(1) 2 3 4 ... 69 »
Ciência & Tecnologia : Cientistas vasculham a internet em busca de viajantes do tempo
Enviado por alexandre em 25/07/2024 09:29:13

Os cientistas Robert Nemiroff e Teresa Wilson procuraram por pistas que possam indicar a presença de pessoas que vieram do futuro

Em uma tentativa de responder a uma das principais perguntas da humanidade, dois físicos da Michigan Tech, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa inédita atrás de evidências da existência de viajantes do tempo. Os cientistas Robert Nemiroff e Teresa Wilson vasculharam a internet em busca de pistas que possam indicar a presença de pessoas que vieram do futuro.

 

O artigo Pesquisando na internet por evidências de viajantes no tempo está disponível para download. No texto de 11 páginas, que ainda não foi publicado em nenhuma revista científica, os pesquisadores indicam que se concentraram em identificar informações que não poderiam ser conhecidas no passado, ou seja, conteúdos que só poderiam ter sido publicados por alguém com conhecimento prévio de eventos futuros.

 

Dessa forma, os pesquisadores utilizaram termos de busca específicos, como "papa Francisco", que se tornou conhecido apenas após sua eleição, em março de 2013. A ideia era encontrar menções ao evento antes que eles ocorresse, o que seria uma forte evidência de que alguém do futuro havia deixado essa informação. Outro termo pesquisado foi sobre o cometa C/2012 S1, descoberto por um astronômo da Bielorússia, em setembro de 2012.

 

Veja também

 

'Superjúpiter': James Webb flagra planeta que leva mais de 1 século para dar volta em sua estrela

 

Sombras se movem pela superfície mais rápido que a velocidade da luz

 

Os físicos vasculharam mecanismos de buscas, como o Google Trends, e redes sociais, como Facebook e X, o antigo Twitter. Apesar do esforço e da abrangência da pesquisa, nenhum resultado conclusivo foi encontrado. Não houve menções a eventos futuros em fóruns, redes sociais ou mecanismos de busca que pudessem ser atribuídas a viajantes do tempo. Apesar de não terem encontrado evidências, os pesquisadores sugerem diversas explicações para a ausência de resultados:

 

Impossibilidade de deixar rastros: Pode ser que os viajantes do tempo não consigam deixar vestígios duradouros no passado, incluindo informações digitais.

 

Limitações da pesquisa: A pesquisa pode não ter sido abrangente o suficiente para encontrar todas as possíveis evidências.

 

Intenção de se esconder: Viajantes do tempo podem estar deliberadamente evitando deixar rastros para não serem descobertos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Leis da física: Pode haver leis da física ainda desconhecidas que impeçam a viagem no tempo ou a comunicação entre diferentes linhas do tempo.

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ciência & Tecnologia : Apagão cibernético: CrowdStrike culpa bug em atualização de conteúdo por pane global
Enviado por alexandre em 24/07/2024 10:23:58

Empresa diz que mecanismo de segurança falhou, permitindo que defeito fosse enviado

A CrowdStrike Holdings Inc., a empresa de cibersegurança no centro de interrupções globais de TI, que afetaram operações de bancos, companhias aéreas, hospitais e Bolsas da Austrália e Japão até o Reino Unido, disse que um bug em um mecanismo de segurança permitiu que dados defeituosos fossem enviados aos clientes em uma atualização malfeita, causando o colapso da semana passada.

 

A empresa dos EUA está tentando juntar os eventos que levaram a uma das falhas de TI de maior impacto já vistas no mundo. O incidente derrubou sistemas de computadores Microsoft Windows em todo o planeta na sexta-feira.

 

A Microsoft e a CrowdStrike lançaram correções na semana passada e muitos sistemas foram restaurados. Mas por várias horas, banqueiros em Hong Kong, médicos no Reino Unido e socorristas em New Hampshire se viram bloqueados de programas críticos para manter suas operações funcionando. Mais de 8,5 milhões de usuários do Windows foram afetados, segundo a Microsoft.

 

Veja também

 

Reunião do G20 discute taxação de super-ricos e emergência climática

 

Piolho-do-mar é o 'vilão' da alta no preço do salmão

 

FALHAS DA MICROSOFT IMPACTAM VIAJANTES NO AEROPORTO DE BERLIM BRANDENBURG

 

Viajantes aguardam após uma interrupção global impactar sistemas de computadores, no Aeroporto de Berlim Brandenburg, na Alemanha, em 19 de julho. — Foto: Liesa Johannssen/Bloomberg

 

No relatório, a empresa disse que regularmente faz o que são conhecidas como atualizações de configuração de conteúdo de segurança, destinadas a ajudar a empresa a observar, detectar ou prevenir atividades maliciosas, dependendo da configuração da política do cliente. Uma “atualização problemática de configuração de conteúdo de Resposta Rápida” continha um erro não detectado e derrubou os sistemas Windows, disse a empresa em uma revisão preliminar pós-incidente, publicada cerca de cinco dias após o incidente.

 

A CrowdStrike disse que melhoraria os testes de Resposta Rápida de Conteúdo no futuro, de várias maneiras. Disse que uma nova checagem “está em processo” para corrigir o Validador de Conteúdo defeituoso que falhou em verificar o conteúdo problemático. A CrowdStrike também planeja escalonar futuras implementações de atualizações para serem testadas em partes - conhecido como implantação canária - antes de serem lançadas em grande escala.

 

AEROPORTO INTERNACIONAL DE HONG KONG ENQUANTO FALHA DA MICROSOFT INTERROMPE SERVIÇOS AÉREOS

 

Um aviso exibido durante uma interrupção mundial de sistemas no Aeroporto Internacional de Hong Kong, em Hong Kong, em 19 de julho. — Foto: Yik Yeung-man/Bloomberg

Fotos:Reprodução

 

Finalmente, a empresa disse que permitiria aos clientes maior controle sobre a entrega de tais conteúdos, para poderem selecionar quando e onde as atualizações são implantadas. As ações da CrowdStrike caíram quase 30% após a falha, reduzindo bilhões de dólares de seu valor de mercado.

 

O Comitê de Segurança Interna da Câmara dos EUA solicitou a presença do Diretor Executivo George Kurtz e os legisladores pediram que ele explicasse como a empresa mitigará os riscos de um incidente semelhante no futuro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Shawn Henry, diretor de segurança da CrowdStrike, pediu desculpas em um post no LinkedIn na segunda-feira, dizendo que a empresa “falhou” com seus clientes. “A confiança que construímos aos poucos ao longo dos anos foi perdida em abundância em poucas horas, e foi um golpe no estômago,” disse ele. 

 

Fonte:O Globo

LEIA MAIS

Ciência & Tecnologia : Misterioso 'oxigênio negro' é descoberto nas profundezas do ocean
Enviado por alexandre em 23/07/2024 09:58:51


Fato foi tão surpreendente que cientistas pensaram se tratar de dados errados

 Nas profundezas do oceano Pacífico, ao largo da costa do México, os cientistas descobriram que o oxigênio não vem de organismos vivos, mas sim de nódulos polimetálicos, uma espécie de pequenas pedras. A descoberta coloca em questão a teoria sobre as origens da vida, de acordo com um estudo publicado, nesta segunda-feira (22), na revista científica Nature Geoscience.

 

Este peculiar "oxigênio negro" é produzido por um processo diferente da fotossíntese, a mais de 4.000 metros de profundidade, na planície abissal da zona de fratura de Clarion-Clipperton, no centro do Pacífico, em frente à costa oeste do México. Os nódulos polimetálicos são agregados minerais ricos em metais (manganês, cobre, cobalto...) muito procurados pela indústria para fabricação de baterias, aerogeradores ou painéis fotovoltaicos.

 

Um navio da Associação Escocesa para Ciências Marinhas (SAMS) estava realizando amostragens na área para avaliar o impacto dessa prospecção de metais em um ecossistema que abriga espécies animais únicas, que sobrevivem sem luz. "Estávamos tentando medir o consumo de oxigênio no fundo do oceano usando câmaras bentônicas", disse à AFP Andrew Sweetman, autor principal do estudo.

 

Veja também

 

Optimus: Tesla usará seus robôs humanoides já no próximo ano

 

Carro voador construído no interior de São Paulo é lançado na Inglaterra

 

O processo envolve instalar essas câmaras no sedimento marinho e observar como a concentração de oxigênio na água diminui dentro delas, à medida que é absorvido pela respiração dos organismos vivos. No entanto, algo inesperado ocorreu: "o oxigênio aumentava na água sobre os sedimentos, em completa escuridão e sem fotossíntese", explicou Sweetman, líder do grupo de pesquisa em ecologia e biogeoquímica de fundos marinhos da SAMS.

 

SURPRESA DOS CIENTISTAS

 

Cientistas descobrem misterioso 'oxigênio negro' produzido nas profundezas  do Oceano Pacífico | Exame

Foto: Reprodução/Internet

 

A surpresa foi tão grande que os cientistas chegaram a pensar que seus sensores submarinos estavam fornecendo dados incorretos. Os especialistas repetiram o experimento a bordo do navio para verificar se o fenômeno se repetia. Mais uma vez, observaram que o oxigênio aumentava nas amostras de sedimento, em completa escuridão.

 

"Detectamos uma tensão elétrica na superfície dos nódulos quase tão alta quanto em uma pilha AA", descreveu Sweetman, comparando os nódulos a "baterias dentro de rochas". Essas propriedades surpreendentes podem ser resultado de um processo de eletrólise da água, que separa suas moléculas em hidrogênio e oxigênio usando corrente elétrica.

 

"O descobrimento da produção de oxigênio por um processo diferente da fotossíntese nos leva a repensar como a vida surgiu na Terra", comentou Nicholas Owens, diretor da SAMS. A visão convencional é que o oxigênio começou a ser produzido há cerca de 3 bilhões de anos por cianobactérias, levando ao desenvolvimento de organismos mais complexos.

 

"A vida poderia ter começado em lugares diferentes da superfície terrestre e perto da superfície do oceano. Dado que este processo existe em nosso planeta, poderia criar habitats oxigenados em outros 'mundos oceânicos' como Encélado ou Europa (luas de Saturno e Júpiter) e assim criar condições para a vida extraterrestre", sugeriu Sweetman.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Ele acredita que este estudo possibilitará uma melhor regulamentação da exploração mineral em águas profundas, com base em informações ambientais mais precisas.

 

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS

Ciência & Tecnologia : Apagão cibernético afeta voos, bancos e serviços de comunicação no mundo todo
Enviado por alexandre em 19/07/2024 09:23:13


Apagão cibernético — Foto: reprodução

Diversos países relataram falhas técnicas que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços nesta sexta-feira (19). Com informações do Globo.

A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália informou que várias empresas foram impactadas por um “apagão técnico em larga escala”. O incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

De acordo com a Associated Press, usuários da Microsoft em todo o mundo estão sendo prejudicados pelo apagão. A empresa de segurança cibernética CrowdStrike confirmou em um comunicado que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”.

Empresas nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia e Holanda também enfrentaram dificuldades. Até o momento, não há notícias de problemas no Brasil.

Grandes companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, cancelaram todos os voos na manhã de sexta-feira, conforme comunicado da Administração Federal de Aviação (FAA). “Todos os voos, independentemente do destino”, foram suspensos devido a “problemas de comunicação”, segundo a FAA.

Na Alemanha, o aeroporto de Berlim Brandenburg interrompeu voos na manhã desta sexta-feira devido a um “problema técnico”. Uma porta-voz disse à AFP que “há atrasos no check-in e as operações de voo foram canceladas”, acrescentando que ainda não há previsão para a normalização.

Já no Reino Unido, a maior operadora ferroviária do país enfrenta problemas de TI “generalizados” que podem causar cancelamentos de última hora. “Estamos enfrentando problemas de TI em toda a nossa rede”, afirmaram as quatro companhias ferroviárias do grupo Govia Thameslink Railway na rede social X.

Aeroportos na Espanha, Holanda, Índia, China, Singapura e França também foram afetados pela falha de TI global. Nos Estados Unidos, veículos de comunicação informaram que os serviços de emergência 911 estão fora de operação em diversos estados.

Confira outros vídeos:https://www.diariodocentrodomundo.com.br/videos-apagao-cibernetico-afeta-voos-bancos-e-servicos-de-comunicacao-no-mundo-todo/

Ciência & Tecnologia : Acessos maliciosos são 7% do tráfego na web
Enviado por alexandre em 18/07/2024 15:03:44

As atividades maliciosas somam 7% do tráfego total na web. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Cloudflare

As atividades maliciosas somam 7% do tráfego total na web. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Cloudflare. O número representa um aumento de um 1% em relação ao mesmo estudo de 2023. Para a companhia, as guerras entre Rússia e Ucrânia, Israel e Hamas e as eleições no geral são a possível causa desse crescimento de atividades maliciosas.

 

Para a empresa de segurança, esse contexto faz com que grupos hackers ligados a governos fiquem mais ativos. Vale lembrar que em 2024 há eleições municipais no Brasil, eleições presidenciais nos EUA e recentemente houve eleições parlamentares na França e Reino Unido, para citar alguns exemplos.


Ainda de acordo com a Cloudflare, os ataques DDoS são os mais comuns contra serviços web e seu volume aumentou entre fevereiro e março de 2024. DDoS significa Distributed Denial of Service, ou ataque distribuído de negação de serviço. É um tipo de ataque virtual em que um invasor tenta sobrecarregar um servidor, site ou rede com tráfego malicioso da Internet.

 

Veja também 

 

O que existe no lado oculto da Lua? Cientistas tentam descobrir

 

Transformar a urina em água potável: este traje poderia revolucionar a exploração espacial

O objetivo é tirar um site ou um serviço online do ar. De acordo com Cloudflare, cerca de 4,5 milhões de ataques DDoS únicos foram menos intensos apenas no primeiro trimestre de 2024. Esse número representa 32% de todos os ataques combatidos pela empresa em 2023. Nesse ritmo, o ano de 2024 pode superar com sobras a marca desse tipo de invasão. Ainda assim, o maior risco para a cibersegurança é a rapidez em atacar falhas “dia-zero”.

 

Trata-se um ataque cibernético que explora uma vulnerabilidade de segurança em software, hardware ou firmware de computador que ainda não foi corrigida. O termo "dia-zero" refere-se ao fato de que o fornecedor ou desenvolvedor do software só acaba de conhecer a falha, o que significa que tem "zero dias" para a corrigir.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Falhas do tipo dia-zero, ou zero day, recebem este nome devido a sua gravidade. O problema é tão perigoso que exige da empresa uma correção imediata, no “dia zero” em que se soube da falha. 

 

Fonte: Extra

 

LEIA MAIS

(1) 2 3 4 ... 69 »
Publicidade Notícia