Painel Político - Painel Político por Alan Alex - Notícias
(1) 2 3 4 ... 156 »
Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 29/01/2016 23:47:14

Atual gestão do Sindsaúde também deixou filiados sem planos de saúde; Sindicatos de Rondônia formaram um grande “grupão” que se perpetua no poder

Tá tudo certo mesmo?

A secretária de educação do Estado, Fátima Gavioli concedeu entrevista esta semana a uma rádio e a impressão que eu tive ao ouvir o programa foi que a educação em Rondônia está vivendo no melhor dos mundos, quase uma Finlândia. Deve ser por isso que o SINTERO se calou na gestão Confúcio Moura. Os professores devem estar sendo excelentemente remunerados, as escolas estão fantásticas em termos de estrutura e qualidade de ensino. Deu até vontade de voltar para a sala de aula.

Grupão

Falei sobre o assunto na semana passada e volto ao tema, a questão dos sindicatos. O Sintero é um exemplo de, como chamam os próprios sindicalistas, “pelego”. A diretoria atual, reeleita em um tumultuado pleito, com uso descarado da máquina sindical, simplesmente desapareceu em relação as demandas de seus filiados. Uma pena, já foi um sindicato combativo. Mas fica evidente também perceber uma aliança entre as lideranças sindicais de Rondônia, um apóia o outro durante as eleições, uma verdadeira promiscuidade que passa desapercebida pela justiça. E os filiados, sempre ocupados trabalhando, não tem tempo para participar da vida política de seus sindicatos. Temos então a perpetuação das chamadas “lideranças”.

Manobras

O Sindsaúde, por exemplo, que realiza eleições na próxima semana, fez um verdadeiro malabarismo para não perder sua sede campestre em uma das ações movidas por credores. O atual presidente Caio Marim transferiu a sede, que antes pertencia ao sindicato, para uma associação criada também por ele, com o único fim de administrar a sede. Com isso, a propriedade não pode ser arrestada pela justiça. E ações contra o sindicato não faltam, inclusive uma movida pela Unimed, que suspendeu os planos dos filiados, que de uma hora para outra se viram sem plano, perderam as carências quando fizeram a migração e agora estão em situação complicada.

Devassa da devassa

Agora a vida do ex-presidente Lula está complicada. Pior, está complicando também a vida de seus vizinhos de triplex. O Ministério Público Federal marcou para fevereiro a oitiva de todos os moradores do Solaris, prédio de apartamentos no qual Lula e Marisa possuem um triplex supostamente pago por empreiteiras que prestavam serviços ao governo. Com isso, o mito de “alma mais honesta do mundo” começa a desabar. E se dona Marisa vacilar em seu depoimento, a coisa pode ficar muito feia para o casal.

Impotente

Quem não está nada satisfeita com esses desdobramentos da Operação Lava Jato é a presidente Dilma, que está vivendo um verdadeiro inferno astral. Pior que em relação ao “companheiro Lula” ela não tem como fazer nada. Aliás, ela está com problemas bem maiores, como a baixíssima popularidade, a falta de confiança do mercado exterior, a volta do Congresso em fevereiro, quando serão retomadas as discussões sobre o impeachment e claro, a manutenção do próprio cargo. Se Dilma conseguir superar todos esses desafios, ainda terá uma última questão a resolver, quem será seu sucessor? Dependendo de quem seja, ela pode passar pelos mesmos problemas que Lula vive atualmente, o de ter a vida financeira devassada.

E para piorar

Este ano o Brasil vai sediar as Olimpíadas, um evento de projeção global, em meio a uma crise política, zika vírus e a fedentina da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Teremos ainda eleições municipais que devem marcar o início do fim do PT (dificilmente vai conseguir eleger prefeitos e vereadores) e somado a tudo isso uma inflação que avança, um crescimento que encolhe e uma das mais altas taxas de juros bancários do planeta. 2016, pelo jeito, será um ano muito, mas muito complicado para Dilma e seu “conselhão”, que reúne gente de todas as profissões e ramos. E como é típico do PT, reúne, reúne e ninguém resolve nada.

Na Prime

Degustações na Prime. Uma experiência gastronômica. Grupos fechados de 6 a 10 pessoas. São 6 cortes especiais de carnes nobres, 6 acompanhamentos e, em parceria com a Mister Malte cervejas especiais, 6 cervejas que harmonizam com cada corte. Todos os cortes e todas as cervejas são explicados, acompanhando folhetos impressos. Maiores informações na Prime, pelo telefone (69) 3015-5214 ou whatsapp (69) 9981-2280. Faça seu grupo e agente uma degustação. Av. Jorge Teixeira, 2773.

Sem dinheiro

Lauro Jardim, do jornal O Globo, informa que é de R$ 20 bilhões o déficit do Estado do Rio de Janeiro para 2016, de acordo com estimativas do govern o Pezão. A propósito, fevereiro começou e Luiz Fernando Pezão não tem a menor ideia de onde conseguirá dinheiro para pagar os salários do funcionalismo relativos a janeiro.

Encalacrado

E a situação do casal Lula/Marisa só piora. Nesta sexta-feira, em seu perfil no Facebook, declarou que “apenas frequenta o sítio em Atibaia” e que o mesmo seria de “amigos da família”. Envolto em um turbilhão de denúncias e com gente querendo sua cabeça, Lula deveria começar a repensar suas declarações. A “alma mais honesta do mundo”, pelo jeito, está cada dia mais complicada.

Em nota

Divulgada pelo Instituto Lula nesta sexta-feira, o ex-presidente diz que ele e sua esposa “nunca esconderam que ela adquiriu, em 2005, uma cota da Bancoop, paga em prestações mensais, que foi declarada no Imposto de Renda”. “Mas nunca foram proprietários de apartamento em qualquer condomínio da Bancoop ou de suas sucessoras”. Na quarta-feira, 27, a Operação Lava Jato deflagrou a Triplo X, sua 22ª fase, que tinha como alvos a Bancoop, a OAS e a Mossack Fonseca. Segundo a PF, esta etapa da investigação apura a ocultação de patrimônio por meio de um empreendimento imobiliário, o Condomínio Solaris.

Em Rondônia

Sete, das 52 prefeituras cancelaram o carnaval este ano em função da crise financeira. Pimenta Bueno, Vilhena, Rolim de Moura, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Ariquemes e Seringueiras vão ficar sem carnaval. A maioria das cidades de Rondônia passa por dificuldades. Faltam recursos para coisas básicas, então a decisão dessas prefeituras é a mais correta.

Decisão federal

O juiz federal Dimis da Costa Braga, que está respondendo pela 2ª Vara Federal em Rondônia, determinou em sentença que a faculdade Uniron efetue a matrícula de uma aluna no curso de Arquitetura independente da apresentação do certificado de conclusão do nível médio (2º grau). A estudante realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obteve nota suficiente para ingressar no curso, com bolsa de 50% financiada pelo Prouni. Ela ainda está concluindo o ensino médio na escola Padre Moretti e quando ela fez o Enem ainda não tinha 18 anos completo. Em sua decisão, o magistrado determinou que a escola emita o certificado em um prazo de 5 dias “uma vez que a aluna demonstrou extraordinário aproveitamento escolar” e que regra de ter 18 anos completos para conclusão do ensino médio deve ser flexibilizada. O magistrado também determinou que a faculdade realize a matrícula independente da apresentação do certificado.

Quer ser indenizado

O jornal O Globo informa nesta sexta-feira que o empresário Marcelo Odebrecht, preso desde junho na Operação Lava-Jato, processa União sob a acusação de que a força tarefa da Lava-Jato e o próprio juiz Sérgio Moro divulgaram indevidamente “informações de natureza íntima” sobre ele e seus familiares nas investigações. O pedido da defesa de Odebrecht foi feito no final de novembro e aceito parcialmente pela juíza Tatiana Pattaro Pereira, 21ª Vara Cível de São Paulo, no final do ano passado. Além de indenização por danos morais, os advogados queriam o recolhimento das imagens e fotos anexadas nas investigações, mas o pedido foi rejeitado pela juíza. Para Marcelo Odebrecht e seus familiares, o juiz Sérgio Moro, os servidores da Justiça Federal de Curitiba e a Polícia Federal agiram sem “prudência e cuidado” ao divulgar informações familiares. A juíza aceitou continuar com a ação por danos morais, mas rejeitou o pedido de recolhimentos dos documentos anexados a investigação. De acordo com Pereira, ela não tem competência para avaliar a importância dos fatos anexados à investigação. No ano passado, a defesa do empreiteiro entrou com uma solicitação para que o juiz seja investigado na Corregedoria Nacional de Justiça, à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 4ª Região. O empreiteiro acusa o magistrado de ter permitido que dados e arquivos pessoais seus vazassem, ao incluir no processo judicial fotos das filhas e senhas de cartões de crédito de Marcelo. O material estava armazenado no celular que foi apreendido pela PF. Marcelo Odebrecht é acusado de pagar propina para que a sua empresa vencesse licitações para obras na Petrobras.

Clínica Mais Saúde informa – Exercícios não são o suficiente para perder peso, diz estudo

A prática de exercícios é parte fundamental de qualquer programa de combate à obesidade, mas um novo estudo publicado ontem no periódico científico “Current Biology” indica que o aumento na atividade física não é sempre o bastante para perder peso a longo prazo, embora ela continue essencial para ter uma vida saudável. Segundo pesquisadores liderados por Herman Pontzer, da Universidade da Cidade de Nova York (Cuny), nossos corpos acabam adaptando o nível de gasto de energia diário para permanecer o mesmo com ou sem a prática, o que significa que não necessariamente queimamos aquelas calorias extras apenas nos exercitando mais. Assim, eles defendem uma reavaliação dos impactos da atividade física no nosso balanço energético, e lembram a importância da combinação de uma dieta alimentar com os exercícios para alcançar os objetivos de perda de peso. De acordo com os cientistas, a descoberta ajuda explicar porquê as pessoas que começam um programa de atividades físicas para perder peso frequentemente vêm um declínio, ou mesmo uma reversão, nesse processo em alguns poucos meses. Grandes estudos comparativos anteriores já tinham mostrado que pessoas com um estilo de vida mais ativo tinham um gasto de energia diário similar ao de pessoas mais sedentárias, mas até agora não havia nenhuma indicação direta de como isso influenciaria a perda de peso. Diante disso, os pesquisadores afirmam que não se pode presumir que mais exercícios sempre se traduzirão em mais calorias queimadas. Segundo eles, provavelmente existe um “ponto ideal” na atividade física, em que pouco é prejudicial à saúde, mas demais leva o corpo a fazer grandes ajustes para se adaptar.

Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 27/01/2016 20:21:30

Rede

O pastor Aluizio Vidal, que foi candidato ao Senado nas últimas eleições vai disputar a prefeitura de Porto Velho pelo Rede Sustentabilidade, de Marina Silva. Mas o partido vai enfrentar seu primeiro grande desafio na política este ano, o de captar recursos para a campanha. Esse problema acompanha Vidal desde quando foi candidato pelo PSOL e pelo jeito vai ser bem difícil de resolver. O partido também deve lançar nominata de candidatos a vereador.

Anúncio oficial

Já o deputado estadual Léo Moraes anunciou nesta quarta-feira, em programa de rádio na capital, que é pré-candidato à prefeitura de Porto Velho, “isso é claro, se a população quiser”, acrescentou. Com o anúncio de Léo e de Aluízio, já temos confirmados três pré-candidatos, o terceiro é Nazif. O PMDB vem brigando internamente. Uma ala quer lançar Williamens Pimentel, defendendo candidatura própria. Outra prefere aliar-se com Nazif (que também gostaria) e indicar o vice, que possivelmente seria Emerson Castro. Por enquanto Pimentel tem levado a melhor na disputa.

Já os tucanos

Estão em voo cego sem definir onde pousar. Insistem com Mariana Carvalho encabeçando uma chapa ou no máximo aceitam discutir uma aliança, também com Nazif, indicando o irmão de Mariana, Maurício, como vice de Mauro. Mas por enquanto são apenas conjecturas. De concreto mesmo, nesse ninho tucano não tem nada ainda.

Essa indecisão

É prejudicial para os partidos que concorrem e favorece Nazif, cuja candidatura é certa. Correndo por fora na disputa temos ainda o deputado estadual Ribamar Araújo, que deve ser candidato pelo PR. Para Nazif, quanto mais candidatos, melhor. A oposição divide os votos.

PT nega

O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores emitiu nota negando que vá apoiar a candidatura de Mauro Nazif à prefeitura. O PT garante ter “dois pré-candidatos à prefeito”, mas não revelou os nomes. Declarou ainda que “para discutir alianças com outras legendas, dentro do campo de alianças do PT, estaremos colocando o nome do nosso pré-candidato que for definido nos fóruns do Partido”. Um dos pré-candidatos do PT é o ex-prefeito Roberto Sobrinho e o outro seria o vereador Sid Orleans. Quanto a candidatura de Sobrinho nem preciso comentar né?

Por onde anda?

Enquanto se discute as eleições de 2016, um personagem que deveria estar no circuito mas vem se fazendo de “gato morto” é o ex-senador Expedito Júnior, presidente estadual do PSDB em Rondônia. Júnior já disse em ocasiões anteriores que não vai se meter nas decisões da municipal, mas parece que ele esqueceu (ou não observou) que seu futuro político (e de seu filho, o deputado federal Expedito Netto) passa diretamente pelo pleito deste ano.

Último cartucho

A situação política de Júnior é sensível e extremamente complicada. 2018 será um ano decisivo para sua vida pública. Se ele errar (ou perder), pode se aposentar e cuidar de outras coisas. A classe política rondoniense, de uma forma geral, envelheceu e não se antenou nas mudanças. Ser político não é mais simplesmente aparecer em ano de campanha. Tem que estar presente durante toda a vida política do Estado. Júnior é uma liderança, isso é indiscutível, mas está há muito fora de cargo público e espaços são tomados por novas lideranças.

Em relação a Netto

A situação é exatamente a mesma. Eleito pela média, quase sendo alcançado pelo ex-deputado federal Agnaldo Muniz (envolvido no escândalo das Sanguessugas), Netto não conseguiu mostrar a que veio. Tem andado em Brasília com um grupo composto por jovens políticos e filhos de senadores e governadores (do qual Mariana também faz parte), e talvez isso esteja tirando o foco do rapaz em relação a questões mais sérias. Tanto ele quanto Mariana estão completamente alheios à política regional, não fazem oposição ao governo local, não se preparam como lideranças em nível de estado. Caminham juntos para o ostracismo. Políticos de um mandato só. Dá tempo de corrigir, mas pelo jeito preferem ouvir a si próprios.

Futuro incerto

Expedito Júnior não definiu se disputa o governo ou senado em 2018. Após as eleições de 2014, percebeu que uma candidatura ao Executivo requer dinheiro e principalmente organização. Duas coisas que lhe faltaram nessa disputa. Ele também não se mexeu para fazer essas correções, e não, não está “muito cedo”. Quem pensa política tem que enxergar a longo prazo, e se preparar. É isso que difere o vencedor dos perdedores. 2016 vai ser a terraplanagem para 2018 e são prefeitos e vereadores que fazem esse trabalho, mas a orquestra precisa de um maestro que saiba conduzir o processo e por enquanto, quem vem fazendo isso muito bem é Acir Gurgacz.

Espaço

Em 2018 serão duas vagas ao Senado. Porém, temos potenciais candidatos de peso para essa disputa. Nomes consagrados como Jesualdo Pires, outros com potencial, como Jaqueline Cassol e Marcos Rogério, além de Valdir Raupp, possivelmente Mauro Nazif e o próprio Expedito. Além disso, teremos a disputa pelo governo do Estado com nomes como Gurgacz, Maurão de Carvalho e outros que devem surgir pelo caminho. Vai ser uma disputa apertada tanto para senado quanto governo, portanto se faz necessário planejamento e organização. Quem não tiver isso, pode arrumar o que fazer, porque vai apenas concorrer e não disputar.

Falando em Cassol

O senador respira aliviado desde a prisão de Delcídio Amaral, ocorrida ano passado. Cassol temia entrar para a história como o primeiro senador preso no exercício do mandato, já que paira sobre ele a condenação pelo STF por direcionamento de licitação no período em que foi prefeito de Rolim de Moura. Como Delcídio foi preso na Lava-Jato tramando a fuga de Cerveró, Cassol escapou de protagonizar esse capítulo complicado da história do Brasilo. Só não deve conseguir escapar da punição.

Quartas Prime

A Prime Espaço Gourmet está realizando as quartas Prime, um espaço onde você pode degustar cortes especiais, feitos na hora à sua escolha, acompanhados de cervejas importadas com dicas de harmonização. E como trilha sonora, Gustavo Erse com repértório pop rock de primeira. Junte seu grupo e vá conferir. A Prime funciona na Jorge Teixeira, 2773 e o telefone é o 3015-5214.

Mais bolsa

O governo Dilma, ao invés de combater o avanço da Zika no país, preferiu outra estratégia, vai dar uma bolsa às mulheres que tiverem bebês com microcefalia no valor de um salário mínimo. Isso mesmo, mas investir em blitz nos quintais, conscientização sobre formas de combater o mosquito, nem pensar. Melhor dar uma bolsa, assim o PT ainda garante uns votinhos. Já são 4.180 casos de microcefalia diagnosticados em 24 estados. O Ministério da Saúde disse que a circulação autóctone do vírus está presente em 22 unidades federativas, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas e Rondônia.

Clínica Mais Saúde informa – Ataques cardíacos podem gerar sintomas diferentes nas mulheres

O coração de uma mulher esconde mistérios ainda não solucionados pela ciência. Mundo afora, médicos vêm observando que, quando sofrem um ataque cardíaco, elas podem apresentar sintomas diferentes da clássica dor no peito tão relatada por homens. No universo feminino, não é raro o problema ser acompanhado por alertas mais dispersos, como náuseas, vômitos, falta de ar, dor nas costas e no pescoço, sudorese e indigestão. A explicação para essas reações atípicas permanece um enigma, para o qual não há senão hipóteses, por enquanto. Mas, se há um consenso, é de que ataques do coração em homens e em mulheres são definitivamente diferentes — e devem ser estudados e tratados como tal. Por enquanto, há uma hipótese principal para explicar a ocorrência de sintomas além da conhecida dor no peito. Por causa de uma proteção prolongada pelo estrogênio, os vasos sanguíneos das mulheres se dilatam mais do que os dos homens. Isso impediria que as artérias fiquem completamente bloqueadas, aliviando a dor no peito. Porém, em contrapartida, daria margem para o surgimento de outros sintomas que pouco são sentidos pelos homens. Além disso, mesmo após um episódio de infarto, as mulheres, em geral, têm mais dificuldade para seguir um tratamento de reabilitação, segundo médicos. Isto ocorreria porque boa parte delas tem muitas responsabilidades em casa, com filhos e com trabalho. No entanto não é qualquer tontura ou mal-estar que é indício de infarto em mulheres. Como é difícil rastrear sintomas tão genéricos quanto náusea ou dor nas costas, o mais importante é acompanhar a saúde do coração com exames periódicos.

Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 27/01/2016 00:48:49

Você se deixou enganar

O ex-presidente Lula, que vem sendo visto atualmente como “malandro” não mudou. Ele sempre foi assim. Você eleitor, que se deixou levar pela roupagem de “lulinha paz e amor”, pelo discurso dócil, pelo choro de um passado marcado pela pobreza. Teve complacência, condescendência e agora quer ver Lula preso e Dilma fora do poder. Lamento informar, mas o impeachment está cada vez mais longe. Ela é protegida por um Congresso oportunista, venal, composto, em sua maioria, por criaturas da mesma espécie que Lula e Dilma, políticos preocupados com suas negociatas e nunca com seus eleitores ou com o país.

Portanto

Não adianta agora querer “mudança na marra”. Também não adianta tirar Dilma agora. Vai ser pior, acredite. O PT vai passar à condição de vítima, Lula vai crescer nas pesquisas porque vai dizer que Dilma não fez o que ele disse que era para ter feito e que, se ele voltar, o Brasil sai do buraco. Não vamos sair. Vamos afundar ainda mais. O modelo está errado e não apenas a classe política. Vou explicar.

Socialismo tupiniquim

O Brasil de 1988, ano em que foi redigida a atual Constituição, saía de uma ditadura militar que durara 20 anos. Nesse período sombrio da história tivemos abusos, cassação de direitos, assassinatos, torturas e éramos um país miserável que estava se conhecendo e crescendo para o Norte. Os legisladores se inspiraram na Carta Magna francesa e ampliaram direitos e o paternalismo estatal. Mas isso está nos inviabilizando economicamente. Temos uma economia frágil, como é frágil nosso sistema político, que permite a corruptos, ladrões e assassinos ocuparem altos cargos na estrutura de poder. Só no Brasil que existe o tal “trânsito em julgado”. Ao mesmo tempo o Estado garante, constitucionalmente, o acesso a educação, saúde e segurança , mas só no papel. A realidade é bem diferente.

No Brasil petista

Tivemos uma inversão de valores. Enquanto o neoliberalismo de Fernando Henrique Cardoso buscava um estado mínimo, o lulopetismo prega exatamente o contrário. O tal Bolsa Família garantiu o apoio da massa, medidas provisórias de estímulo ao consumo iludiram a classe média e os muito ricos (banqueiros e investidores) se lambuzavam (e lambuzam) em altas taxas bancárias. O cenário para o desastre estava pronto, só faltava estourar. E sinais não faltaram. Durante toda a eleição de 2014 se falava sobre uma crise que se aproximava, chegava a hora de pagar a conta pelos programas sociais liberados sem critérios sérios. Mesmo assim, os brasileiros, em sua maioria, preferiram apostar em Dilma, indo contra a opinião de técnicos, especialistas e consultores do mundo inteiro.

Então

Não adianta agora dizer que foi enganado, você se deixou enganar pelo discurso fácil, é diferente. Insistir no impeachment, nessa altura do campeonato é burrice. Dilma tem que sofrer até o último dia de mandato, tem que atravessar a crise e ela vai piorar, principalmente para os mais pobres que se achavam “filhos de Lula”. Quem tem muito dinheiro, migra seu capital para outros mercados e a classe média, composta em sua maioria por servidores públicos, reclama, reclama, mas consegue passar. Já as pequenas e médias empresas, bem, essas que costumam pagar a conta e tenta sobreviver. Resta saber por quanto tempo.

Mudanças

O modelo francês trabalhista, no qual o Brasil se inspirou, já está mudando. Na França a jornada de trabalho é de 35 horas semanais. Com numa das legislações trabalhistas mais paternalistas do mundo, a França se vê em uma situação complicada e agora está flexibilizando as leis trabalhistas para aumentar a oferta de emprego. O Brasil precisa fazer o mesmo. Nós estamos muito, mas muito longe de sermos um estado francês. Estamos mais perto da Venezuela, onde uma lata de leite em pó custa o equivalente a 22% do salário mínimo daquele país. Estamos caminhando para o mesmo buraco. Um congresso venal, uma presidente autoritária e um povo adormecido.

Começo do fim

Quem tem negócios com a JBS Friboi é bom resolver logo, porque o grupo caminha para a falência. Nesta terça-feira as ações despencaram 11% na bolsa de valores após o Ministério Público Federal denunciar o sócio da JBS, Joesley Mendonça Batista e outros 8 por crimes contra o sistema financeiro nacional. Segundo os promotores, as empresas do grupo concederam empréstimos entre si, em operações conhecidas como “troca de chumbo”, na qual instituições financeiras de diferentes grupos econômicos emitem crédito a empresas que também fazem parte desses conglomerados. A lei veda a concessão de empréstimo de uma entidade financeira a suas sociedades controladoras. De acordo com o MPF, J&F Participações e a Flora Produtos de Higiene e Limpeza, da J&F, obtiveram 80 milhões de reais em empréstimos do Banco Rural, um dia após abrirem contas correntes na instituição.Quatro dias depois, a empresa Trapézio, controladora do Banco Rural, recebeu empréstimo no mesmo valor, 80 milhões de reais, ao firmar contrato com o Banco Original, da J&F, responsável por emitir a nova operação de crédito.

Evidente

Que esse valor, R$ 80 milhões é troco perto do tamanho do grupo, mas não é de hoje que especialistas afirmam que a JBS não passa de uma bolha, muito parecida com as empresas de Eike Batista. Como estamos no Brasil e a gente sabe como as coisas por aqui funcionam, eu não arriscaria pegar um cheque da JBS para descontar daqui a 30 dias sem nenhuma garantia. Já vimos esse filme por diversas vezes. Mudaram apenas os atores e o cenário, mas o roteiro é sempre o mesmo.

Sabe o que falta?

O lobista Júlio Gerin Camargo, delator da Operação Lava Jato declarou ter “emprestado” duas aeronaves ao ex-ministro Chefe da Casa Civil José Dirceu, que percorreu a distância de 105 mil quilômetros em 113 viagens como parte do pagamento de uma propina. As viagens aconteceram nos anos de 2010 e 2011. Olhando as planilhas apresentadas pelo delator, não encontrei nenhuma viagem dele à Rondônia. Ele esteve no Estado em 2009, tratando de campanhas para governo que ocorreriam no ano seguinte. Acho que nessa época, o pixuleco ainda estava sendo pago em dinheiro.

No Tocantins

A polícia prendeu o ex-senador Manoel Alencar Neto, de 67 anos, mais conhecido como Nezinho Alencar, acusado de abusar sexualmente de duas meninas de seis e oito anos. Nezinho foi preso no sábado, em Guaraí, durante a ‘Operação Confiar’ da Polícia Federal (PF). Segundo informações, as menores eram filhas de funcionários de uma fazenda do político. O pai das meninas, que não teve o nome divulgado, ao desconfiar do abuso há aproximadamente três meses, gravou um vídeo para provar a ação e denunciou o ex-senador à PF.

Em Roraima

A desembargadora federal Monica Sifuentes do Tribunal Regional da 1° Região, em Brasília, concedeu habeas corpus ao ex-governador Neudo Campos (PP), que cumprirá pena de 13 anos em regime fechado por roubo de dinheiro público. Na quinta-feira (21), a Justiça Federal, por meio da 1ª Vara, determinou sua prisão. A ação é resultado de um processo do Ministério Público Federal (MPF) que o acusa de estelionato. De acordo com as investigações, Campos era responsável por inserir nomes de funcionários fictícios na folha de pagamento do Departamento de Estradas e Rodagem de Roraima (DER) e efetuar os saques em nome de terceiros. Segundo as investigações, no ano de 2002 foram desviados R$ 70 milhões oriundos de repasses de convênios da União ao estado de Roraima.

Gafanhotagem

O esquema gerou dano ao erário e enriquecimento ilícito de terceiros. Marido da governadora Suely Campos (PP), o ex-chefe do Executivo Estadual foi nomeado em 2015 como ‘consultor especial’ no governo da esposa sem direito à remuneração. O esquema montado por Campos ficou nacionalmente conhecido na Operaçpão Gafanhotos, da Polícia Federal. Os valores dos salários eram sacados por terceiros, denominados ‘gafanhotos’, e repassados a políticos e conselheiros de contas da escolha de Campos, que usava uma empresa para a ‘operacionalização do esquema’. A sentença que estipulou a pena de 13 anos e quatro meses de prisão foi dada em julho de 2011 pelo juiz Marcos Vinícius Lipienski. Desde lá, os advogados de Campos entraram com diversos recursos à decisão, mas nenhum foi aceito. E ele, claro, continua solto.

E o mundo

Descobriu agora que o Brasil é um país perigoso no que diz respeito ao Zika Vírus. A epidemia vai completar o pesadelo petista, já que deve reduzir maciçamente a vinda de turistas durante as Olimpíadas. Diversos casos foram registrados em vários países e a fonte de contaminação foram estados brasileiros. Mesmo com todos os avisos, os governos e prefeituras não se prepararam para conter o avanço da doença. No país do faz de contas, a verdade nunca foi tão cruel. Mulheres, evitem engravidar. O vírus ainda é recente, não se sabe qual a dimensão das desgraças causadas por ele.

Clínica Mais Saúde informa – Sopa de espinafre pode ajudar a controlar a hipertensão

Pesquisadores do St. Michael’s Hospital, no Canadá, descobriram que a sopa de espinafre tem propriedades que ajudam a controlar a pressão arterial. Quem gosta do vegetal também podem aproveitar para ingerir o alimento puro e terá o mesmo resultado. Segundo os estudos, o nitrato inorgânico que existe no espinafre se transforma em óxido nítrico no organismo. Essa molécula tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. Como consequência, a pressão arterial diminui naturalmente. Ingredientes: 1 cebola; 1 maço de espinafre; Azeite de oliva; Temperos a gosto; Sal. Modo de preparo: Corte uma cebola em pedaços e refogue-a no azeite, apenas para dourar. Após lavar o espinafre, coloque-o na panela junto com a cebola. Acrescente os temperos de suas preferência e deixe cozinhar. Também adicione uma pitada de sal. Depois de cozido, ponha tudo no liquidificador e bata a sopa de espinafre. Devolva para a panela e espere ferver e está pronta para servir.

Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 23/01/2016 13:39:09

Sindicatos e associações viraram verdadeiras “capitanias hereditárias” no Brasil, e em Rondônia essas instituições são comandadas pelos mesmos grupos. Sindisaúde deve mais de R$ 6 milhões em ações judiciais

Perpetuação

Os sindicatos e associações de classes no Brasil se transformaram em empregos vitalícios com altos rendimentos e em alguns casos, verdadeiras capitanias hereditárias. Quem integra diretorias não quer mais sair, alguns tem benesses maior que deputados, com ajudas de custo, passagens, combustíveis e telefones pagos pelas entidades e o que é melhor, se não brigar internamente consegue manipular reuniões, fazer alterações em estatutos e ir garantindo a perpetuação no poder.

Essa situação

Ocorre em todo o país e aqui em Rondônia, claro, não seria diferente. Mas algumas dessas entidades estão ficando inviabilizadas, dada a quantidade de acordos não cumpridos ou ações judiciais trabalhistas. Um desses casos é o Sindsaúde, entidade que representa os profissionais do setor de saúde pública estadual e municipais. Atualmente conta com cerca de 14 mil filiados e deve ir às urnas no dia 3 de fevereiro desse ano. São três chapas disputando, uma da situação, outra capitaneada por gente que já fez parte da direção do sindicato e uma terceira com uma candidata novata. Mas o Sindsaúde está quase quebrado, por conta de má-gestão anterior. Os dois primeiros também tem responsabilidade pela atual situação.

Para se ter uma idéia

Atualmente o sindicato sofre dois grandes bloqueios em suas contas, um referente a uma ação movida por um escritório de contabilidade, que corrigida atualmente passa de R$ 4 milhões e outra da Federação da Unimed da Amazônia, que suspendeu os planos de saúde dos filiados e cobra na justiça o pagamento do repasse de planos de saúde. O sindicato vem tentando sucessivos desbloqueios judiciais para pagar suas contas básicas, como folha de servidores, água, telefone e luz. Uma situação que poderia ter sido evitada não fosse pelas má-gestões passadas.

Mas, como chega a esse ponto?

Simples, as diretorias não são renovadas. Por isso é importante a participação dos filiados nos dias de votação. Tem que votar, conhecer os candidatos e evitar a repetição de erros e perpetuação de grupos, à exemplo do que acontece no Sintero, no próprio Sindsaúde, Sindur, etc. Se você observar, vai ver que são sempre as mesmas “lideranças” que integram essas diretorias. Então, você que é filiado à sindicatos, aproveite essa janela e faça valer seu voto e principalmente, ajude a tirar esses velhos grupos, todos ligados a CUT e ao PT do poder. O voto é a melhor arma. Voltaremos ao assunto.

Ao Vivo

Através de uma parceria com o amigo Paulo Andreoli, estamos publicando uma coluna PAINEL POLÍTICO segmentada para os estados do Norte em sete regiões, nos sites Amapaaovivo, Acreaovivo, Paraaovivo, Amazoniaovivo, Maranhaoaovivo, Tocantinsaovivo e Roraimaaovivo. Trata-se de um projeto em fase embrionária, com públicos específicos e extremamente audacioso. Que venha 2016 e com ele o sucesso cada vez maior do grupo Rondoniaovivo, é através de parcerias que as coisas acontecem. A princípio serão duas colunas por semana, mas logo, logo, a gente começa a fazer diária também para esses estados.

No Brasil

Continuam as revelações sobre as traquinagens protagonizadas por nossos ilustres representantes em Brasília. Delatores da Lava-Jato expõe, em doses homeopáticas pagamentos de propinas em todas as esferas, envolvendo senadores, deputados, agentes públicos. Uma verdadeira orgia de corrupção que a sociedade assiste estarrecida. São coisas tão absurdas, como o fato de José Dirceu gastar mensalmente R$ 1 milhão com despesas pessoais em um país onde o salário mínimo não chega a R$ 1 mil.

100 anos

De acordo com o Procurador Deltan Dallagnol, o empresário Marcelo Odebrecht, que está preso há sete meses (sua prisão aconteceu no dia 19 de junho do ano passado), seria condenado a 2 mil anos de prisão, porém, segundo o procurador, deverá ser aplicada a regra de crimes continuados, porque a pessoa cometeu uma série de crimes em sequência, e a pena vai para muito menos que isso. A expectativa é uma pena inferior a 100 anos de prisão.

Essa regra

Foi aplicada a diversos acusados da Operação Termópilas (2011) da Polícia Federal deflagrada em Rondônia.

No Rio Grande do Norte

A jornalista Josi Gonçalves, que militou na imprensa rondoniense de Vilhena e Porto Velho, deve disputar a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, cidade do interior do Rio Grande do Norte pelo PEN esse ano. Com perfil combativo, Josi migrou para sua terra natal, montou com o marido, também jornalista Francisco Costa, o jornal eletrônico FalaRN, que rapidamente se tornou porta-voz da sociedade local, cansada do coronelismo. As reportagens feitas pelo casal geraram várias ações do Ministério Público potiguar contra os desmandos de políticos locais.

O PEN

No Rio Grande do Norte está no grupo de apoio do governador Robinson Faria (PSD) que derroutou velhas oligarquias peemedebistas naquele estado. O trabalho que Josi tem feito é o de mostrar a realidade da falta de infraestrutura local e tentar vigiar os cofres públicos. Pesquisas feitas na região apontam o crescimento dela. PAINEL POLÍTICO deseja sucesso nessa empreitada. Política precisa de sangue novo, gente comprometida com o município e não baladeiros de plantão ou os “cansados” de sempre.

Fantasia

É dessa forma que podemos classificar a tal lei Maria da Penha, vendida pelo governo petista como a salvação das mulheres agredidas, ou o fim da violência doméstica. Prova disso são os assassinatos de mulheres por seus companheiros. O caso mais recente ocorreu em Candeias do Jamari. A vítima estava, na bolsa, com um documento que impedia a aproximação, de 100 metros de seu ex-companheiro. Ele a matou no meio da rua, diante de dezenas de testemunhas. A vítima tinha cinco filhos, o mais novo com apenas 8 anos.

Fim de semana

Vai na Prime Espaço Gourmet, ali na Jorge Teixeira, 2773, para comprar aqueles cortes especiais para preparar aquele churrasco para a família e amigos. A Prime também está com produção própria de hambúrgueres especiais. Confira, vale a pena.

A alma mais honesta do mundo

O ex-presidente Lula, a “alma mais honesta do mundo”prestou depoimento à Polícia Federal, no último dia 6 de janeiro, no inquérito que apura a compra de medidas provisórias em seu governo. Em 10 páginas, o petista afirmou que não foi comunicado pelo filho, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, de que havia sido contratado por R$ 2,5 milhões pelo lobista Mauro Marcondes Machado, preso sob acusação de operar o suposto esquema de compra de medidas provisórias. O repórter do Estadão de São Paulo, Fausto Macedo teve acesso ao depoimento que você confere abaixo:
lula1lula1
lula9blula9b
lula9lula9
lula8lula8
lula7lula7
lula6lula6
lula5lula5
lula4lula4
lula3lula3
lula2lula2
lula1lula1
lula9blula9b

Clínica Mais Saúde informa – Estudo mostra que composto químico do plástico contribue para aumento de peso



Um estudo feito por cientistas do Centro de Pesquisa Meio Ambiental Helmholz (UFZ) de Leipzig (Alemanha) comprovou o impacto dos ftalatos, compostos químicos usados para aumentar a flexibilidade dos pláticos, no metabolismo e no aumento do peso. Os ftalatos, explicou o UFZ em comunicado, podem passar ao organismo através da pele ou da dieta e afetar o sistema hormonal, mas até agora não tinha sido investigado o processo metabólico que essas substâncias são capazes de desencadear. Os pesquisadores, que publicaram seu trabalho na revista “PLOS ONE”, consideram alarmantes os números de sobrepeso na sociedade atual e lembram que cada quilo acima do peso ideal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, dano articular, inflamação crônica e câncer. Como causadores desse sobrepeso se encontram os maus hábitos alimentícios, a falta de exercício e fatores genéticos, mas também, destacam-se, compostos poluentes como os ftalatos. Estas substâncias, utilizadas para abrandar os plásticos e fazê-los mais flexíveis, pode migrar sob determinadas circunstâncias e passar ao corpo humano através da dieta, transferência que se produz principalmente no caso de vasilhas alimentícias de produtos gordurosos como queijos e salsichas. A equipe científica de Leipzig comprovou que os ratos expostos ao ftalato DEHP através de água que consumiam ganharam peso de forma considerável, especialmente as fêmeas. Os pesquisadores comprovaram que, sob a influência dos ftalatos, a proporção de ácidos graxos insaturados no sangue aumentou e foi interrompido o metabolismo da glicose. Também houve variação na composição de receptores no sangue, importantes para o metabolismo geral.

Painel Político : Raupp está certo. Constituição tem que ser revista com urgência
Enviado por alexandre em 21/12/2015 22:35:56

Senador declarou que são necessárias reformas na Constituição e no sistema tributário. Também temos que reformar o sistema trabalhista

Descabida

E irresponsável a decisão da juíza paulista de Primeiro Grau, Sandra Regina Nostre Marques de determinar o bloqueio do aplicativo Whatsapp em todo o Brasil durante 48 horas. Pior foi ter a percepção de como somos frágeis em relação a nosso sistema de comunicação. Estamos nas mãos de quatro operadoras e apenas uma a OI, se deu ao trabalho de recorrer da decisão arbitrária. Em um mundo que depende cada vez mais de comunicação, é um absurdo estarmos nas mãos de apenas quatro empresas. O Brasil precisa abrir mais, temos que ter 10, 20 operadoras de telefonia, de internet. Tem que ser facilitada a abertura de novos canais de televisão aberta e rádios. Vivemos na era da pedra lascada nesse país.

Pior

É que o brasileiro é um dos povos que mais paga caro pelo acesso à comunicação e temos serviços comparáveis a alguns países africanos. Nossa internet é um lixo, as agências reguladoras permitem que empresas vendam 10 megas e entreguem “no mínimo 2” e é isso que temos, sempre o mínimo. Entidades como Ministério Público, que poderia atuar com mais ênfase nessas
questões, se omite. Mas não se furta de pedir o absurdo bloqueio de um serviço que atende 90 milhões de pessoas por causa de apenas um vagabundo que os investigadores não conseguem intimar nem localizar. Somos uma republiqueta de bananas.

Raupp tem razão

O seandor Valdir Raupp esteve na última sexta-feira em Vilhena em uma reunião na Associação Comercial e deu uma declaração verdadeira, coisa difícil de ser feita por um político, e pegou todos de surpresa. Ele afirmou que, “tem benefício demais a favor do povo, tem que tirar um pouco. A constituição de 1988 ficou impraticável, ela deu benefícios demais a população, tem que cortar um pouco”. Parece cínico, mas não é. A Constituição de 1988 realmente é impraticável sobre os mais diversos aspectos, mas o principal deles é a colcha de retalhos que se transformou, através de PECs com favorecimentos diversos e deveres de menos.

E isso agrava

Principalmente em função do inchaço da máquina estatal através do inchaço do serviço público, cada vez maior e cada vez mais ineficaz. O Estado Brasileiro é burocrata e ineficiente e incentiva á população à buscar, como ideal de vida, o serviço público. Nada contra, problema é que o Estado não tem como ser o principal empregador de um país, já que ele não gera renda, gera despesa. E muita. O Estado Brasileiro precisa incentivar e apoiar os micro, pequenos, médios e grandes empresários. Ampliar e facilitar linhas de crédito, estimular a pesquisa. Não podemos ser um mero “país de barnabés”, temos que ser um país que produz, educa, exporta, com uma máquina pública enxuta e eficiente.

Atualmente

Todos os setores do serviço público estão defasados e precisam contratar. Mas não podem. Ao mesmo tempo, milhares de servidores públicos estão em vias de se aposentar e isso gera um custo gigantesco à máquina previdenciária, que precisa de mais gente para se manter, mas para isso, espreme o setor produtivo. É necessário não apenas uma reforma constitucional, como também tributária e trabalhista. Do contrário vamos sofrer um colapso econômico à médio prazo. E se você acha que estamos em crise agora, basta olhar para a Venezuela…aquilo é o futuro do Brasil sem essas reformas…

Era o que faltava

A Polícia Militar informa que vagabundos agora estão tomando camionetes na estrada para Guajará-Mirim. Um caso foi relatado no último fim de semana. Casal que seguia para Guajará foi parado na BR 425 e teve a camionete Hilux tomada por bandidos que, armados, obrigaram o carro a parar. Guajará já vive uma crise, com mais essa, afunda de vez.

Seja bairrista

Apóie, incentive e valoriza empresas e empresários locais, que investem dinheiro e recursos em Rondônia. Enquanto muitos enriquecem aqui e investem fora, eles aplicam aqui seus recursos. Fincaram raízes, geram emprego, renda e sofrem juntos conosco as agruras dos desgovernos que rondam nossas cidades. Portanto, agora nesse fim de ano quando for trocar seu carro, por exemplo, dê preferência às concessionárias locais. Faça suas compras em empresas locais. É dessa forma que vamos superar a crise.

Dito isto

É bom lembrar que votaram contra o aumento do ICMS proposto (e aprovado) pelo governo apenas os deputados Léo Moraes, Rosângela Donadon, Hermínio Coelho e Jesuíno Boabaid. Todos os demais 20 parlamentares votaram a favor desse aumento e a coisa foi atropelada. Quer ver? Assiste o vídeo aí embaixo:

Fechando o ano

A coluna Painel Político encerra 2015 por aqui. Foi um ano turbulento, mas produtivo. Não posso deixar de agradecer a todos que, de uma forma ou outra colaboraram com a gente ao longo desse ano. Aos nossos parceiros comerciais, aos amigos, simpatizantes e colaboradores. Também aproveitamos a ocasião para desejar a todos boas festas, um feliz natal e um 2016 de paz e saúde. A gente vai estar no plantão, mas de férias.

Sem credibilidade

Dilma anunciou e empossou Nelson Barbosa como Ministro da Fazenda. O mercado reagiu á altura. O dólar bateu R$ 4 e as bolsas despencaram. O que falta para Dilma e o PT entenderem que o jogo, para eles, acabou? Prestam um desserviço sem precedentes à nação insistindo em um projeto de poder que não deu certo. A arrogância petista os cega e afundam o país. Já disse isso e repito, mesmo que Dilma escape do impeachment, ela não terá condições de governar o país. Os brasileiros não querem, o mercado não quer.

Logística atrapalhada

O óleo diesel que está sendo vendido em Rondônia está vindo de carreta da cidade mato-grossense de Alto Taquari até Porto Velho. Daqui volta para o interior através da rede de distribuição. Isso mesmo, ele passa por Vilhena mas não para. Deve ser por isso que os combustíveis são tão caros no Brasil. Além dos impostos, tem a burrice logística.

Continue buscando

O Google criou esta obra-prima artística que caracteriza todas as buscas mais populares de 2015. Tudo é coberto, do vestido azul dourado, Catlyn Jenner, protestos ao redor do mundo, levantes políticos, triunfos, e derrotas. Confira o vídeo abaixo:

Agradecimentos

Não posso fechar o ano sem agradecer publicamente os seguintes amigos/parceiros da coluna PAINEL POLÍTICO. São eles, Leocir Fortes (Grupo LF), Euzébio Guareschi (Grupo Welcon), Gustavo Serbino (Prime, Espaço Gourmet), Jean Negreiros (Clínica Mais Saúde), Diego de Paiva Vasconcelos, Márcio Melo Nogueira, Oscar Luchesi, Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado, Nelson Canedo, Andrey Cavalcante, Rochilmer Rocha, Renato Cavalcante, Muryllo Bastos, Rafaela Schuindt, Alexandre Porto, Júnior Gonçalves, Aor Oliveira, Dirceu Fernandes, Paulo Andreoli, Léo Lage, Breno Mendes, Renato Souza, Alexandre Araújo, Gomes Oliveira. Tenham todos um excelente final de ano e que 2016 seja muito, mas muito melhor mesmo!!

Falta amor

Porto Velho precisa urgente de um prefeito. Mas não um populista. Alguém que ame essa cidade e pare de permitir essa invasão de ambulantes por todas as calçadas e praças. Alguém que faça valer o código de postura e proíba que donos de terrenos baldios fiquem impunes. Alguém que proíba a fixação de faixas e cartazes em qualquer lugar. Alguém que, de fato cuide da cidade que está cada dia mais com cara de abandono. Chega de gente que só pensa em “reeleição”, precisamos de um gestor, não de um político. E também chega dessa conversa de que “é melhor o cara estar vendendo na rua que roubando”. Existem outras formas de ganhar a vida, que não seja roubando ou sendo ambulante!

Cremes para estrias não funcionam, diz estudo

Não há produto capaz de prevenir, reduzir ou acabar com as estrias. É o que diz uma pesquisa publicada recentemente na prestigiosa revista científica British Journal of Dermatology. De acordo com o estudo, liderado por Frank Wang, dermatologista e professor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, não há evidência científica para comprovar a eficácia destes produtos. As estrias, sobretudo decorrentes da gravidez, afetam entre 50% e 90% das mulheres. Entre os fatores de risco estão: histórico familiar, ganho de peso e o tipo de gestação (múltipla ou de um bebê). No estudo, os pesquisadores compararam amostras de pele com estrias recém-formadas de 27 mulheres grávidas, com o tecido de outras regiões, como abdômen e quadril. Os resultados mostraram que, em uma estria, a rede de fibras elásticas na derme fica danificada. Apesar de essas fibras elásticas terem a capacidade de “esticar e voltar à forma anterior”, uma vez danificadas, não é possível repará-las. Os produtos disponíveis no mercado atualmente não são capazes de reparar as fibras elásticas quebradas. “Pode fazer mais sentido, portanto, focar em preservar as fibras elásticas em vez de reparar as danificadas”, disse Wang.

(1) 2 3 4 ... 156 »