 74 unidade de saúde esta semana

Foto colorida de mão segurando copo com bebida verde dentro. Ao fundo, há cactos - Metrópoles

Foto: Reprodução

 

O nopal entrou para a lista da FAO por sobreviver a temperaturas de até 66ºC. Devido aos reflexos do aquecimento global, o cacto tende a ser uma opção de alimento para a população de lugares de zonas áridas e secas que, consequentemente, sofrem com a escassez de chuvas por longos períodos.


Conforme estudos científicos apurados pela Radio France International (RFI), a planta dispõe de propriedades anticancerígenas. A depender do modo de preparo, o nopal pode reduzir a concentração de glicose no sangue e regular o nível de colesterol, também costuma ser utilizado como medicação para gastrite e cólicas intestinais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


O nopal é considerado um “alimento milenar” por ter feito parte das refeições dos astecas. À época, era usado para ajudar no tratamento de doenças de pele, queimaduras e contusões. Há pesquisas que mostram o potencial anti-inflamatório do cacto. A planta soma uma variedade de vitaminas, entre elas, a A, B, C e K. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : Beber água ao acordar pode mudar sua vida! Descubra o porquê
Enviado por alexandre em 25/09/2023 08:53:37

Foto: Reprodução

O consumo de água em jejum é um despertar para o corpo.

Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? O sono é sagrado e deve ser o mais confortável possível para desempenharmos bem as funções do dia, no entanto, tão importante quanto dormir é despertar! Hoje em dia é normal que muitas pessoas peguem de imediato o celular ainda na cama, porém, isto não é nada indicado, tendo em vista que ao nos depararmos com algo desagradável, nosso nível de estresse irá ficar alterado.

 

Não apenas pela onda de calor que tem afetado o país nos últimos dias, beber um copo de água antes mesmo do café da manhã é uma dica fundamental para uma rotina mais saudável!

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus prossegue com oferta da vacina contra a Covid-19 em 74 unidade de saúde esta semana

Prefeitura investe na modernização da saúde com reforma, revitalização e construção de unidades básicas

 

BEBER ÁGUA AO ACORDAR PODE MUDAR SUA VIDA! DESCUBRA O PORQUÊ

 

Enquanto dormimos é natural que nosso organismo consuma e elimine líquido, afinal, ele continua trabalhando, seja pela respiração, transpiração ou outras funções corporais, logo, independente da quantidade de água consumida no dia anterior é necessário repôr o líquido ao acordar, já que ficamos mais desidratados!

 

Durante a noite, nosso corpo produz toxinas e outros resíduos. A psicóloga nutricional Itziar Digón afirma que a primeira hora do dia é o período ideal para o consumo de água.

 

"É ótimo incorporar água logo pela manhã, quando os mecanismos de drenagem estão mais ativos, o que faciltia a eliminação dos líquidos", afirmou a especialista durante entrevista à revista Glamour.

 

Outro ponto que vale ser destacado sobre o consumo de água em jejum é a ativação do sistema linfático, responsável pelo transporte da linfa dos tecidos para a corrente sanguínea, processo de suma importância tanto para o sistema circulatório, quanto para o sistema imune.

 


 

Mônica Bergamo é médica especialista em Otorrinolaringologia e Medicina Bioquímica e, em seu canal do YouTube, ela explica detalhadamente sobre 5 benefícios de consumir água em jejum, confira!

 

Fonte: Seleções

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : Você lava suas axilas do jeito certo? Biomédico explica como fazer
Enviado por alexandre em 22/09/2023 10:00:04

Foto: Reprodução

Biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, esclarece após empresária estourar com viral sobre limpeza de axilas

Uma empresária estadunidense viralizou recentemente ao mostrar como as pessoas devem lavar suas axilas. A tiktoker Madame Sweat (Madame Suor, em português), que vende justamente produtos para a higiene e cosméticos naturais, afirma que é errado usar sabonete perfumado debaixo dos braços.


O vídeo no qual Madame Sweat explica seu método já ultrapassou 2,5 milhões de visualizações e foi compartilhado por muitos portais de notícia.

 

Segundo ela, os sabonetes perfumados não devem ser evitados, pois não conseguem eliminar os resíduos do desodorante usado no dia anterior. O resto de desodorante debaixo do braço pode favorecer o acúmulo de bactérias e causa o temido mau cheiro, popularmente conhecido como “cecê”.

 

Veja também

 

Conheça fruta acessível benéfica para a pele e que previne o câncer

Entenda quando o sexo de reconciliação pode ser perigoso

“Esse cara do vídeo está fazendo certo. Além de esfregar por 30 segundos, ele está usando sabonete antibactericida”, disse Madame Sweat. A TikToker alega que o sabonete ideal para lavar as axilas deve conter vinagre de maçã, sal e carvão ativado.

 

MADAME SWEAT ESTÁ CERTA?


O biomédico brasileiro Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, comenta que qualquer sabonete é capaz de remover a sujeira da pele, tampouco existem movimento ou jeito certo para esfregar as axilas.

 

“Dar uma leve esfregada e enxaguar bem já é o suficiente. Qualquer sabonete elimina a sujeira, porém as opções de muita acidez, alto grau de alcalinidade ou muito cáusticas podem causar reações alérgicas, como dermatite”, explica Dr. Bactéria.

 

ESTOU CHEIRANDO MAL?


Quando o corpo esquenta, o suor é uma resposta para refrescar. A secreção faz a regulação entre o corpo e o meio-ambiente.

 

No entanto, as área úmidas e quentes favorecem o crescimento de bactérias. Mas axilas, essas bactérias podem levar a um cheiro desagradável, o temido cecê. Para evitar situações, o Dr. Bactéria recomenda o uso de desodorantes bacteriostáticos. Eles não matam os microrganismos, apenas os mantêm sob controle.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Se alguém suar muito nas axilas o tempo todo, isso pode ser um problema médico e é chamado de hiperidrose. Nesse caso, é importante procurar um médico, que pode recomendar tratamentos, como a aplicação de botox para reduzir o suor. A hiperidrose é uma doença e precisa de tratamento adequado”, explica Dr. Bactéria. 

 

Fonte:Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : Médico de Harvard revela os 5 alimentos que mais envelhecem a pele
Enviado por alexandre em 21/09/2023 00:36:08

Foto: Reprodução

Com especialização em gastroenterologia, Saurabh Sethi tem formação pelas universidades de Harvard e de Stanford, nos EUA

Ficar longos períodos exposto ao sol sem proteção e não beber a quantidade de água necessária são quesitos que contribuem para o envelhecimento. Optar por uma alimentação nada saudável é outro tópico que tende a acelerar o surgimento das rugas na pele, conforme explicou um médico com formação em Harvard em um vídeo no TikTok.


Com especialização em gastroenterologia, Saurabh Sethi costuma publicar vídeos na rede social em que aconselha os mais de 265 mil seguidores. Ele posta conteúdos educativos sobre nutrição e cuidados com o fígado e o intestino. O médico se graduou pelas universidades de Harvard e Stanford, nos Estados Unidos.

 

De acordo com Sethi, alguns alimentos devem ser eliminados do prato por servirem como uma bomba pró-envelhecimento. Abaixo, confira a lista!

 

Veja também 

 

 

Estudo mostra melhor hora para treinar se quer perder peso mais rápido

Dores na coluna podem afetar a saúde mental; entenda melhor

Refrigerante 350Ml Lata | Bom Gourmet - Carnes Express

 

1. REFRIGERANTE


Um refrigerante geladinho alivia os dias de calor. Entretanto, a bebida rica em açúcar traz adoçantes artificiais capazes de prejudicar o viço da pele. Segundo o médico, o excesso de sacarose no organismo provoca o processo de glicação, ou seja, deteriora duas importantes proteínas, sendo elas, a elastina e o colágeno presentes na cútis.

 

Tanto a elastina quanto o colágeno oferecem firmeza, elasticidade e jovialidade para a pele. Como o açúcar afeta os níveis dessas proteínas no corpo, o refrigerante se torna uma bebida pró-envelhecimento, avaliou o especialista.

 

Barra de chocolate ao leite com recheio cremoso de sonho de valsa 98g -  Lacta

2. BARRAS DE CHOCOLATE


Apesar de parecerem inofensivas, as barras de chocolate trazem na composição um cacau ultraprocessado, isto é, que durante o processo de industrialização perdeu os nutrientes positivos para a saúde. Sethi esclareceu que outros ingredientes presentes no alimento ativam o envelhecimento da cútis.

 

Vale lembrar que as barras de chocolate apresentam grande quantidade de açúcares e de gordura hidrogenada, além de farinha branca quando há biscoitos no meio, ressaltou o expert em gastroenterologia.

 

Macarrão Instantâneo sabor Carne com molho Japonês Nissin/U.F.O Pacote 97g  no Atacado - Atacadão


3. MACARARRÃO INSTÂNTANEO


Pronto em três minutos — como aparece nas embalagens —, o macarrão instantâneo é um vilão da saúde, alegou o médico. Popularmente chamado de miojo, o alimento tem altos índices de sódio e outros aditivos maléficos para o bom funcionamento do organismo.


No vídeo, Saurabh Sethi defendeu que comer macarrão instantâneo constantemente gera consequências, desde inchaço a desidratação decorrente do alto nível de sódio. Outro dano é deixar a pele com a aparência mais cansada.

 

O Ingrediente Que Vai Transformar Suas Batatas Fritas Caseiras Em Um Sucesso

 

4. BATATAS FRITAS


Assim como o refrigerante, as batatas fritas industrializadas têm relação com o processo de glicação, capaz de acelerar os sinais de envelhecimento na cútis. Os perigos do alimento não param por aí. Devido ao preparo de fritura, óleos não saudáveis e gorduras trans estão em sua composição.

 

Ao listar as batatas fritas industrializadas, o médico alertou para o alimento provocar a inflamação e o surgimento de radicais livres. Consequentemente, o resultado de comer esses snacks é o envelhecimento mais rápido da cútis.

 

(1) 2 3 4 ... 38 »
Publicidade Notícia