Justiça : STF O MALVADÃO
Enviado por alexandre em 22/10/2021 09:33:48

STF forma maioria para negar habeas corpus a Jefferson e a Silveira

Ex-deputado está preso desde agosto


Roberto Jefferson teve novo pedido de habeas corpus negado pelo STF Foto: Divulgação/PTB/Weleson Nascimento

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (21), para recusar a concessão de um habeas corpus ao ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte.

Foram contrários ao pedido da defesa os ministros Edson Fachin, relator do caso, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. O ministro Alexandre de Moraes, responsável pela prisão de Jefferson, se disse impedido de julgar o pedido.

Leia também1 "Paulo Guedes continua no governo", garante Jair Bolsonaro
2 STF: Veja quais crimes Moraes imputa a Allan dos Santos
3 Allan dos Santos repudia Moraes por prisão: "Perseguição abjeta"
4 PSDB: Joice Hasselmann pode ser impedida de votar nas prévias
5 Secretários de Paulo Guedes se demitem após crise do teto fiscal

Em seu discurso, Fachin argumentou que “conforme anteriormente explicitado, não é cabível habeas corpus em hipóteses como a dos autos, em que se impugna decisão monocrática proferida por ministro desta Corte”. O mesmo entendimento foi apontado por Weber, Cármen, Lewandowski e Toffoli.

Ainda faltam os votos dos ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luiz Fux. O prazo para divulgação dos votos se encerra nesta sexta-feira (22).

Roberto Jefferson está preso no presídio de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Ele é investigado por supostamente integrar um grupo digital que conspira contra a democracia e as instituições.


STF forma maioria para manter prisão de Daniel Silveira

Alexandre de Moraes se declarou impedido de votar porque o julgamento questiona a decisão do próprio ministro

O deputado federal Daniel Silveira
O deputado federal Daniel Silveira Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Neila GuimarãesRafaela Larada CNN

em Brasília e São Paulo

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria na manhã desta sexta-feira (22) para manter a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Votaram pela manutenção da prisão do parlamentar o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Tóffoli e Edson Fachin.

O ministro Alexandre de Moraes se declarou impedido de votar – o julgamento questiona a decisão do próprio ministro, que determinou a prisão do deputado.

O julgamento é feito no plenário virtual da Corte e os ministros apenas depositam o voto, sem debates sobre o tema.

Nesta quarta-feira (20), o presidente do STF, ministro Luiz Fux, negou um pedido da defesa do deputado para afastar o ministro Alexandre de Moraes dos processos aos quais responde.

No pedido pelo afastamento de Moraes, Silveira alega que foi cerceado ao direito constitucional de ampla defesa desde 23 de março.

Em 8 de outubro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Silveira por cometer abusos ao ofender o STF e os ministros da Corte, citando ainda que a liberdade de expressão “não é absoluta”.


Mais lidas

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia