Mais Notícias : Antes de 80% de imunizados não é hora de tirar a máscara, diz infectologista
Enviado por alexandre em 31/10/2021 12:10:00

Cerca de três capitais e outras 14 cidades brasileiras já flexibilizaram o uso de máscaras em locais abertos, de acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Rio de Janeiro começou a liberação na quinta-feira (28) e foi a primeira capital brasileira a desobrigar o equipamento de proteção contra a Covid-19. O infectologista Marcos Boulos, professor da Faculdade de Medicina da USP, afirmou neste sábado (30), porém, em entrevista à CNN, que ainda não é o momento adequado para que o uso da proteção seja facultativo no país.

“O ideal é que tenhamos pelo menos 80% das pessoas imunizadas, porque aí você tem a garantia de que o número de casos vai cair acentuadamente, uma vez que a transmissão diminui. Enquanto nós tivermos com o vírus circulando, podem aparecer novas variantes e isso aumentaria novamente o número de infectados.”


Boulos acredita que, neste momento, o Brasil está com uma imunidade “relativamente alta”, e que as flexibilizações poderiam começar dentro de um mês, desde que sejam feitas gradualmente.

“É provável que com mais 15 ou 20 dias, dentro de um mês, nós poderemos começar a liberar o uso de máscaras em ambiente externo. Mas, no ambiente interno, nós vamos ter que manter, porque o vírus continuará circulando, inclusive no ano que vem. A gente só tem garantia de tirar em ambiente fechado quando esse nível de vacinação [for atingido] e quando os índices epidemiológicos mostrarem que a diminuição está tão grande que será possível. Talvez ainda leve alguns meses para isso.”

O infectologista acrescentou que até as festas de final de ano as condições já podem estar mais propícias para as autoridades avançarem nas flexibilizações. Ele também destacou que ambientes com ar-condicionado são menos seguros, uma vez que as pessoas estão próximas, sem janelas e espaços abertos.

“A falta de ventilação faz com que você tenha uma transmissão maior.”

(Publicado por Daniel Fernandes)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia