Justiça - TALENTOS - Notícias
(1) 2 3 4 ... 142 »
Justiça : TALENTOS
Enviado por alexandre em 20/07/2016 18:39:46


Ouro Preto muito bem representado no Projeto CNA JOVEM

No período do dia 14 de maio a 12 de Junho, ocorreu a etapa Estadual do CNA JOVEM 2016, onde os Jovens que possuem Ensino Superior, eram desafiados a elaborar um Projeto que ajudasse a solucionar um problema na agricultura/agropecuária do Estado, no final 03 projetos foram selecionados, e aprovados para ir Brasília - DF e em mais 03 Estados participar da Etapa Nacional. Foram 20 jovens no Estado, no qual teve 03 vencedores.


Os Vencedores do Estado de Rondônia foram:

Bayron Rabel, Engenheiro Agrônomo, assessor parlamentar, residente em Ouro Preto do Oeste, com projeto voltado as Associações de Produtores Rurais, Morganna Medeiros, Gerente de Meio Ambiente, Gestora do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Preto, residente em Ouro Preto do Oeste, com projeto voltado a Assessoria em Agroindústria em pequenas propriedades rurais e Carlos Lyra, Engenheiro Agrônomo, Pecuarista residente em Ji-Paraná, com projeto voltado às Cooperativas Rurais, os jovens vencedores, terão seus projetos executados em seu estado, e futuramente no país.


CNA Jovem Etapa Nacional

Os três jovens que se destacaram com maior potencial de liderança, e tiveram os melhores projetos na etapa estadual foram convidados a participar da etapa nacional do CNA Jovem.
A metodologia da etapa nacional do programa baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem será estimulado a construir a planejar sua trajetória de liderança em uma de cinco dimensões:
• Sindical
• Institucional
• Política
• Empreendedora
• Acadêmica

Morganna Medeiros ao lado da representante da Setur/RO em Ouro Preto do Oeste Maria Geralda
A etapa nacional se encerra com a escolha dos vencedores pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.
Além disso, todos os participantes passam a integrar a Rede CNA Jovem, que já conta com os egressos da primeira edição, e através da qual são desenvolvidas campanhas, missões nacionais e internacionais, e diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Ao final os jovens que se desenvolverem melhor ganham oportunidades profissionais, de âmbito nacional e estadual. E de bônus uma viagem para Nova Zelândia.

A etapa nacional será quatro encontros, sendo que o primeiro já foi realizado em Brasília do dia 08 a 10 de Julho, onde os jovens tiveram primeiro um contato para identificar seus propósitos como lideres, e qual foco seguir. Onde Morganna Medeiros, foi para o foco sindical nacional e Bayron Rabel e Carlos Lyra no foco empreendedor.

A jovem participante Morganna Medeiros levou para a apresentação um produto da região a Rapadura de Cacau que é produzido no Restaurante A Fazendinha localizada na BR 364 Ouro Preto do Oeste sentido Ji-Paraná. O produto de origem agroecológica teve uma aceitação surpreendente inclusive a jovem Morganna Medeiros estará no dia 19 de agosto em Brasília - DF concedendo entrevista ao Canal do Produtor onde irá falar sobre a Rapadura de Cacau que vem despertando interesses de várias partes do Brasil pela qualidade do produto totalmente natural.

“O fato de estar participando já é uma vitória, pois o projeto elaborado na etapa estadual vai ser implantado, e meu objetivo de trazer benefícios para o homem do campo será alcançado, e todo conhecimento adquirido será levado para o resto da vida. O fato de ganhar ou não a etapa nacional, é um pequeno detalhe que não irá fazer diferença na história que já foi escrita até aqui.”, pontuou Morganna Medeiros.



Ascom

Justiça : MP ITINERANTE
Enviado por alexandre em 19/07/2016 10:57:16


Interessados em participar do casamento comunitário em Ouro Preto do Oeste têm até sexta para procurar cartórios



Os interessados em participar do casamento comunitário, que será realizado durante o Projeto MP Itinerante em Ouro Preto do Oeste, têm até a sexta-feira, 22 de julho, para procurar as Secretarias Municipais de Assistência Sociais e/ou Cartórios de Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso

O MP Itinerante, projeto desenvolvido Ministério Público do Estado de Rondônia, será realizado no dia 13 de agosto de 2016, na Escola Estadual 28 de Novembro, das 9 às 16 horas, em Ouro Preto do Oeste, levando serviços que contemplarão os moradores das localidades integrantes da Comarca (Teixeirópolis, Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso).

A celebração do casamento comunitário ocorrerá às 17 horas e será oferecido o serviço de estética (corte, escova, manicure/pedicure e maquiagem) aos noivos interessados.

Durante a execução do projeto, além de serviços de emissão de documentos pessoais e assistência jurídica, serão ofertados atendimentos médicos, testes rápidos de HIV, hepatite, glicose, dentre outros. O atendimento médico e emissão de documentos serão feitos mediante distribuição de senha das 9 às 11h30.

A iniciativa conta com a parceria das Prefeituras dos municípios integrantes da Comarca, das instituições de ensino (Uneouro, Unir, Unijipa e Ulbra), Secretarias do Estado e Municipais de Assistência Social, Poder Judiciário, Cartórios de Registros Civis, Sesdec, Sesi, Senai, Sesc, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Seduc, Emater, Lions, Aciop, Maçonaria, INSS, Ciretran, Correios, Demolays, Fhemeron, Emater, Fundação Kazen, Projeto Mãos de Ouro e Grupo das Camélias. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: ¨(69) 3461-3525, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

PROGRAMAÇÃO – 12 de Agosto de 2016 – 8h às 17h

- Emissão de RG (1ª via/gratuito) – somente para a população de Ouro Preto do Oeste

PALESTRAS
Tema: Epilepsia
Palestrante: Edmilson José de Matos Fonsêca
Horário: 14h00
Público: Agentes Comunitários de Saúde dos Municípios da Comarca de Ouro Preto

Tema: Epilepsia
Palestrante: Edmilson José de Matos Fonsêca
Horário: 19h30min
Público: Acadêmicos da Faculdade UNEOURO


PROGRAMAÇÃO - 13 de Agosto de 2016 – 9h às 16h
- Atendimento Médico (Clínica Geral) – 100 senhas
- Atendimento Médico (Saúde do Homem) – 50 senhas
- Atendimento Dermatológico (Atendimento das 9h às 11h30)
- Atendimento Odontológico (higiene bucal, restauração e exodontia) – 50 senhas
- Orientação à Higienização Bucal (crianças e adolescentes)
- Atendimento Nutricional – 30 senhas
- Teste de Glicemia – 200 senhas
- Atendimento Psicológico
- Atendimento Médico (Saúde da Mulher) – Avaliação cardiovascular, medidas e IMC, circunferência abdominal, pressão arterial e exame de preventivo – 20 senhas
- Testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV – 100 senhas
- Cadastramento para doação de medula óssea
- Tipagem Sanguínea
- Orientação Postural e massoterapia
- Serviço de Atendimento por Assistentes Sociais
- Atendimento Jurídico
- Emissão de RG (1ª via/gratuito) – somente para a população de Nova União, Teixeirópolis, Vale do Paraíso e Mirante da Serra – 20 senhas por cidade
- Emissão de CPF (Custo de R$ 7,50)
- Corte de Cabelo
- Casamento Comunitário (cadastro SEMAS)
- Distribuição de Mudas Nativas
- Orientação quanto ao destino de resíduos sólidos
- Leitura Infanto Juvenil
- INSS - Informações referentes aos Direitos e Deveres previdenciários
- Oficina de Arteterapia
- Oficina de reutilização de produtos para construção e decoração
- Recreação Pedagógica
- Jogos Recreativos e orientação a utilização do programa Revit
- Avaliação física (antropometria) e Glicemia
- Triagem (aferição de pressão e pesagem)
- Orientações sobre documentos – DETRAN

PALESTRAS
Tema: Cultivo de Horta Doméstica
Palestrante: EMATER
Horário: 9h
Público: população

Tema: Drogas
Palestrante: Polícia Militar / PROERD
Horário: 9h30min
Público: população

Tema: Violência no Espaço Escola
Palestrante: Paula Regina Mendes (SEDUC)
Horário: 10h
Público: pais

Tema: Queimadas Urbanas
Palestrante: Capitão Yuri Frota (Polícia Ambiental)
Horário: 10h30min
Público: população

Tema: Dengue
Palestrante: SEMSAU OPO
Horário: 11h
Público: população

Tema: DST e AIDS
Palestrante: SEMSAU OPO
Horário: 11h15min
Público: população

Tema: Orçamento Doméstico
Palestrante: UNEOURO
Horário:11h30min
Público: população

Tema: Doenças Cardiovasculares, Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero
Palestrante: Dra. Emília Kazue Mori Harada
Horário:14h
Público: população

Tema: Acidentes Domésticos
Palestrante: Corpo de Bombeiros
Horário: 14h30min
Público: população

Tema: Verminose
Palestrante: SEMSAU OPO
Horário: 15h30min
Público: população

CURSOS
Curso de Direção Defensiva
Horário: 9h00 às 10h00
Público: população

Curso de Mecânica Básica
Horário: 14h00 às 15h30
Público: população

ASCOM MP/RO








Justiça : TURISMO
Enviado por alexandre em 17/07/2016 13:53:17


Aprovado calendário de eventos no município de Ouro Preto
A Câmara municipal de vereadores de Ouro Preto do Oeste, aprovou por unanimidade em sessão extraordinária o projeto de lei que fixa e regulamenta o calendário anual de festividades e eventos que fazem parte do nosso circuito de festas da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste. A matéria agora segue para a sanção do prefeito Alex Testoni (PSD), que asseguro a assinatura do projeto sem ressalvas segundo ficou apurado pela reportagem.

O plano de elaboração do calendário oficial de eventos culturais e esportivos, que dinamizará, organizará e proporcionará uma melhor gestão dos recursos públicos incentivando a prática do esporte e fortalecendo a cultura local. O calendário de eventos do município traz em seu bojo, além de inúmeras datas comemorativas, ações que objetivam promover a participação da sociedade civil no processo de construção de várias ações de interesse social, O calendário de eventos do município também prevê uma ampla comunicação pública, além da promoção de ações voltadas para a inserção regional do município.

As comemorações que compõem o calendário de eventos do município estão em consonância com os instrumentos do ciclo de gestão orçamentário-financeiro do governo municipal, uma vez que são mapeados os recursos necessários à consecução de cada item inserido no calendário.

“Acredito que, com a aprovação desta matéria, nosso Calendário Oficial de Eventos deixará de ser apenas uma peça figurativa e passará a fazer parte das próximas edições do Plano Plurianual de Aplicações (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo a realização anual das manifestações populares e religiosas; dos eventos culturais, artísticos e turísticos; e também dos projetos esportivos que tanto atraem a atenção e a participação dos nossos moradores e turistas”, disse o prefeito Alex Testoni que parabenizou os vereadores que de forma isenta aprovaram o projeto que será de grande valia para a consolidação das manifestações culturais, artísticas e esportivas que o município vai programar.

A representante da Superintendência de Turismo de Rondônia - Setur, em Ouro Preto do Oeste, Maria Geraldo que esteve presente na sessão extraordinária disse que o Calendário de Eventos influi positivamente para a construção coletiva de um processo de fortalecimento cultural e esportivo do município, além de integrar e mobilizar os moradores.

A empresária Bia, da Bias Tur Agência de Viagens e representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia – ABAV/RO, disse que a aprovação do calendário oficial de eventos do município vai possibilitar que todos que estejam envolvidos na cadeia do turismo se programe de forma adequada. “O prefeito Alex Testoni e os nossos vereadores estão de parabéns quanto a consolidação deste projeto que será o fator positivo para o desenvolvimento do potencial turístico que a região dispõe com suas belezas naturais”, disse otimista a empresária.


Fonte: Alexandre Araujo/ouropretooeste.com

Justiça : DE NOVO?
Enviado por alexandre em 15/07/2016 20:35:22



Automóveis: kit de primeiros socorros poderá retornar de forma obrigatória
Creio que esteja na memoria do consumidor a Resolução do CONTRAN n.º 42 de 21/05/1998, que tornava obrigatório o porte do Kit de Primeiros socorros em veículos automotores. Isto mesmo tínhamos a obrigação de pagar na compra de um veiculo novo ou adquiri-la no caso de veiculo usado, sob pena de multa. Era uma caixa contendo: dois rolos de ataduras de crepe, um rolo pequeno de esparadrapo, dois pacotes de gases, dois pares de luvas de procedimento e uma tesoura de ponta redonda. A lei foi revogada em 14/04/1999, menos de 1 ano após sua promulgação. As multas foram canceladas pela justiça.

Pois bem, depois de várias discussões sobre o uso do kit ou não entra na pauta da Câmara dos deputados o projeto de lei proposto pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR), e relatado por José Medeiros (PSD-MT) no Senado. O parlamentar considerou que a imposição pode “aumentar” a segurança nas estradas.

“Trata-se da imposição de um procedimento bastante simples e de baixo custo que poderá aumentar a segurança nas estradas e, consequentemente, salvar inúmeras vidas”, defendeu Medeiros.

BRASIL VERDE E AMARELO

Justiça : O IMPASSE
Enviado por alexandre em 10/07/2016 00:34:17


Mudanças polêmicas na Lei Maria da Penha



Após dez anos da Lei Maria da Penha, um projeto que altera parte do trâmite de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica tem avançado no Congresso e despertado polêmica no país. O impasse está no trecho que autoriza delegados de polícia a concederem medidas de proteção às vítimas – como a proibição do agressor de se aproximar, por exemplo.

Hoje, essa prerrogativa cabe apenas ao juiz. Por um lado, delegados apoiam a mudança e dizem que muitas mulheres hoje sofrem para ter acesso a medidas de proteção e acabam mais tempo sob risco de uma nova agressão.

Por outro, associações de defesa dos direitos das mulheres alegam que a proposta é inconstitucional e pode gerar questionamentos na Justiça, já que, pela Constituição, só o Judiciário pode decidir sobre medidas que tratam de direitos, como o de ir e vir.

(1) 2 3 4 ... 142 »