Educação : Paz no Trânsito
Enviado por alexandre em 02/10/2011 23:50:38



Alunos de Ouro Preto estão tendo aula de Educação no Trânsito

Os alunos da rede publica e particular de ensino de Ouro Preto do Oeste estão tendo aula de Educação no Trânsito uma iniciativa da 7ª Ciretran tendo a frente Wagner Roberto Almeida. Segundo o chefe local do órgão de trânsito o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito, alertando-as sobre os perigos que nele ocorrem e, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a sua segurança e a dos outros. Oferecendo condições aos alunos para que possam interpretar e respeitar os sinais de trânsito e as regras de circulação segura; Possibilitar ao aluno condições de reconhecimento das transgressões no trânsito e as formas de evitá-las.

Wagner Almeida disse que o projeto visa estimular o aluno a repassar os conhecimentos adquiridos na escola, e fora dela, aos pais e demais membros da comunidade. Conscientizar o aluno de que ele é parte integrante do trânsito, envolvendo-o em campanhas educativas na escola através de cartazes sobre a segurança no trânsito. “O trânsito é uma temática importante para se discutir no meio estudantil devido a grande preocupação da realidade atual em nossa cidade e no país decorrente do alto índice de acidentes com vítimas fatais. Sabendo-se ainda que a melhor forma de se obter resultados para reverter ou diminuir esse panorama tão assustador é através da educação”, justifica o chefe da 7ª Ciretran.



Dentro da filosofia que vem sendo pontuada pelo vice-governador e diretor-geral do Detran Airton Gurgacz a 7ª Ciretran criou um quadro pessoal no qual será ministrado aos alunos as noções básicas para temos um trânsito em paz. Este trabalho pioneiro em Ouro Preto do Oeste já vem tendo os primeiros resultados positivos junto a comunidade escolar do município e esta semana o corregedor-geral do Detran delegado de Polícia Civil Cristiano Lopes Ferreira esteve visitando juntamente com o chefe da 7ª Ciretran Wagner Almeida a creche municipal Leozinho onde os “baixinhos” estavam tendo uma aula de educação no trânsito. Na oportunidade o corregedor-geral elogiou a iniciativa profícua do chefe local da Ciretran e prometeu todo apoio para que o projeto tenha sua continuidade e seja extensivo para os municípios da região polarizada por Ouro Preto do Oeste.

“Este projeto é de suma importância no contexto de cidadania no qual os alunos aprendem a ter respeito e prudência para dividir os espaços do trânsito com motoristas e pedestres com menos possibilidades de se envolver em acidentes”, disse o corregedor-geral Cristiano Lopes Ferreira.

O diretor de escola que desejar ter o projeto Educação no Trânsito na sua unidade escolar basta ir na 7ª Ciretran e protocolar o pedido para tal finalidade, orienta o Wagner Almeida.

Autor: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia