Justiça em Foco : Fux diz que ‘PM deve satisfações’ ao STF sobre operação no Rio
Enviado por alexandre em 26/05/2022 16:13:29

Presidente do Supremo afirmou que está aguardando as satisfações após ação que deixou mais de 20 mortos em uma comunidade

Ministro Luiz Fux, presidente do STF Foto: Fellipe Sampaio/STF

Nesta quinta-feira (26), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou uma operação policial realizada nesta semana no Rio de Janeiro que deixou mais de 20 mortos. Durante aberta da sessão da Corte, Fux afirmou que a Polícia Militar (PM) do Rio “deve satisfações à Corte”.

A declaração do presidente do STF foi referente a uma ação do STF que determinou ao governo Rio de Janeiro que elaborasse um plano para reduzir a letalidade policial no estado. O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia abordado o assunto nesta quarta (25) e disse que viu com muita preocupação a operação.

Leia também1 RJ: Polícia Civil revisa para 23 o número de mortos em operação
2 Morto no Rio seria mandante de ataques a agentes de segurança
3 Traficante foragido do AM é um dos mortos em operação no RJ
4 Felipe Melo responde Mônica Bergamo sobre operação no RJ
5 RJ: Traficantes pediram ajuda durante ação policial em favela

Ao falar sobre o episódio, Fux disse que estava aguardando as satisfações.

– Tendo em vista a posição em que se encontra o Supremo Tribunal Federal, achei por bem não polemizar com a Polícia Militar. A Polícia Militar deve satisfações. Estou aguardando essas satisfações – ressaltou.

A operação policial realizada na terça teve como objetivo prender chefes de uma facção criminosa que estariam escondidos no Complexo da Penha. De acordo com a polícia, a ação teve início após as autoridades serem informadas de que o Comando Vermelho deslocaria 50 criminosos para reforçar o tráfico na Rocinha, na Zona Sul da cidade.

Entre os alvos da operação, estariam chefes de outras favelas do Rio de Janeiro e criminosos de outros estados. Segundo a PM, os agentes foram atacados a tiros quando iniciavam a ação. O trabalho foi feito em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia