Regionais : PM abre processo contra soldado que criticou Confúcio
Enviado por alexandre em 24/09/2011 20:50:43



Da redação do TUDORONDONIA

O comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel Paulo Cesar de Figueiredo, determinou a instauração de processo administrativo disciplinar contra o soldado PM Jesuíno da Silva Boabaide, um dos líderes da ASSFAPOM (Asssociação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia).

O praça é acusado de, por meio do site da Assfapom e do jornal eletrônico TUDORONDONIA, fazer críticas ao governador Confúcio Moura (PMDB), ao Comando da PM e a oficiais da Corporação.

Segundo a portaria assinada pelo coronel Figueiredo, Jesuíno é acusado de transgressões disciplinares de natureza grave.

Abaixo, o comandante relaciona os textos publicados em que o soldado Jesuíno teria feito as críticas que desagradaram o comando da Corporação:

Durante o período de 03/06/2011 a 18/08/2011, o acusado, agindo na qualidade de presidente da ASSFAPOM, foi responsável pela publicação, na página da associação, das seguintes matérias:
1ª “Filho do sobrevivente da chacina de Corumbiara comove ASSFAPOM” (Publicado em 03 de junho de 2011).

Nesta matéria o acusado aponta o Tenente Coronel PM Pachá como o responsável pelos homicídios ocorridos na operação de reintegração de posse procedida na localidade de Corumbiára.

2ª “24 viaturas paradas no 1º BPM. PM`S Polícia Militar são obrigados a trabalhar no Distrito de São Carlos em transporte particular”. (Publicada em 23 de Junho de 2011).

Nesta matéria, o acusado critica as autoridades constituídas em comentários: '...É lamentável que o Estado, que deveria defender os praças comungue (...) espero que a partir dessa denúncia as autoridades tomem as devidas providências'. (Fonte: ASSESSORIA DA ASSFAPOM).


3ª “Governo de Rondônia descumpre acordo e instaura crise na PM/BM” .


Nesta matéria o acusado faz comentários que não condizem com a verdade, incitando a ocorrência de uma crise interna na Corporação, além de , ao final da matéria, sugerir comportamentos atentatórios à disciplina militar como objeto de pressão junto às autoridades a ser utilizado nas próximas reivindicações.

4ª “Ao contrário de Confúcio(PMDB), governador do Rio, do mesmo partido, cumpre acordo (...).” (Publicada em 29 de junho de 2011 21:30) .


Nesta matéria o acusado critica diretamente a pessoa do Governador do Estado de Rondônia, autoridade máxima do Poder Executivo e Comandante Supremo da Polícia Militar.

5ª “Determinação de oficial obriga policial militar a desvio de função”. (Publicada em 02 de setembro de 2011).
Nesta matéria o acusado tece severas críticas ao Coordenador de Recursos Humanos da Corporação, afrontando flagrantemente os preceitos basilares da hierarquia e disciplina militar.

6ª “Atenção associado”
Nesta matéria o acusado comunica aos associados sobre as futuras reuniões de campanha salarial e tece críticas e acusa os
superiores hierárquicos da corporação de buscar subterfúgios para impedir a participação dos associados em movimentos reivindicatórios.

7ª “Assembléia aprova o novo Código de Ética e Disciplina dos policiais” (Publicada em 17 de setembro de 2011)
Nesta matéria, verifica-se a participação do acusado, em ato oficial representando a Corporação, sem a autorização do Comandante Geral da Polícia Militar.

8ª “ASSFAPOM-DIA 23/09 INICIA O MOVIMENTO POLÍCIA LEGAL-TOLERÂNCIA ZERO”

Nesta Matéria o acusado utiliza de novo instrumento, convocando o efetivo policial militar para participar de um movimento de conotação reivindicatória, visando forçar o Poder Público a atender seus anseios. Fica patente tal objetivo quando se destaca trecho da matéria nos seguintes dizeres: “Caso seja aplicado, toda a sociedade sentirá o impacto e é provável que nossos anseios sejam ouvidos e principalmente atendidos, Sendo assim, caro amigo, FAÇA O PROCEDIMENTO!”

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia