Educação : PLUGADO
Enviado por alexandre em 28/10/2011 12:40:39



Deputado Jaques Testoni através da sua equipe de apoio parlamentar elabora projeto inovador para as Escolas municipais de Ouro Preto

Antenado com o que está acontecendo de melhor no Brasil e no mundo, o Deputado Jaques Testoni (PSD- Ouro Preto) e sua equipe técnica, elaborou um projeto para implementação de novas tecnologias que aliadas a práticas pedagógicas inovadoras, irá elevar o nível de ensino e aprendizagem da rede municipal de ensino.

A princípio será um projeto piloto na Escola Municipal Fernando de Azevedo, localizada no bairro Novo Horizonte, que contará com a instalação de um sistema de gestão que por sua vez, possibilitará a automação de toda rotina administrativa escolar.

A escolha da referida escola, destacou-se em virtude da localidade, IDH do bairro onde está inserida, estrutura física e relação corpo discente e docente. O projeto inicialmente irá atender o ensino fundamental com cerca de 800 alunos e 51 professores.

Com esse sistema a direção da escola terá dados em tempo real de conteúdos que estão sendo aplicados, rendimento e desenvolvimento de professores e alunos, dinamização no processo de emissão de relatórios, transferências e boletins, os pais terão acesso online às notas, histórico e rendimento dos seus filhos, bem como de qualquer lugar que haja internet, acessar e visualizar em tempo real a rotina do seu filho na sala através de sistema de câmeras, os professores terão diários eletrônicos para lançamento de notas e planejamento, ou seja, toda mobilidade e praticidade que o mundo virtual oferece.

De qualquer lugar dotado de acesso a internet, o prefeito e o secretário terão acesso online a todos os dados da escola, visualizando relatórios estatísticos de rendimento escolar e principalmente prognóstico de possíveis problemas relativo a qualquer seguimento da escola.

É salutar lembrar que tudo isso contará com um sofisticado protocolo de segurança e sigilo a todos os dados circulantes da escola, com acesso pleno apenas ao prefeito e ao secretário de educação.
Cada aluno e professor irá receber um netebook, adaptado e aprovado pelo MEC, com senhas individuais para uso exclusivo na escola. Os quadros negros serão substituídos por lousas eletrônicas que possibilitará uma infinidade de recursos digitais com alta qualidade de som e imagem a disposição do professor no desenvolvimento do seu mister a serviço do ensino aprendizagem.

É difícil imaginar nos dias de hoje o uso de máquinas de escrever, ao invés de computadores, já que alguns modelos só são encontrados em museu histórico, ou então trocar o e-mail pelo antigo sistema de cartas.

A mudança contínua de novas tecnologias tem influenciado na forma de vida, trabalho, causando a necessidade de transformação aos processos de ensino e aprendizagem, e porque não começarmos pelo nosso município.

O projeto terá um período de avaliação que findo esse, será ponderado por discentes, docentes, pais e equipe técnica da Semece, dos quais poderão propor mudanças e adequações, daí, conforme o aporte financeiro do município, será implementado em outras escolas, objetivando alcançar todas da rede pública municipal de ensino – conforme disse o Prefeito Alex Testoni.


Fonte: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia