(1) 2 3 4 ... 24 »
Coluna Mulher : Leis e ações que auxiliam na prevenção ao câncer de mama existem, mas ainda são pouco conhecidas, afirma Anadem
Enviado por alexandre em 26/05/2023 10:21:59

Para entidade, processo de identificação precoce da doença ainda é falho e iniciativas que dão suporte à fase de diagnóstico precisam ser melhor divulgadas

O próximo domingo, 28 de maio, é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças que mais acometem o público feminino, como o câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade.

 

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Dado o cenário, especialistas da área da saúde vêm reforçando o movimento em prol de políticas públicas com foco na prevenção.

 

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) destaca a necessidade destas iniciativas e lembra que algumas leis amparam a paciente na fase inicial de diagnóstico, mas são pouco conhecidas pela população. “O processo de identificação precoce ainda é muito falho no Brasil. É preciso amplificar essas informações para que elas alcancem quem precisa dessa orientação”, afirma o presidente da Anadem, Raul Canal.

 

Veja também

 

Famílias indígenas de comunidade da Zona Rural recebem ação de saúde da Prefeitura de Manaus

 

Brasil tem mais quatro pacientes suspeitos de gripe aviária

 

Entre as diversas leis com o intuito de aprimorar a prevenção do câncer de mama, está a de no 14.335/2022, que ampliou o texto da Lei da Mamografia (11.664/2008). A legislação anterior assegurava os exames mamográficos às mulheres a partir de 40 anos de idade pelo SUS; já a nova lei ampliou esse critério, estendendo o direito a todas as mulheres a partir da puberdade, independentemente da idade.

 

A Lei dos 60 dias (nº 12.732/2012) determina que o tratamento oncológico tenha início em até 60 dias a partir da confirmação do diagnóstico. Em 2018, foi elaborado um Projeto de Lei Complementar que prevê que a rede pública tem o prazo de até 30 dias para realizar exames que confirmem o diagnóstico quando a principal hipótese for neoplasia. Assim, há um prazo máximo de 90 dias entre a identificação dos sintomas e o início do tratamento.

 

Já a Lei no 14.538 altera as Leis nos 9.656 e 9.797 para assegurar às pacientes a substituição do implante mamário utilizado na reconstrução mamária ou na simetrização da mama contralateral sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos a ele relacionados, bem como garantir às pacientes um acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado.

 

Foto: Reprodução

 

PROJETO VOLTE A SER FELIZ

 

O Projeto Volte a Ser Feliz busca, desde 2014, restaurar a autoestima de mulheres que superaram o câncer, por meio da dermopigmentação paramédica. Os procedimentos são realizados gratuitamente e incluem pigmentação de sobrancelhas, reconstrução em 3D de aréola mamária, contorno dos lábios, entre outros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A Anadem atua pela conscientização acerca dos direitos da pessoa com câncer, apoia o Projeto Volte a Ser Feliz e também mutirões de reconstrução mamária. “O procedimento visa restaurar não apenas a forma, a aparência e o tamanho da mama após a mastectomia, mas também a autoestima e a confiança da mulher”, explica Raul Canal. 

 

 

LEIA MAIS

Coluna Mulher : 5 cores de esmalte para arrasar no outono
Enviado por alexandre em 24/05/2023 00:50:33

Independente da época do ano, muitas pessoas gostam de expressar suas personalidades através das unhas. No outono, as cores de esmalte costumam refletir a atmosfera da estação, com tons mais fechados. Confira as melhores sugestões de cores de esmalte que são populares para essa época do ano!

 

Experimente diferentes tons e divirta-se criando combinações que te deixem confortável e confiante durante o outono. E, antes de começar, retire o esmalte antigo e abrece as novas cores! Se suas unhas são postiças, aprenda agora como tirar unhas postiças sem danificar as unhas!

 

Veja também 

 

Alerta Mulher: De janeiro a abril, sistema recebeu 57 acionamentos para emergências

 

Especialista responde as principais dúvidas sobre a extensão de cílios

1. VINHO

 

Cores de esmalte para arrasar no outono


Essa cor é clássica e elegante, perfeita para o outono. Ela combina com diversos tons de pele e é uma ótima opção para ocasiões especiais ou para quem gosta de tons mais escuros.


O magenta, que lembra muito a cor vinho, é uma das cores do ano também para decoração de casas! Confira as tendências de cores para área externa em 2023!

 

2. MARROM

 

Cores de esmalte para arrasar no outono


Os esmaltes em tons de marrom são bastante populares no outono. Desde tons mais claros, como o caramelo, até os mais escuros, como o marrom chocolate, essa cor transmite uma sensação aconchegante e combina bem com a paleta de cores da estação.


3. VERDE

 

 esmaltes para arrasar no outono


O verde é uma cor neutra e sofisticada que remete à natureza do outono. É uma ótima opção para quem busca algo diferente, mas ainda quer uma cor discreta e elegante. E, caso você prefira, pode optar também por unhas decoradas dessa cor!


4. CINZA

 

 esmaltes para arrasar no outono


Os esmaltes em tons de cinza são versáteis e modernos. Desde os mais claros e suaves até os mais escuros e chumbo, o cinza é uma opção que combina com diferentes estilos e ocasiões.


5. TONS TERROSOS

 

esmaltes para o outono

 

Os tons terrosos são muito populares no outono. O esmalte em tom de terracota evoca as folhas secas e aconchegantes da estação, proporcionando um toque de calor e sofisticação às unhas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 


Lembre-se de que a escolha da cor do esmalte é pessoal e pode variar de acordo com seu estilo e preferência. Para um toque mais pessoal, confira como escolher a cor perfeita de esmalte para o seu tom de pele. 

 

Fonte: Seleções

LEIA MAIS

Coluna Mulher : Retinol, esqualano e mais: anúncios de cosméticos adotam termos que podem confundir na hora do skincare; entenda
Enviado por alexandre em 22/05/2023 09:25:35

Em vez de focar nas funções que os cremes, os séruns e os géis desempenham, anunciantes têm dado mais destaque para os princípios ativos em suas propagandas na internet.

Retinol-like, gaba, esqualano, oxyresveratrol, ácido poliglutâmico... Quem compra cosméticos pela internet tem cada vez mais se deparado com termos extremamente técnicos nos anúncios dos produtos.

 

Em vez de focar nas funções que cremes, séruns e géis desempenham (como hidratação e rejuvenescimento), os anunciantes têm dado mais destaque para os princípios ativos em suas propagandas.

 

O consumidor, invariavelmente, se vê perdido nessa sopa de letras enigmática. Mas, afinal, o que isso tudo quer dizer?

 

Veja também

 

Mulheres não perdem o interesse pelo sexo ao envelhecer, diz estudo

 

Cabine de secagem para esmalte em gel faz mal? Entenda

Para te ajudar a entender, não desperdiçar dinheiro e calibrar suas expectativas, o g1 entrevistou profissionais da área para esclarecer o que é cada um deles e quais resultados podem entregar.

 

E lembre-se: antes de se aventurar na compra dos produtos, consulte sempre um dermatologista, que irá analisar o seu tipo de pele e recomendar os itens certos.

 

Abaixo, veja ativos que têm aparecido cada vez mais no mundo do skincare e suas funções:

 

CLAREAMENTO DE MANCHAS 

 

Alfa-arbutin (ou só arbutin): é um ativo usado como clareador. Ele é um derivado da hidroquinona muito usado para tratar melasma.

 

Niacinamida: o novo amorzinho dos fãs de skincare. Ela é uma vitamina do complexo B com um potencial imenso de clareamento de manchas e de uniformização do tom da pele. O produto também tem uma ação antioxidante, ajuda no controle da oleosidade.

 

É muito comum associar a niacinamida em quadros de acnes e oleosidade. Ela também foi descrita como agente antipoluição, não é irritativa, não provoca fotossensibilidade e pode ser usada de dia e de noite.

 

— Marcelle Nogueira, dermatologista PhD em envelhecimento e pesquisadora do departamento de Dermatologia da USP

 

Skincare: quais os ativos mais populares e suas funções — Foto: Reprodução/Freepik


HIDRATAÇÃO

 

Ácido Hialurônico: é uma molécula produzida pelo corpo, encontrada na pele, ossos, cartilagens. A principal função é a hidratação da pele.

 

Acido Poliglutâmico: esse ativo representa uma alternativa ao ácido hialurônico. Feito a partir de fermentação de bactérias, ele retém a umidade natural da pele e retarda o envelhecimento.

 

"Pele desidratada produz menos colágeno. Por isso, ácido hialurônico e correlatos se fazem necessários e surgem mais alternativas no mercado", afirma Joyce.


Alfa-bisabolol: derivado da camomila, o alfa-bisabolol tem ação calmante. Também é comum encontrá-lo em cremes hidratantes desenvolvidos para peles com rosácea (doença inflamatória crônica da pele), acne inflamada ou dermatite atópica (irritação na pele).

 

Bakuchiol: o bakuchiol é uma planta cultivada na China e na Índia. Esse ativo é comumente recomendado para peles secas graças ao seu alto potencial de hidratação. É chamado de "retinol-like", porque tem uma ação semelhante a esse grupo dos retinóides, estimulando o colágeno e reduzindo manchas. É uma opção mais segura para quem tem mais sensibilidade e deseja incluir o ativo (retinol) na rotina de skincare.

 

Esqualano: a principal função do esqualano é a hidratação, principalmente para peles ressecadas e agredidas. Ele também é bem-vindo para áreas do corpo que necessitam de hidratação intensa, como joelhos e cotovelos.

 

De acordo com Joyce Rodrigues, ele forma uma película que impede a desidratação tanto do cabelo quanto da pele, ajudando na produção de ceramidas (moléculas de gordura presentes na pele essenciais para reter a hidratação).

 

RENICAÇÃO DA PELE 

 

Gluconolactona: essa substância promove uma leve esfoliação.

 

É bom para uma pele mais sensível, pode ser usado por praticamente todos os tipos de peles.


— Maria Eduarda Pires, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

 

Segundo ela, a glucolactona é menos intensa e não provoca reações em peles sensibilizadas. "É muito usada em tônico e sabonetes antes de procedimentos."

 

AHAs e BHAs: essas nomenclaturas são as abreviações de duas categorias de substâncias diferentes: os alfa-hidroxiácidos e beta-hidroxiácidos.

 

Os "alfa" são produzidos a partir de ingredientes naturais, promovendo a renovação da pele de maneira menos agressiva. São indicados para peles mais delicadas e para uso durante o verão. Dois exemplos populares são os ácidos glicólico e mandélico.


Já a categoria "beta" é composta por um só integrante, que é muito popular: o ácido salicílico. Esse item é comum nas rotinas de cuidado para peles oleosas e acneicas por agir regulando a diminuir a produção de sebo.


ANTIOXIDANTE 

 

Vitamina C: também presente em frutas ácidas como limão e laranja, a vitamina C é um poderoso antioxidante (que tem a capacidade de proteger as células) e diminui a produção de ácido nítrico e radicais livres, os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

 

Skincare: saiba quais são as substâncias inovadoras no mercado e suas funções — Foto: Reprodução/Pexels

Fotos: Reprodução

 

Vitamina E: a vitamina E é um antioxidante. Victor Infante, doutor em ciências farmacêuticas com ênfase em cosméticos pela Universidade de São Paulo (USP) explica que ela auxilia tanto na atividade antioxidante quanto na estabilização de outras moléculas, como a própria vitamina C ou derivados. Por isso, é bastante comum vê-la associada a outros ativos.

 

Resveratrol: derivado da uva, o resveratrol possui tanino, substância antioxidante. Isso significa que, na prática, promove a renovação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

 

OTIMIZAÇÃO DA ROTINA DE SKINCARE


Muitos desses ativos acima descritos podem ser encontrados combinados num só produto, chamado de multifuncional, que entrega várias funcionalidades no mesmo veículo (sérum, creme ou gel).

 

Recentes análises de inteligência de mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam uma mudança de tendência no setor.

 

A rotina de skincare inspirada no estilo coreano, que virou febre com várias etapas e muitos produtos, tem dado lugar cada vez mais a itens multifuncionais.

 

Os motivos? A praticidade, a otimização de tempo e o custo-benefício. O conceito permite simplificar a rotina de cuidados com a pele.

 

As pessoas têm buscado cosméticos com vários ativos e funções. Por exemplo, na hora de escolher um produto para acne, vão atrás da niacinamida com salicílico. Para envelhecimento, o retinol-like e o ácido hialurônico.


— Joyce Rodrigues, farmacêutica especialista em cosmetologia


Mas o que são produtos multifuncionais? Quando encontramos na prateleira da farmácia um cosmético que reúne, por exemplo, niacinamida e ácido hialurônico, ele já é multifuncional por ter ativos que vão promover diferentes funções na pele.

 

Outra tendência no mercado de skincare é o upcycling, como o reaproveitamento de materiais na fabricação das embalagens a fim de evitar o desperdício.


"As pessoas querem saber das embalagens, se é reciclável, se é biodegradável. O consumidor, principalmente os mais novos (de até 25 anos), tem mais informações para fazer essas escolhas: se testa em animais, se o produto é vegano", explica Joyce Rodrigues.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 


E o mercado de skincare tem crescido no país. Dados da ABIHPEC apontam que o setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 13,2% em 2022. Só o segmento de cosméticos teve uma alta de 16%, atrás de perfumaria, que aumentou 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS

Coluna Mulher : Cresce o número de infartos em mulheres jovens brasileiras
Enviado por alexandre em 20/05/2023 01:57:54

Sociedade Brasileira de Cardiologia divulgou estudo no qual alerta para o aumento da mortalidade precoce entre mulheres jovens por ataque cardíaco

A morte por infartos cresceu entre as mulheres jovens no Brasil. O alerta foi feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) nesta sexta-feira (19). A entidade destacou que, embora a incidência e a prevalência da doença isquêmica do coração tenham diminuído no país nas últimas duas décadas em ambos os sexos, houve um aumento na mortalidade precoce entre as mulheres nessa faixa etária.

 

As doenças cardiovasculares, sendo o infarto a mais comum, são responsáveis por um terço das mortes entre as mulheres brasileiras. Em algumas regiões do país, as taxas de infarto agudo do miocárdio entre as mulheres são equivalentes ou até mesmo mais altas do que entre os homens.

 

No documento intitulado "A mulher no centro do autocuidado", os membros do Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC alertam que as mulheres nem sempre apresentam os sintomas clássicos do infarto, o que dificulta o socorro imediato e aumenta a taxa de mortalidade.

 

Veja também 

 

Prefeitura oferta 80 vagas gratuitas para oficinas de Maquiagem

 

Maquiagem vencida: especialista explica sobre os riscos envolvidos

"A presença de sintomas atípicos nas mulheres faz com que o diagnóstico de infarto seja subreconhecido e subtratado, ou seja, elas não recebem o melhor tratamento", explica a médica Gláucia Maria Moraes de Oliveira, membro da comissão executiva do Departamento de Cardiologia da Mulher da SBC e uma das coordenadoras do documento.

 

 SINTOMAS


Embora a dor torácica seja o sintoma mais comum de infarto agudo do miocárdio em ambos os sexos, as mulheres são mais propensas a apresentar sintomas atípicos, como dor na parte superior das costas e no pescoço, fadiga, náuseas e vômitos. Muitas mulheres relatam falta de ar, fadiga incomum ou desconforto no braço ou na mandíbula semanas antes do infarto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

FATORES DE RISCO

 

O documento destaca que as mulheres apresentam maior frequência de fatores de risco cardiovascular não tradicionais, como estresse mental e depressão. Além disso, enfrentam desvantagens sociais relacionadas à raça, etnia e renda, e também têm fatores de risco próprios do sexo feminino, como gravidez, menopausa e menarca. Embora a doença isquêmica do coração ocorra mais precocemente em homens, a incidência e a prevalência entre as mulheres aumentam consideravelmente após a menopausa. 

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS

Coluna Mulher : Pontas duplas: tire suas dúvidas e saiba como acabar de vez com elas
Enviado por alexandre em 19/05/2023 00:47:36

Especialista Pati Macedo explica a origem das pontas duplas e ensina como solucionar esse problema capilar

Inimiga do cabelo saudável, as pontas duplas deixam os fios com aquele aspecto de palha, que causa tanto incômodo nas mulheres. Por isso, é comum que muitas delas acabem optando por cortar os cabelos na intenção de acabar com as pontas duplas, mas será que essa é a única forma de lidar com isso?

 

Para responder a essa questão e esclarecer outras dúvidas, a hairstylist Pati Macedo, que é conhecida nas redes sociais por compartilhar sua rotina de trabalho com os seus seguidores, explica o que são as pontas duplas, suas causas e como solucionar esse problema. Confira!

 

Veja também

 

Conheça 6 dicas para aliviar e acalmar a pele após a depilação

 

Skin-icing funciona? Saiba o que a técnica pode fazer pela sua pele

O que são as pontas duplas?


As pontas duplas, que também podem ser triplas ou quadruplas, são resultado do desgaste da fibra capilar causado por procedimentos químicos e agressores externos, que ressecam os fios e danificam a cutícula capilar.

 

Pontas duplas: como prevenir e acabar com elas! | Blog – JustForYou

 

“Além disso, são grandes inimigas do desenvolvimento saudável dos fios, já que elas impedem que o cabelo cresça e se fortaleça, além de causarem um aspecto desagrdável”, diz Pati.

 

Quais as causas?

 

Além de fatores externos como sol e o vento, o uso de fontes de calor e processos químicos contribuem para o surgimento do problema. A má alimentação e o pouco consumo de água também interferem na saúde capilar.

 

Como acabar com as pontas duplas? - Blog Lowell - Dicas de beleza e  cuidados com seu cabelo

 

“Sobre a incidência, em geral, elas aparecem em todo e qualquer tipo de cabelo, mas nos crespos e cacheados são mais comuns porque, geralmente, são fios mais secos, uma vez que seu formato em ‘espiral’ impede que a oleosidade natural chegue com mais facilidade até as pontas”, explica.

 

Quais são os tipos?


De acordo com a especialista, existem seis tipos de pontas duplas. Veja quais são eles abaixo:

 

Ponta dupla jovem: ocorre quando outra pontinha bem pequena começa a se soltar do fio principal;
Ponta dupla em Y: em determinado ponto, o fio se parte de forma igual, criando “dois caminhos”;
Ponta dupla afunilada: nesse caso, o fio não chega a se partir, mas vai se afunilando e ficando bem ralo em direção à ponta do fio principal;
Ponta dupla incompleta: trata-se daquele fio que mantém a ponta unida, mas que se dividiu ao meio ao longo do comprimento;
Ponta dupla árvore: uma ramificação de pontas vão surgindo a partir de outras em um mesmo fio, como se fossem galhos,
Ponta dupla pena: a mesma ramificação ocorre, mas apenas na região da ponta do fio, criando pequenas pontinhas como se fossem uma pena.

 

Como resolver?


Para prevenir e tratar esse problema, é importante adotar hábitos saudáveis, utilizar protetor térmico quando expor os cabelos a fontes de calor e investir em tratamentos de hidratação e reparação dos fios.

 

Pontas duplas: Saiba as causas e como acabar de vez com elas - Quem | QUEM  Inspira

Fotos: Reprodução

 

O corte também pode ajudar neste processo, porém é importante cuidar do cabelo para evitar que as pontas duplas apareçam. “Iniciar um cronograma capilar pode fazer diferença nos fios, devolvendo a reposição de água, nutrientes e proteínas, o que fará muito bem e é sempre bem vindo”, sugere Pati.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Comece fazendo isso e não esqueça de apostar no uso de produtos que minimizem os danos do dia a dia, como o aquecimento do sol. Por fim, sempre que possível, procure um profissional que te ajude nisso. Com certeza, fará diferença”, finaliza. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS

(1) 2 3 4 ... 24 »
Publicidade Notícia