(1) 2 3 4 ... 25 »
Coluna Você Sabia? : 6 Respostas curiosas para a pergunta: quais são as chances?
Enviado por alexandre em 29/09/2023 10:21:23

Foto: Reprodução

Quando ocorre algo incomum, normalmente nos perguntamos: quais são as chances disso acontecer? E certos levantamentos compilaram algumas das estatísticas mais curiosas para responder essa pergunta. Conheça 6 delas.

 

Acidentes com quedas de aviões são assustadores, afinal dadas as circunstâncias de altitude e velocidade, as chances de sobrevivência são reduzidas.

 

Porém, a probabilidade de morrer em um acidente de avião é praticamente nula. Segundo cálculo do site The Economist, as chances de um acidente aéreo são de 1 em 5.371.369. Já o site português Vida Tranquila, utilizou dados de voos do Banco Mundial e estimou a probabilidade de uma queda de avião em 0,000017%.

 

Veja também

 

O que se sabe de novo sobre as penas dos dinossauros?

Mito ou verdade: comer sushi é realmente perigoso?

 

O Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos chegou a um número ainda mais extremo em 2022. Segundo o órgão, os dados de 2021 eram tão poucos que as chances de morrer em um acidente aéreo foram consideradas nulas.

 

1. QUAIS SÃO AS CHANCES DE MORRER EM QUEDA DE AVIÃO?

 

Acidentes com aviões comerciais são cada vez mais raros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

 

Mas, com números tão pequenos, por que ainda vemos tantas notícias de quedas? A resposta pode estar relacionada ao tipo de avião utilizado. Aviões comerciais que utilizam os aeroportos maiores estão sujeitos a muito mais fiscalização e, portanto, passam por mais revisões e controle de segurança, garantindo melhor funcionamento.

 

Já aviões privados, pequenos e aviões de serviços, como pulverização agrícola, conseguem “escapar” mais facilmente da fiscalização, o que coloca a via de tripulantes e passageiros em risco.

 

2. QUAIS SÃO AS CHANCES DE TER AS MALAS EXTRAVIADAS EM UM AEROPORTO?

 

Infelizmente, a chance de perder a mala ainda não é tão pequena. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

 

Infelizmente, as chances de perder sua mala não são tão pequenas quanto as de sofrer um acidente aéreo. Um levantamento do site Travel&Leisure afirmou que a cada mil malas movimentadas em aeroportos de todo o mundo, 6 são perdidas. Ou seja, as chances de você ter sua bagagem extraviada são de 0,6%.

 

3. QUAIS SÃO AS CHANCES DE SOFRER UM ATAQUE DE TUBARÕES?

 

Evitar as areas de risco deve ser suficiente para garantir que você nunca sofra um ataque de tubarão na vida. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

 

Segundo um levantamento de 2017 realizado pelo Museu de História Natural da Flórida, da Universidade da Flórida (EUA), a chance de uma pessoa sofrer um ataque de tubarão durante a vida é de uma em 11,5 milhões. Já o International Wildlife Museum calculou essa probabilidade em 1 em 3,75 milhões.

 

4. QUAIS SÃO AS CHANCES DE GANHAR A MEGA DA VIRADA?

 

Fazer a fé nos mesmos números ou escolher números aleatórios não faz diferença para a probabilidade de acertar a loteria. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

 

A verdade é que ganhar na loteria em qualquer época do ano salvaria a vida financeira da maioria das pessoas, mas os prêmios exorbitantes da Mega Virada chamam muito mais a atenção. Porém, acertar os números do sorteio é bem mais difícil do que ser mordido por um tubarão.

 

Segundo a Caixa Econômica Federal, as chances de acertar a Mega da Virada em 2022 e ganhar R$ 540 milhões com um jogo simples de seis dezenas, foi de 1 em 50.063.860. Quem apostou 7 números teve a probabilidade aumentada para 1 chance em 7.151.980. A melhor probabilidade era para quem apostou em 20 dezenas, mas nesse caso o sorteio custava R$ 174.420,00.

 

5. QUAIS SÃO AS CHANCES DE MORRER POR PICADA DE ABELHAS?

 

Segundo o Ministério da Saúde, houveram 303 acidentes fatais com abelhas entre no Brasil  2017 e 2022. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

 

Outro dado interessante do National Safety Council (NSC) é sobre mortes por picada de abelhas. Segundo o órgão, as chances disso ocorrer nos Estados Unidos, que podem são de uma em 54.516.

 

6. QUAIS SÃO AS CHANCES DE SER ATINGIDO POR UM RAIO?

 

Se você estiver em uma área descampada e vir uma tempestade chegando, o melhor é fugir o quanto antes. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Fotos:Reprodução

 

Segundo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil é atingido por cerca de 77,8 milhões de raios por ano. A explicação está no fato de o país ser o maior da zona tropical do planeta, onde o fenômeno ocorre com maior frequência.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Porém, as chances de ser atingido por um raio são de menores do que 1 em 1 milhão. Porém, quem está em uma área descampada em uma tempestade aumenta a probabilidade de ser atingido para 1 em mil. 

 

Fonte: MegaCurioso

LEIA MAIS

Coluna Você Sabia? : Por que os cães 'escavam' a cama antes de deitarem?
Enviado por alexandre em 26/09/2023 10:27:30

Foto: Reprodução

Comportamento curioso do seu pet

Se você tem um cachorrinho de estimação, é bem provável que já tenha notado um comportamento curioso do seu pet: na hora de se deitar na cama, os cães têm costume de tentar escavar o colchão antes de finalmente se acomodarem.

 

Quando um cachorro tenta cavar um buraco no quintal, podemos até entender — apesar de ficarmos irritados —, mas qual o motivo deles fazerem isso dentro de casa?

 

Se você observar o seu animal de estimação arranhando furiosamente a cama, o sofá ou o carpete do seu domicílio das próximas vezes, saiba que isso provavelmente é um reflexo causado pelo instinto de sobrevivência que sobrou de seus antepassados selvagens!

 

Veja também

 

Japan airlines cria programa para viagens sem roupas

Peixe de aquário mais velho do mundo pode ter mais de 100 anos!

 

CACHORROS ESCAVANDO

 

(Fonte: Getty Images)

 

Na natureza, podemos observar que os lobos também são animais que gostam de cavar um local antes de se deitarem sobre ele. Porém, esse comportamento é extremamente mais prático ao ar livre. A regulação da temperatura é algo essencial na natureza e cavar um buraco durante uma noite fria ajuda esses animais a se manterem aquecidos. Já em dias quentes, cavar um leito de solo fresco abaixo da superfície escaldante tem o efeito oposto.

 

Mesmo que os lobos se sintam confortáveis em termos de temperatura, encontrar um lugar para dormir traz benefícios adicionais para a sua sobrevivência. Por exemplo, um buraco, mesmo que raso, lhes dá um lugar para se esconder e para que possam dormir em paz, sem serem atrapalhados por outras criaturas.

 

Essa ação, por outro lado, não é tão útil assim quando a cama de cachorro é feita de tecido em vez de terra. De todo modo, isso não vai impedir que o seu pet satisfaça os seus instintos animais quando se prepara para adormecer.

 

BUSCA PELO CONFORTO

 

(Fonte: Getty Images)

Fotos:Reprodução

 

Por mais que o ato de escavar seja um reflexo de seus ancestrais, existe outra provável explicação para o fato dos cães cavarem a cama antes de dormir: uma noite de sono com mais conforto. Quando um cachorro está arranhando uma almofada, ele pode simplesmente estar tentando preparar um local mais confortável para se deitar.

 

Isso é muito parecido quando você se deita e fica afofando seus travesseiros para encontrar uma posição mais cômoda e gostosa antes de uma noite revigorante de sono. Sendo assim, não podemos julgá-los por quererem dormir melhor, não é mesmo?

 

Contanto que esse comportamento não pareça obsessivo e que não esteja arruinando qualquer objeto almofadado de sua casa, não há grandes motivos para você se preocupar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

E se o seu animal de estimação estiver simplesmente destruindo todas as camas que você compra para ele com certa frequência, então talvez seja melhor você considerar investir em um produto que resista aos ataques caninos antes do sono. Afinal, você também não gostaria de estar dormindo em um colchão desconfortável todas as noites de sua vida! 

 

Fonte: MegaCurioso

LEIA MAIS

Coluna Você Sabia? : Você realmente precisa lavar o arroz antes de cozinhar?
Enviado por alexandre em 23/09/2023 11:08:14

Foto: Reprodução

O arroz é um alimento básico na alimentação dos brasileiros e essencial para várias partes do mundo. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que 2,5 bilhões de pessoas em todos os continentes têm nele a principal fonte nutricional.

 

Estima-se que o mundo produza cerca de 500 milhões de toneladas por ano, 90% das quais são consumidas na Ásia. Apesar disso, o Brasil é o maior consumidor do cereal nas Américas.

 

Tão numerosas quantas as variedades dele, são as receitas. Cada país e cada região desenvolve maneiras de preparo para adicionar e variar o consumo da planta na sua dieta. E com tantos diferentes tipos de preparo, surge uma “polêmica”: lavar ou não lavar o arroz antes do preparo? Entenda o que a ciência diz sobre o assunto.

 

Veja também

 

Por que gatos respondem ao chamado 'pspsps'?

O cérebro humano é capaz de produzir os próprios canabinóides sob estresse

 

 

LAVAGEM E TEXTURA DO ARROZ

 

Plantação de arroz na China. (Fonte: Getty Images)

 

Por norma, a opção pela pré-lavagem ocorre quando se busca um resultado mais soltinho. Por outro lado, pratos como risoto e paella se beneficiam da não lavagem. A explicação seria a possível retirada do amido, que faria os grãos se grudarem. Porém, uma análise científica pode colocar essa percepção popular em cheque.

 

Uma pesquisa liderada por Hongyan Li, da Universidade Tecnológica e de Negócios de Pequim, comparou três tipos de preparo em diferentes tipos de arroz e as conclusões podem surpreender. Os pesquisadores analisaram três tipos de arroz e o resultado depois de uma lavagem com 10 enxágues, outra com 3 enxágues e uma sem enxágue.

 

O resultado da pesquisa mostrou que as lavagens não influenciam na textura final do arroz cozido. Por outro lado, o tipo do arroz teve uma influência maior, ainda que não muito grande. Se o resultado não indica a melhor maneira de preparar o arroz, outros fatores devem ser levados em consideração.

 

 

POR QUE LAVAR O ARROZ?

 

(Fonte: Getty Images)

Fotos:Reprodução

 

Lavar o arroz é importante para evitar uma série de contaminações, principalmente dependendo do país onde se consome. A maioria dos países com o agronegócio menos industrializado pode ter altos níveis de insetos e subprodutos, como pedra e terra na planta.

 

Mas o perigo pode ser ainda maior, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existe grande risco de contaminação por arsênico dependendo do tipo de comida consumida, e a lavagem pode diminuir as chances de ingestão.

 

O arsênico é um elemento naturalmente presente na terra e na água, mas na sua forma inorgânica ele se torna altamente tóxico. Vários países, desde a China, Argentina até os Estados Unidos, têm altos índices de concentração de arsênico inorgânico na sua água, que é usada para agricultura. E o arroz pode absorvê-la, por isso é importante lavá-lo antes do preparo.

 

Um estudo publicado no PubMed, realizado por Nolan S. Horner e Diane Beauchemin – da Queens University –, afirmou que lavar o arroz pode diminuir em até 90% a quantidade de arsênico ingerido. Porém, a lavagem também retira outros nutrientes importantes, como ferro, cobre e zinco.

 


 

Para as populações que têm o arroz como fonte primária de alimentação, isto pode causar impactos nutritivos. Outra percepção popular falsa é que lavar o arroz poderia matar bactérias. Estas, porém, são eliminadas pela alta temperatura do cozimento, tornando o ato de lavar redundante.

 

Fonte:MegaCurioso 

LEIA MAIS

Coluna Você Sabia? : Pornografia afeta mais o cérebro e a vida sexual do jovem, afirma especialista. Entenda
Enviado por alexandre em 22/09/2023 10:06:32

Foto: Reprodução

Especialista alerta que comportamento sexual compulsivo pode ser descrito como um transtorno mental

“Antes de parar, era muito difícil para mim gozar. Não tive escolha a não ser fechar os olhos e pensar em uma sequência pornô para chegar ao orgasmo. De certa forma, usei os corpos das minhas amigas para me masturbar.” Este é um dos testemunhos que o escritor Gary Wilson recolhe em seu best-seller Your Brain on Porn. Na Espanha não é fácil encontrar pessoas que queiram falar sobre o assunto. Isso nos causa muita vergonha.

 

“Podemos distinguir entre dependência de cibersexo, dependência de pornografia e dependência de sexo; Em suma, estamos falando de um comportamento sexual compulsivo que já é descrito como um transtorno mental ”, afirma o doutor em psicologia e especialista em sexologia, José Luis García. “Quem vai educar nossos filhos? Nós ou a pornografia?” García se faz essa pergunta repetidas vezes durante a entrevista.

 

“A pornografia é o manual de instruções 3.0 para as relações sexuais dos nossos meninos e meninas, e eles o validam como normal. Eles não têm outro modelo de comportamento sexual”. Segundo García, suas características psicológicas, físicas e sociais os tornam muito vulneráveis ??ao consumo de pornografia: “Eles têm um grande desejo sexual e a atração pelo risco faz parte do seu DNA, eles querem as coisas agora! “Existem condições muito oportunas para consumir.”

 

Veja também 

 

Por que as bruxas costumam ter verrugas?

Descoberta estrutura de madeira mais antiga do mundo, anterior ao homem moderno

 

Acho que agora todos conhecemos muitas das consequências do consumo compulsivo de pornografia. O mesmo acontece com o abuso de álcool, temos informações em todos os lugares, mas sempre pensamos que “o ruim” não vai acontecer conosco. E, no entanto, acontece com a gente: “No centro [de desintoxicação], a maioria das pessoas é a favor do álcool ou das drogas, mas dizem-me que as orientações são as mesmas, embora logicamente às vezes me ajudaria mais estar com pessoas com o meu mesmo problema". Este fragmento pertence a uma conversa privada com um jovem no Twitter

 

Proibição da pornografia avança em diferentes países | Mundo Conservador

 

. Mas ela não é a única, recebo semanalmente mensagens de homens que não sabem como acabar com a compulsão. Que sofrem e que escondem o que vivenciam. Sempre digo que o estigma é o fator de risco mais relevante nos comportamentos de dependência. Isso torna impossível pedir ajuda.


As famílias podem garantir que os seus filhos não consumam pornografia ou, pelo menos, fazê-lo de forma responsável? Minhas amigas (este feminino é muito representativo) já explicaram muitas vezes aos filhos que essa forma de fazer sexo não é saudável, que não é real, que o uso da violência, da humilhação e da submissão não são aceitáveis ??e que, qualquer prática que se quer realizar deve ser sempre consentido. E elas têm razão, mas o que fazemos em relação ao impacto que a pornografia tem na aprendizagem inconsciente? Quero dizer que, da mesma forma que o cachorro de Pavlov aprendeu a salivar ao ouvir o toque da campainha, nossos filhos podem aprender a associar uma ereção a estímulos completamente inesperados.

 

Não que existam muitos estudos sobre o condicionamento da resposta sexual em humanos, mas o que existe mostra que a excitação pode ser condicionada, especialmente antes de atingir a idade adulta. Há, por exemplo, um tanto antigo, mas muito marcante, onde se mostra como alguns homens que assistem pornografia combinada com objetos comuns como um pote cheio de moedas, mais tarde ficam excitados (com a ereção correspondente) apenas com a jarra. Não há necessidade de pornografia.

 

Os adolescentes relatam experiências que produzem excitação sexual muito mais rápida e diretamente do que nós, adultos. Eles são muito vulneráveis ??(e seu circuito de recompensa está fazendo a conga!). Quando estão na frente da tela observando as idas e vindas de pessoas nuas, seu cérebro produz picos muito altos de diferentes hormônios, mas ao mesmo tempo ficam entediados com muita facilidade.

 

É como uma montanha-russa de dopamina, o árbitro que os fará lembrar dessas experiências para repeti-las continuamente. Você conhece o fenômeno da “poda neural” na adolescência? Aquele que determina quais conexões neurais sobreviverão e quais serão descartadas? Pois bem, se nossos filhos usarem muito esse tipo de estímulo, correrão o risco de ficar sem outros e seu cérebro irá “registrá-lo”.


Há outro exemplo bastante impressionante de condicionamento, desta vez com ratos. Os pesquisadores misturaram machos virgens na mesma gaiola com fêmeas sexualmente receptivas que haviam sido previamente pulverizadas com cadaverina, substância que produz o cheiro putrefativo na carne em decomposição. Como alguns devem saber, os ratos evitam carne estragada, é um comportamento inato.

 

Na verdade, eles costumam enterrar seus amigos mortos. O que você acha que aconteceu com aqueles garotos peludos? Exatamente, eles acasalaram e ejacularam repetidamente, sem qualquer escrúpulo. Mais tarde, após alguns dias, os machos receberam um “brinquedo”, um pequeno pedaço de madeira impregnado com cadaverina. O resultado foi o mesmo de quando lhes deram madeira untada com secreções vaginais (prática comum neste tipo de estudo): mordiscaram-na e brincaram com ela como fariam em qualquer outro namoro.

 

Smartphone telefone célula pornografia proibição vector • adesivos para a  parede banido, restrição, proibir | myloview.com.br

Foto: Reprodução

 

Outro estudo mais recente, publicado na Nature, em vez de simplesmente mostrar imagens pornográficas a um grupo de homens com consumo compulsivo de pornografia, adicionou um “símbolo” (uma árvore e uma cadeira) pouco antes de projetar a imagem. Após várias rodadas, os homens associaram consciente e inconscientemente o símbolo à excitação sexual.

 

No final, todos rapidamente condicionaram sua excitação à árvore ou à cadeira. Mas o incrível é que houve um grupo de homens que não tinha a compulsão (grupo de controle) que demorou muito mais para se condicionar. Ou seja, o usuário compulsivo de pornografia associa mais rapidamente os estímulos em torno da pornografia à sua própria excitação. “Esses estudos ajudam a explicar por que quando você desbloqueia seusmartphone ou ouvir seus pais saindo de casa, você sente um formigamento na virilha”, acrescenta Wilson no capítulo que dedica ao comportamento condicionado.

 

Não devemos encarar levianamente a revolução que estamos a viver na forma como vivenciamos o sexo porque a experiência está a ser realizada em crianças e adolescentes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Oihan Iturbide é biólogo clínico, mestre em Bioética e Comunicação Científica, Médica e Ambiental. Ele é editor da Next Door Publishers e da Yonki Books. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS

Coluna Você Sabia? : 5 fatos históricos completamente grotescos sobre a higiene humana
Enviado por alexandre em 18/09/2023 09:58:32

Foto: Divulgação

Afinal, como ficar sem aquele banho diário ou sem escovar o dente várias vezes ao dia para garantir a saúde bucal?

Se você é brasileiro, é bem provável que uma rotina de higiene pessoal seja algo importantíssimo para você. Afinal, como ficar sem aquele banho diário ou sem escovar o dente várias vezes ao dia para garantir a saúde bucal? Embora esses sejam hábitos comuns para nós, eles não são tão comuns assim em outras culturas e muito menos comuns em relação à forma como os humanos se comportavam no passado.

 

Em outros tempos, a maioria das pessoas não se importava tanto assim com hábitos de higiene pessoal e, por vezes, faziam algumas coisas bem nojentas. Ficou curioso para saber sobre o que estamos falando? Veja só essa lista com alguns dos hábitos mais bizarros tidos pelos seres humanos no passado!

 

Veja também

 

Gelo grelhado: será que a suposta nova comida de rua da China é real?

Por que não existe McDonald's na Bolívia?

 

 

1. BANHOS RAROS

 

(Fonte: Getty Images)

 

A Idade Média foi o primeiro período histórico em que as pessoas passaram e buscar encanamento básico e se manter razoavelmente limpas. Mesmo assim, era costume entre as pessoas dessa época tomar apenas um banho por semana, mesmo que passassem o dia inteiro trabalhando suadas sob o sol escaldante.

 

Para piorar a situação, a maioria das pessoas precisava se banhar em banheiros públicos, a menos que viessem de uma família rica. Pelo menos, nessa época os primeiros sabonetes já haviam sido inventados, o que garantia uma fragrância um pouco melhor após a ducha.

 

2. CLAREAMENTO FEITO COM URINA

 

(Fonte: Getty Images)

 

Os Antigos Romanos eram conhecidos por serem bastante avançados para a época, no que diz respeito à higiene. Parte do seu conhecimento dos primeiros produtos químicos fez com que eles percebessem que a amônia estava presente no xixi, o que tornava esse líquido um agente de limpeza realmente eficiente.

 

A amônia é usada até hoje para limpeza, mas encontramos maneiras mais higiênicas de obter esse produto. Naquela época, os romanos usavam xixi fresco para clarear os dentes e até mesmo limpar roupas. Logo, é de se imaginar o cheiro que ficava impregnado.

 

3. PERUCAS DE ANIMAIS

 

(Fonte: Getty Images)

 

Embora o uso de perucas seja algo que existe há muito tempo, a higienização dessas peças mudou bastante com o passar dos anos. A grande maioria das perucas antigas eram geralmente feitas de crina de cavalo. Perucas feitas de pelos de animais, por sua vez, são difíceis de limpar adequadamente.

 

Para piorar a situação, elas costumavam atrair muito mais piolhos. Mesmo assim, muitos povos antigos as viam como um escudo protetor em surtos dessa praga. Em determinado período histórico na Roma Antiga, era comum que pessoas raspassem a cabeça e usassem perucas no lugar, de maneira que a peruca pegasse piolhos e você não.

 

4. COCÔ DE CAVALO EM TODA PARTE

 

(Fonte: Getty Images)

 

Antigamente, as pessoas tinham um problema para resolver ao atravessar as ruas de uma cidade: fezes de cavalo. Como esses animais eram usados como principal modo de locomoção no passado, era comum que a maioria das vias de um município estivessem infestadas por esterco.

 

Em 1894, por exemplo, Londres e várias outras cidades grandes não conseguiam dar conta de limpar tamanha quantidade de cocô. Foi somente com a invenção dos primeiros automóveis que essa crise sanitária foi sendo resolvida aos poucos.

 

5. BANHEIROS INSALUBRES

 

(Fonte: Getty Images)

Foto: Reprodução

 

A Roma Antiga sempre recebeu muito crédito pelo seu incrível sistema de encanamento público. No entanto, a situação não era tão maravilhosa como os livros de história fazem parecer. Como os canos antigos que eles usavam eram bastante largos, os ratos entravam e saíam com muita facilidade pelos banheiros.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Logo, esses animais podiam subir em você enquanto durante suas necessidades. Isso significava que não era tão incomum assim ser mordido por um rato enquanto você usava o banheiro. Além disso, para limpar suas partes íntimas, os banheiros públicos utilizavam uma espécie de esponja comunitária presa a um palito, enxaguando-a com água antes de passá-la para a próxima pessoa. Nojento, não é mesmo?

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS

(1) 2 3 4 ... 25 »
Publicidade Notícia