Brasil : A FORÇA DO AGRO
Enviado por alexandre em 08/12/2021 08:29:10

Agronegócio bate recorde de exportação em 2021 e movimenta mais de US$ 102 bilhões

O levantamento de janeiro a outubro é da Confederação Nacional da Agricultura e pecuária; CNN teve acesso a parte do relatório que será divulgado nesta quarta

Aplicação de agroquímicos em lavoura de soja em Primavera do Leste (MT)
Aplicação de agroquímicos em lavoura de soja em Primavera do Leste (MT) 16/03/2004REUTERS/Paulo Whitaker

Evandro Cinida CNN

A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) vai divulgar na quarta-feira (8) o balanço do agronegócio brasileiro em 2021 e as expectativas para 2022.

A CNN teve acesso à parte do relatório que aponta um recorde no setor. De janeiro a outubro deste ano, o agronegócio brasileiro movimentou U$$ 102,4 bilhões com exportações, superando o recorde anterior registrado em 2018, de U$$ 101,2 bilhões.

Por outro lado, os produtores brasileiros enfrentaram alta de mais de 100% nos custos com fertilizantes para soja e milho. O assunto vai ser discutido na coletiva para os jornalistas marcada para quarta.

A CNA também vai falar das expectativas para 2022. Entre as estimativas estão os gargalos para exportações e o impacto da menor oferta global de insumos, já que muitos países estão focando no comércio interno e reduzindo as vendas para o exterior.

Sobre políticas agrícolas, a Confederação Nacional da Agricultura apresentará os números do mercado de capitais e finanças verdes, as contratações de crédito e seguro rural e propostas para melhorar o ambiente de negócios para os produtores rurais.

A partir do balanço de 2021, a CNA também irá divulgar os impactos da falta de contêineres para o processo de logística e infraestrutura e os marcos regulatórios para ferrovias.

Agropecuária fecha 3º trimestre com números negativos do PIB

O setor teve queda de 8%, o pior tombo trimestral desde 2012, segundo o IBGE

A agropecuária fechou a semana com números negativos para o terceiro trimestre do PIB. O setor teve queda de 8%, sendo o pior tombo trimestral desde 2012, segundo o IBGE.

Em relação ao segundo trimestre de 2021, o desempenho do agronegócio caiu 5%. De acordo com o professor da USP e da FGV Marcos Fava Neves, “é um número até que natural, porque normalmente no segundo trimestre você tem mais produção que no terceiro trimestre”.

O professor também lembrou que “tivemos a seca, que foi terrível, impactando o milho, café, laranja cana, e que também nós estamos com os preços de soja e milho um pouco mais baratos nesse trimestre”, disse.


Mais lidas

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia