Regionais : Segurança de Lula será chefiada por delegado que investigou PCC
Enviado por alexandre em 06/07/2022 00:23:07

Nome foi escolhido pela Polícia Federal e pela equipe do petista


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Foto: EFE/Felipe Iruata

A segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022 ficará a cargo de Alexsander Castro Oliveira, delegado da Polícia Federal (PF), que atuou em uma operação para desarticular o núcleo financeiro do PCC (Primeiro Comando da Capital).

O nome foi escolhido pela PF, em conjunto com a equipe da campanha de Lula, e anunciado nesta segunda-feira (4). A operação com alvo no PCC, na qual atuou Oliveira, foi deflagrada em 2019 com o nome de Operação Cravada. Além desta, o delegado também chefiou a operação Caixa Forte, que mirou líderes da facção criminosa, em 2020.

Leia também1 Valério diz que administrava caixa clandestino do PT
2 Maluf é condenado a pagar R$ 2,8 milhões por improbidade
3 Ex-porta-voz de Dilma Roussef é novo colunista do jornal O Globo
4 Bolsonaro critica governadores do Nordeste: “Descumprem leis”
5 Ao menos 20 estados reduziram ICMS sobre combustíveis

O delegado Andrei Rodrigues também foi escolhido para atuar na segurança do petista. Ele atuou na campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2010. Sua função será fazer a interlocução com a corporação, diretamente da sede da campanha.

Em 31 de maio, a PF apresentou o plano de segurança relacionado à proteção dos candidatos à Presidência da República. A Lei nº 7474, de 1986, define como responsabilidade da corporação a segurança dos candidatos.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma exceção, uma vez que sua segurança é de responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

RELAÇÃO ENTRE O PT E O PCC
Na última sexta-feira (1º), a revista Veja publicou um trecho da delação premiada do empresário Marcos Valério na qual ele associa o Partido dos Trabalhadores (PT) ao PCC. O depoimento foi dado à Polícia Federal (PF).

A reportagem traz os detalhes ditos por Valério aos investigadores. Entre eles estaria uma suposta chantagem feita por um empresário de transportes contra Lula. De acordo com ele, o ex-presidente Lula seria ameaçado por Ronan Maria Pinto para não revelar um esquema de arrecadação ilegal para financiar integrantes do PT.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia