(1) 2 3 4 ... 74 »
Coluna Qualidade de Vida : Ioga ocular: exercitar olhos pode impedir ou atrasar o uso de óculos?
Enviado por alexandre em 26/07/2024 10:43:58

O que pensam os especialistas sobre certos exercícios que prometem melhorar nossa visão?

Paul McCartney declarou recentemente ao jornal britânico The Times que pratica ioga ocular para não precisar usar óculos.Na entrevista, ele revelou que conheceu os exercícios com os olhos na Índia há alguns anos e adotou a prática desde então.McCartney acredita que, exercitando os músculos oculares, é possível reduzir a necessidade de óculos. Ele demonstrou algumas dessas técnicas no YouTube.

 

Mas o que é a ioga (ou yoga) ocular ? E exercitar os olhos realmente evita a necessidade de usar óculos?A palavra "tratak", em sânscrito, significa "conserte seu olhar". A prática consiste em observar um objeto, como a chama de uma vela, sem piscar, até lacrimejar.Mais recentemente, no final do século 19, o oftalmologista William Bates, de Nova York, nos Estados Unidos, publicou o Método Bates para Melhorar a Visão Sem Óculos. Nele, o autor defende que os exercícios oculares poderiam evitar o uso de óculos.

 

Ele acreditava que qualquer correção com óculos poderia ser substituída por exercícios que envolvessem técnicas de visualização e movimento dos olhos, como olhar para uma tabela de acuidade visual, concentrando-se no contorno das letras, piscando frequentemente, fechando os olhos para visualizar cada letra e imaginando-a mais preta e definida.O website dos exercícios oculares de Bates promove seu trabalho até hoje.

 

Veja também 

 

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DE BEBER UM COPO DE ÁGUA EM JEJUM TODOS OS DIAS

 

Saiba por que praticar ioga pode resultar em um sexo mais gostoso

Mas a premissa da teoria de Bates, de que o olho muda de formato durante seu movimento e foco, fisiologicamente é incorreta.Um estudo de 2018 do International Journal of Yoga comparou a acuidade visual (a menor letra que pode ser observada) e o erro de refração (a receita dos óculos de uma pessoa) entre grupos que praticaram os exercícios de Bates ou trataka ioga por oito semanas.

 

O estudo concluiu que nenhum dos dois exercícios fez diferença sobre a acuidade visual ou o erro de refração.Os oftalmologistas rejeitaram o método de Bates, não só devido à sua falta de evidência, mas por ser potencialmente prejudicial. Ele promove a exposição solar (olhar para o sol), o que é perigoso e expõe a retina à luz solar excessiva.

 

Mulher mexendo os olhos

 

Para compreender por que a ioga ocular ou os exercícios da teoria de Bates não irão corrigir sua visão, é preciso entender os olhos e como nós enxergamos.A necessidade dos óculos surge quando os raios de luz não são concentrados na retina. Quando o ponto focal ocorre em frente à retina, surge a miopia, ou dificuldade de ver de longe. Quando o ponto focal fica atrás da retina, surge a hipermetropia, ou dificuldade de enxergar de perto.

 

Homem sendo examinado por oftalmologista

Fotos: Reprodução

Já o astigmatismo ocorre quando a curvatura da superfície frontal do olho se parece mais com uma bola de rúgbi do que com uma esfera, causando visão distorcida em todas as distâncias.E a presbiopia é um processo normal de envelhecimento, que faz com que o cristalino do olho fique mais rígido e não consiga focar tão bem os objetos próximos. É por isso que a maioria das pessoas precisa de óculos de leitura na meia idade.Parte do foco do olho é realizada pela córnea, a superfície frontal do olho. Mas a estrutura que reage ao foco é o cristalino, que se torna mais convexo ao focar objetos próximos e mais plano, quando o foco é mais distante.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O tamanho da pupila e a convexidade do cristalino são controlados pelos ligamentos e músculos ciliares no interior do olho. Já os músculos envolvidos no movimento ocular se encontram no lado externo do olho (são os músculos extraoculares).Embora os músculos internos e externos do olho trabalhem em conjunto até certo grau (a leitura, por exemplo, exige foco e convergência), mover os olhos para diferentes posições de observação não faz diferença para o tamanho ou a forma do olho ou do foco.Por isso, a mecânica de praticar exercícios oculares para alterar o poder de refração não traz benefícios. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Coluna Qualidade de Vida : SAIBA POR QUE PRATICAR IOGA PODE RESULTAR EM UM SEXO MAIS GOSTOSO
Enviado por alexandre em 25/07/2024 09:33:39

A prática tem como princípio trazer equilíbrio para as funções do corpo, como respiração e flexibilidade, essenciais para o sexo

É da natureza humana querer melhorar em todos os aspectos da vida, não importa quão boa ela seja — e o sexo não é exceção. Ao mesmo tempo, a realidade é que, muitas vezes, as pessoas esquecem que o caminho para um sexo melhor — depois da comunicação — vem das pequenas atividades físicas que podem ser feitas para tornar a transa mais agradável, como a ioga.

 

A ioga é uma experiência que conecta a mente ao corpo, o que a torna uma ótima ferramenta não apenas para ajudar o corpo a relaxar — outro fator essencial para ter um sexo melhor —, mas também para torná-lo um pouco mais forte e flexível.

 

Segundo a professora de ioga Karla Pellicano, a prática promove uma sensação de conforto com nós mesmos, o que fortalece a autoestima e o autoamor. “Olhar além das aparências e condicionamentos fortalece nossa autoconfiança e autenticidade. Isso se traduz diretamente em uma vida sexual mais saudável e satisfatória.”

 

Veja também

 

Insônia: cientistas identificam 5 subtipos diferentes do distúrbio; entenda

 

Com que frequência você deve se pesar?

De acordo com a professora, as posturas da ioga (asanas) agem no sistema nervoso autônomo, regulando o funcionamento para promover maior calma interna. Os exercícios respiratórios (pranayamas) têm um grande efeito sobre a frequência cardíaca, que é muito importante para momentos em que é bom perder o fôlego, além de melhorar o fluxo sanguíneo, reforçar os músculos da pelve, promover maior alongamento e flexibilidade.

 

“Sentindo-nos confortáveis em nossa própria pele, tornamo-nos mais abertos, presentes e conectados com nosso parceiro, o que enriquece a intimidade e a conexão emocional”, acrescenta Karla.

 

POSIÇÕES QUE VALEM INVESTIR!


A prática, que tem como princípio trazer equilíbrio para as funções do corpo, ainda tem na respiração e na flexibilidade os grandes segredos rumo a um prazer maior.

 

Flexão para frente (Uttanasana)

 

Uttanasana: A postura da flexão para frente | Yogue Brasil

 

Ideal para descomprimir e soltar a coluna, esta pose é um grande “destruidor” de estresse. Ela também estimula os centros de energia inferiores, tornando-a um pequeno ritual pré-sexo perfeito.

 

Postura da criança (Balasana)

 

Balasana - Postura del niño - Yogateca

 

Uma postura relaxante que ajuda você a explorar seu eu interior.

 

Agachamento iogue (Malasana)

 

Malasana - Postura da Guirlanda | Yogateria

 

Esta posição é um “abridor” de quadril. Atrai a circulação para as regiões abdominal e pélvica enquanto estica as laterais da cintura para dar mais espaço aos órgãos.

 

Postura de meio pombo (Eka Pada Rajakapotasana)

 

Postura do pombo ( Eka pada rajakapotasana ) | Yoga e Arte na Postura

Fotos: Reprodução

 

Alongamento e fortalecimento! A postura do meio pombo alonga e abre os músculos e o tecido conjuntivo da pélvis, coxas e quadris. Ela também estimula suavemente a área abdominal, trazendo força e tônus ??as regiões abdominal e pélvica.

 

IOGA E A VIDA SEXUAL DAS MULHERES


Em 2020, um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine, revelou uma relação positiva entre a prática da ioga e a vida sexual de mulheres. A pesquisa foi realizada com 40 mulheres, com idades entre 22 e 55 anos, matriculadas em um intensivo de ioga na Índia. As participantes tiveram que seguir uma rotina de 22 posturas. No início e no fim do programa, elas responderam a um questionário sobre a qualidade da vida sexual.

 

Com os resultados, os pesquisadores perceberam que a maioria das mulheres tinha tido uma melhora significativa na qualidade do sexo. Foram avaliados seis fatores: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, dor e satisfação. Cerca de 75% das mulheres repararam mudanças positivas na vida sexual.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Apesar de ser um estudo pequeno, os médicos avaliam que a ioga, combinado a um programa de diminuição do estresse, favorece as relações porque relaxa, aumenta a autoestima e ajuda a regular hormônios. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : INSÔNIA: CIENTISTAS IDENTIFICAM 5 SUBTIPOS DIFERENTES DO DISTÚRBIO; ENTENDA
Enviado por alexandre em 24/07/2024 10:14:33

As diferentes classificações levam em conta a personalidade e o humor do indivíduo, o que pode tornar o tratamento individual mais eficaz, segundo os pesquisadores

A insônia é um distúrbio do sono muito comum em pessoas adultas. Ela está associada à depressão, ansiedade e apneia do sono (causada pelo ronco). Seu principal sintoma é o corpo cansado que não consegue adormecer, o que causa um impacto físico e mental. Nesse cenário, um novo estudo mostrou que existem cinco subtipos diferentes de insônia com base nos traços de personalidade e humor do indivíduo.

 

“Eu queria saber se essas cinco categorias seriam refletidas na substância branca do cérebro e acontece que elas provavelmente são! Parece que as alterações na substância branca variam entre diferentes subtipos de insônia", explica o neurocientista Tom Bresser, estudante de doutorado do Instituto Holandês de Neurociências, em Amsterdã, um dos autores principais do estudo publicado na revista científica Biological Psychiatry.

 

A pesquisa realizada pela equipe de cientistas analisou dados de ressonância magnética de 200 pessoas com insônia e 73 pessoas sem qualquer dificuldade para dormir. A partir disso, eles notaram que existia uma diferenciação na estrutura cerebral e na maneira que o distúrbio se desenvolvia.

 

Veja também

 

Com que frequência você deve se pesar?

 

Sedentarismo: 5 dicas para se tornar uma pessoa mais ativa

OS CINCO SUBTIPOS DA INSÔNIA ENCONTRADOS FORAM:

 

Altamente angustiado;
Moderadamente angustiado sensível à recompensa;
Moderadamente angustiado, insensível a recompensas;
Ligeiramente angustiado muito reativo;
Ligeiramente angustiado pouco reativo.

 

Distúrbios do sono podem causar e agravar doenças crônicas - Jornal Tribuna

Foto: Reprodução

 

“Essa pesquisa ajuda principalmente na nossa compreensão da insônia e de onde ela vem. Esperamos que isso possa ajudar a melhorar os tratamentos de insônia porque entendemos melhor os circuitos cerebrais envolvidos", explica.

 

Ainda que os subtipos não ditem quando a insônia se torna mais ou menos grave, para os pesquisadores conseguir identificá-los pode significar tratamentos específicos e mais eficazes para quem sofre com a privação do sono.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"Todos têm o mesmo rótulo, mas há muitas diferenças entre suas experiências e os sintomas de insônia. Se em algumas pessoas o circuito cerebral emocional está mais envolvido, talvez a terapia deva se concentrar nesse aspecto em particular”, conclui Bresser. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Coluna Qualidade de Vida : Com que frequência você deve se pesar?
Enviado por alexandre em 23/07/2024 09:54:34

No artigo, o pesquisador explica os benefícios de se pesar semanalmente

Poucos tópicos são mais debatidos na área da saúde do que o valor da humilde balança de banheiro. Alguns especialistas defendem a autoavaliação diária para estimular a responsabilidade pelo controle de peso, principalmente quando estamos seguindo uma dieta e/ou um programa de exercícios para perder peso.

 

Outros sugerem que se abandone totalmente a pesagem diária sob o argumento de que isso pode desencadear respostas psicológicas negativas e comportamentos prejudiciais à saúde quando não gostamos ou não entendemos o número que vemos na balança.

 

Muitos, como eu, recomendam usar a balança para se pesar semanalmente, mesmo quando não estamos tentando emagrecer. Veja por quê.

 

Veja também

 

Sedentarismo: 5 dicas para se tornar uma pessoa mais ativa

 

Criança faz dieta? Nutricionistas indicam o melhor plano alimentar

 

1. A pesagem semanal ajuda a controlar seu peso

 

Pesquisas confirmam que se pesar regularmente é uma estratégia eficaz de controle e ajuda a aumentar a conscientização sobre o quanto evoluímos ou não, e outras eventuais alterações.

 

Uma sistemática revisão de 12 estudos constatou que os participantes que se pesavam semanal ou diariamente durante vários meses perderam de 1 a 3 unidades de IMC (Índice de Massa Corporal) e recuperaram menos quilos do que os pesquisados que não tinham o mesmo hábito. O benefício foi evidente com a prática semanal e o mesmo não aconteceu com quem subiu na balança todos os dias.

 

A autoavaliação de peso é uma ferramenta essencial para o controle à medida que envelhecemos. Os adultos tendem a ganhar peso progressivamente até a meia idade. Embora o ganho médio seja, normalmente, entre 0.5 e 1 quilo por ano, com o tempo esse acúmulo modesto pode levar à obesidade.

 

O controle dos resultados semanais ajuda a evitar o ganho de gordura corporal desnecessário e pode ajudar a identificar problemas médicos precocemente. Mudanças drásticas no peso podem ser um sinal de alerta para algumas doenças, incluindo problemas de tireoide, digestão e diabetes.

 

2. A pesagem semanal leva em conta as flutuações normais

 

Nosso peso corporal pode variar em um único dia e, também, entre dias da mesma semana. Estudos mostram que o peso corporal flutua em 0,35% durante a semana e, normalmente, é maior após o fim de semana.

 

As flutuações diárias e cotidianas têm várias causas, muitas delas ligadas ao conteúdo de água do corpo. As causas mais comuns incluem:

 

O TIPO DE ALIMENTO QUE CONSUMIMOS

 

Quando comemos um jantar rico em carboidratos, pesamos mais no dia seguinte. Essa mudança é resultado do fato de nosso corpo carregar temporariamente mais água. Nós retemos de 3 a 4 gramas de água por grama de carboidrato consumido. Fazemos isso para armazenar a energia que obtemos dos carboidratos.

 

Nosso conteúdo de água também aumenta quando consumimos alimentos ricos em sal. O corpo tenta manter um equilíbrio de sódio e água. Quando a concentração de sal em nossa corrente sanguínea aumenta, um mecanismo é acionado para restaurar o equilíbrio por meio da retenção de água para diluir o excesso de sal.

 

NOSSA INGESTÃO DE ALIMENTOS

 

Quer sejam 30 gramas de nozes ou 65 gramas de carne magra, tudo o que comemos e bebemos conta para aumentar nossa carga corporal, temporariamente, enquanto digerimos e metabolizamos o que consumimos. Ao contrário, de manhã tendemos a estar ‘mais magros’ devido a restrição da ingestão de alimentos durante a noite. Mas mesmo à noite, após a ingestão diária de alimentos e bebidas, o peso estará maior.

 

EXERCÍCIOS

 

Mulher amarra os cadarços antes de correr — Foto: Tirachard Kumtanom/Pexels

Foto: Reprodução

 

Se nos pesarmos na academia após um treino, há uma boa chance de a balança mostrar um número menor do que antes devido à perda de fluidos induzida pelo suor. A quantidade de água perdida varia dependendo de fatores como a intensidade e a duração do exercício, a temperatura e a umidade, além da taxa de suor e do nível de hidratação. Em média, perdemos 1 litro de suor durante uma hora de exercício de moderada intensidade.

 

ALTERAÇÕES HORMONAIS

 

As flutuações hormonais durante o ciclo menstrual também podem afetar o equilíbrio de fluidos. As mulheres podem apresentar retenção de líquidos e ganhar, temporariamente, de 0,5 a 2 quilos nesse período. Especificamente, a fase lútea (importante fase do ciclo menstrual) que representa a segunda metade de vida da mulher, resulta em uma mudança de fluido do plasma sanguíneo para as células e inchaço.

 

MOVIMENTOS INTESTINAIS

 

Ir ao banheiro pode levar a uma pequena e imediata diminuição do resultado da balança, à medida que os resíduos são eliminados do corpo. Embora a quantidade perdida varie, geralmente eliminamos cerca de 100 gramas de peso em nossos movimentos intestinais diários.

 

Todas essas flutuações são normais e não são indicativas de mudanças significativas na gordura corporal ou na massa muscular. Entretanto, observar essas flutuações pode levar a um estresse desnecessário e a uma fixação com o físico.

 

3. A pesagem semanal evita a obsessão com a balança e a sabotagem para perda de peso

 

Verificar a gordura corporal muito frequentemente pode criar uma obsessão e fazer mais mal do que bem.

 

Muitas vezes, nossa reação quando vemos que esse número não está se movendo na direção que queremos ou esperamos, é restringir ainda mais nossa ingestão de alimentos ou embarcar em dietas da moda. Além de não serem agradáveis ou sustentáveis, esses modismos acabam aumentando nosso ganho em vez de revertê-lo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Isso foi confirmado em um estudo de longo prazo que comparou a perda de peso intencional entre mais de 4 mil gêmeos. Os pesquisadores descobriram que a probabilidade de engordar aos 25 anos era significativamente maior para estes participantes que fizeram dieta com o objetivo de perder 5 quilos ou mais. Isso sugere que fazer dieta com frequência nos torna mais suscetíveis a aumentar gordura no corpo e, também, propensos a repetir o fato no futuro.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS

Coluna Qualidade de Vida : Criança faz dieta? Nutricionistas indicam o melhor plano alimentar
Enviado por alexandre em 22/07/2024 10:43:33

A coluna Claudia Meireles conversou com dois nutricionistas para entender qual o melhor plano alimentar para as crianças seguirem

 Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2024,metade das crianças brasileiras vão ter problemas de sobrepeso em 2035. Os dados alarmantes causam uma onda de preocupação entre pais e responsáveis que, muitas vezes, não sabem qual o melhor plano alimentar para os pequenos seguirem. Afinal, crianças precisam se preocupar com dieta? A coluna conversou com dois nutricionistas para entender essa questão.

 

Realizando uma ronda para saber os melhores hábitos alimentares para a saúde, encontramos a Dieta Mediterrânea, eleita pelo sétimo ano consecutivo como o melhor plano alimentar pela U.S News & World Report’s de 2024.

 

Uma pesquisa divulgada pelo jornal JAMA Network verificou que o padrão mediterrâneo dietético pode ser adotado não só por adultos, como também por crianças e adolescentes. Os pesquisadores fizeram uma revisão de nove estudos anteriores, que incluíram 577 participantes, de 3 a 18 anos.

 

Veja também 

 

Treino intenso de musculação ajuda a preservar força em idosos

 

Dia do Amigo: Centros de Convivência da Família são pontos de encontro para fazer amizades

Os resultados da adoção da dieta mediterrânea na rotina dos pequenos foi surpreendente. Depois de oito semanas com refeições baseadas no padrão da região, os estudiosos verificaram uma redução significativa da pressão arterial e do colesterol total dos jovens.

 

Quando pensamos em aderir a uma dieta, logo vislumbramos inúmeras restrições alimentares. Quando se trata de crianças, quais são os riscos de impor para os pequenos que estejam sempre atentos ao que pode ou não pode comer? Para Thaiz, a preocupação com dieta é coisa de adulto.

 

Criança como cara emburrada para comer

 

“Não há a menor necessidade de adotar uma dieta específica para crianças e adolescentes, exceto por uma motivação de problemas sérios de saúde ou obesidade. No entanto, é preciso garantir que os menores tenham uma rotina alimentar saudável, com atenção às reduções de ingestão de biscoitos, refrigerantes, batatas fritas, achocolatados, entre outros”, comenta.Se por um lado, os adultos encontram dificuldades em manter uma dieta balanceada, imagine fazer com que uma criança coma bem sem dificuldades?

 

os estudiosos verificaram uma a redução significativa da pressão arterial e do colesterol total

Fotos: Reprodução

 

Para a nutricionista Thaiz, a melhor estratégia para garantir mais saúde às crianças começa pelo exemplo dos pais e responsáveis. “As crianças não vão ao mercado sozinhas, tampouco compram os próprios alimentos. Sendo assim, também não adianta os pais disponibilizarem alimentos saudáveis à mesa e consumirem apenas fast food e outros itens não saudáveis na frente dos filhos. É preciso normalizar dentro de casa um padrão de alimentação saudável”, alerta.

 


 

Outro ponto importante que Thaiz Brito ressalta é que não precisa acabar com os momentos divertidos e deliciosos para as crianças. “Uma alimentação consistentemente saudável é diferente de uma alimentação restrita. Em ambientes de socialização, em menor frequência, alguns alimentos menos saudáveis serão consumidos, mas não devem fazer parte da regra, sim da exceção”, finaliza

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS

(1) 2 3 4 ... 74 »
Publicidade Notícia