CONTRACEPTIVOS - Brasil - Notícias
Brasil : CONTRACEPTIVOS
Enviado por alexandre em 22/06/2022 09:30:59

Contraceptivos masculinos apresentam bons resultados em teste clínico

Ensaios clínicos feitos com dois contraceptivos masculinos em desenvolvimento apontaram resultados promissores: os medicamentos provocaram uma diminuição efetiva de testosterona nos homens e não causaram efeitos colaterais considerados inaceitáveis.

 

O estudo – que ainda será publicado no Journal of the Endocrine Society – contou com testes feitos em 96 participantes saudáveis do sexo masculino. Os medicamentos têm como objetivo suprimir a testosterona, diminuindo assim a contagem de espermatozoides.

 

Os voluntários foram divididos em dois grupos e aleatoriamente designados para receber, por 28 dias, placebos ou duas a quatro pílulas ativas, cada uma contendo 100 miligramas de andrógenos progestogênicos (esteroides sintéticos ou naturais que podem reduzir a produção de testosterona).

 

Veja também

 

Baixa vitamina D pode estar relacionada à demência, afirma estudo

 

Beber uma cerveja por dia pode fazer bem para o intestino, diz estudo

 

Os participantes que ingeriram doses diárias de quatro comprimidos (400 miligramas) apresentaram níveis mais baixos de testosterona do que aqueles que tomaram doses diárias de dois comprimidos (200 miligramas).

 

“As experiências positivas dos homens em ensaios clínicos e altas classificações de aceitabilidade para esta pílula masculina devem servir para excitar o público sobre o fato do controle de natalidade masculino estar potencialmente e amplamente disponível nas próximas décadas”, comentou, em nota, a pesquisadora Tamar Jacobsohn, líder do Programa de Desenvolvimento de Contraceptivos do Instituto Nacional Eunice Kennedy Shriver para Saúde da Criança e Desenvolvimento Humano.

 

RESULTADOS

 

Após sete dias de consumo da droga ativa, os níveis de testosterona nos homens caíram abaixo da faixa normal. Entre aqueles que tomaram o placebo, os níveis do hormônio sexual permaneceram dentro da faixa normal.

 

É de conhecimento da comunidade científica que a redução dos níveis do hormônio pode causar efeitos colaterais desagradáveis, mas a maioria dos homens se mostrou disposto a continuar usando os contraceptivos. Essa resposta dos voluntários sugere, segundo os autores, que os efeitos colaterais são aceitáveis.

 

Os resultados foram apresentados no Encontro Anual da Sociedade Endócrina Norte-Americana (Endo 2022), realizado em Atlanta, nos Estados Unidos, entre 11 e 14 de junho.

 

 

“O desenvolvimento de um método anticoncepcional masculino eficaz e reversível, que melhora as opções reprodutivas para homens e mulheres, terá um grande impacto na saúde pública ao diminuir a gravidez indesejada e permitir que os homens tenham um papel cada vez mais ativo no planejamento familiar”, aponta Jacobsohn. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo