Regionais : Rondonienses ainda tentam a sorte econômica no exterior
Enviado por alexandre em 24/10/2011 12:30:30




Melhor qualidade de vida, aventura e acima de tudo muito trabalho. É assim que a maioria dos brasileiros que tenta uma mudança econômica através do trabalho no exterior define as longas jornadas fora do país de origem.
Milhares de brasileiros, que muitas vezes mal conhecem seus próprios estados saem do país e quando menos esperam já completaram décadas longe da família e amigos. Segundo a comerciante Josiana Gauto, 25, quando decidiu mudar-se para Barcelona (na Espanha) tinha certeza do que queria e foi em busca do sonho.
Ela está a cinco anos fora do Brasil e visita a família em suas férias. Ela enfrentou todos os tipos de barreiras que um estrangeiro suporta fora dos limites de sua pátria. Porém, segundo ela, a maior dificuldade foi à familiarização do idioma.
Josiana disse que trabalhando em bares espanhóis consegue ganhar o triplo do que recebia no Brasil enquanto auxiliar de dentista. “Consegui alguns bens e hoje acredito que terei uma vida sossegada, mas ainda é cedo para voltar”, explica.
Ela conta que na região em que mora atualmente, mesmo sendo estrangeira e com super carga horária de trabalho, consegue ter mais acesso à educação do que em Vilhena. “Tudo lá é mais fácil de fazer. Desde uma simples viagem até mesmo cursos profissionalizantes”, arremata.

Fonte: Extra de Rondônia - Rômulo Azevedo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia