Cidades : Por que tantas crianças sentem medo do papai noel?
Enviado por alexandre em 19/12/2023 10:50:12

Medo do Papai Noel

Para muitos pais, levar os filhos para conhecer o Papai Noel durante a temporada de Natal é uma tradição alegre e cheia de expectativas. No entanto, não é incomum testemunhar crianças se debulhando em lágrimas assim que são colocadas no colo do bom velhinho.

 

Esse fenômeno levanta questões sobre por que tantas crianças reagem dessa maneira aparentemente desproporcional ao encontrar o ícone natalino.
 

O primeiro motivo pelo qual muitas crianças choram ao conhecer o Papai Noel está enraizado na ansiedade diante do desconhecido. A psiquiatra Gail Saltz, do Hospital Presbiteriano de Nova York, Weill-Cornell Medical College, ressalta que a apresentação típica do Papai Noel, com seu terno vermelho e barba espessa, pode ser avassaladora quando vista pessoalmente. Além disso, a proximidade imediata, sem uma introdução adequada, pode intensificar a ansiedade da criança, que se sente jogada em uma situação desconfortável.

 

Veja também 

 

Extinção de animais gigantes afetou evolução, diz estudo

Cientistas criam estratégia para convencer população a beber menos

(Fonte: Getty Images)

Foto: Reprodução

 

Saltz também destaca que a longa barba, que obscurece suas expressões faciais, pode ser particularmente perturbadora para as crianças, que dependem das pistas visuais para interpretar o estado emocional das pessoas ao seu redor. Além disso, embora a ansiedade em relação a estranhos seja mais comum entre os 8 meses e os 2 anos, ela pode persistir em idades mais avançadas.

 

Outro fator significativo é a dificuldade que as crianças têm em separar a fantasia da realidade, especialmente durante o período de desenvolvimento entre os 15 meses e os 7 anos. Ari Brown, pediatra em Austin, Texas, e fundadora do 411 Pediatrics, destaca que, nessa fase, as crianças podem ter medos significativos de figuras que os adultos consideram benignas, como o Papai Noel. O contraste entre a imagem fantasiosa e sua presença real pode ser confuso e assustador para os pequenos, contribuindo para as reações emocionais intensas.

 

Para minimizar essa ansiedade, os pais podem optar por exposições graduais ao Papai Noel, como mostrar livros, fotos e desenhos animados que apresentam o personagem de maneira mais familiar. Essa preparação pode ajudar a dessensibilizar a criança e tornar a experiência ao vivo menos assustadora.

 


 

Entender por que tantas crianças choram ao conhecer o Papai Noel é o primeiro passo para tornar essa experiência natalina mais agradável para os pequenos. A ansiedade diante do desconhecido, a dificuldade em separar fantasia da realidade e a fase de desenvolvimento infantil são fatores-chave a serem considerados. Com paciência, exposição gradual e abordagens respeitosas, os pais podem ajudar a superar o medo, transformando o encontro em uma lembrança mágica e positiva da temporada de Natal.

 

Fonte: Mega curioso

LEIA MAIS

Publicidade Notícia