Regionais : Lula afirma que passará por nova bateria de exames em virtude lesão na garganta
Enviado por alexandre em 02/12/2022 17:49:39

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira que passará por uma nova revisão médica no sábado, em São Paulo, e que a recomendação é que ele fique "mais tempo sem falar". A declaração foi dada durante conversa com jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

– Vou fazer uma revisão para ver como está. Os médicos pediram pra eu ficar mais tempo sem falar, mas por mais que eu faça esforço eu não consigo ficar sem falar – afirmou.

No final de novembro, Lula foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de uma lesão na laringe. Na ocasião, ele passou por uma laringoscopia e retirou uma leucoplasia da prega vocal esquerda. Ele foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura e Luiz Paulo Kowalski.

Em 12 de novembro, ele já havia estado no hospital para um check-up de rotina. O resultado de um dos exames, a nasofibroscopia, mostrou "alterações inflamatórias decorretens do esforço vocal e pequena área de leocoplasia na laringe".

A leucoplasia é o desenvolvimento de manchas ou placas brancas principalmente nas pregas vocais, mas também podem aparecer na região da laringe. Essas lesões são consideradas pré-malignas. No entanto, a evolução para um câncer ocorre em menos de 20% dos casos.

A lesão ocorre pelo depósito de queratina sobre o tecido das pregas vocais ou da laringe. Essa é uma resposta das células da região por conta das sucessivas "agressões" provocadas pelo tabaco, consumo de álcool ou por refluxo gastroesofágico.

Lula também realizou no check-up de 12 de novembro um ecocardiograma, angiotomografia e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011. Naquele ano, ele teve um câncer de três centímetros de diâmetro na laringe, que o fez passar por mais de 30 sessões de quimioterapia.

O presidente eleito tem 77 anos e será o presidente mais velho a assumir o governo do Brasil. Durante a campanha eleitoral, sua voz muito rouca, por vezes falhada durante os discursos, debates e entrevistas, chamou a atenção de quem acompanhou o então candidato.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia