Política : CPI DO PICADEIRO
Enviado por alexandre em 28/09/2021 09:10:58

Ansioso pelo momento histórico, diz Feliciano sobre Hang na CPI

Deputado afirmou que o empresário será inquirido por “gente da melhor qualidade"

Deputado Marco Feliciano disse aguardar o depoimento de Luciano Hang à CPI da Covid Foto: Arte/Pleno.News

Nesta segunda-feira (27), o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) utilizou as redes sociais para dizer que está ansioso pelo depoimento de Luciano Hang à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O parlamentar afirmou que o momento será “histórico” e ressaltou que o dono da redes de lojas Havan será inquirido “por gente da melhor qualidade na CPI do Circo”.

Os senadores decidiram convocar o empresário após a acusação de que Hang teria manipulado informações relacionadas ao tratamento e à morte de sua própria mãe “para não desmerecer” o tratamento precoce contra a Covid-19. Hang deve ir ao Senado nesta quarta-feira (29).

Leia também1 Luciano Hang grava vídeo algemado e ironiza CPI da Covid
2 Allan dos Santos e Luciano Hang desafiam a Globo após acusações
3 Procurado por jornalista, Hang emite nota, mas Globo não exibe
4 Jorginho Mello: 'Calheiros é mais sujo que pau de galinheiro'
5 Dono do Madero se solidariza com Hang: 'Esquerda covarde'

Ao falar sobre o depoimento, Feliciano lembrou que Hang gera mais de 20 mil empregos no país.

– Chega a 5ª, mas não chega a 4ª! Ansioso para assistir a um momento histórico! Luciano Hang, cidadão de bem, empresário, que dá mais de 20 mil empregos, carinhosamente chamado de “Véio da Havan”, ser inquirido por “gente da melhor qualidade” na CPI Do Circo! O Brasil torce por você, Luciano! – escreveu o parlamentar.

Congresso derruba veto e permite formação de federação partidária

Os parlamentares decidiram tornar lei o projeto (PL 2522/15) que permite aos partidos políticos se unirem em uma federação. O veto à proposta foi derrubado hoje em sessão do Congresso Nacional. Em seguida, a sessão foi encerrada.

A federação partidária permite aos partidos se unirem para atuar como uma só legenda nas eleições e na legislatura, devendo permanecer assim por um mínimo de quatro anos. A federação também contorna efeitos da cláusula de desempenho, que limita acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de televisão aos partidos que não atingirem um mínimo de votos nas eleições.

O projeto havia sido vetado totalmente pelo presidente Jair Bolsonaro com o argumento de que a federação partidária contraria o interesse público por ter “características análogas à das coligações partidárias, que foram proibidas pela Emenda Constitucional 97, de 2017, para aprimorar o sistema representativo, com a redução da fragmentação partidária”.

O PCdoB liderou as negociações pela derrubada do veto e é apontado como o maior beneficiário da norma. “Foi uma caminhada de muito tempo e, felizmente, vitoriosa”, disse o líder do partido, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE). Ele ressaltou que a promulgação precisa ser feita antes do dia 2 de outubro para a norma ser aplicada nas eleições de 2022.


Sem perseguição – O novo partido que sairá da fusão entre PSL e DEM não será governista, segundo afirmou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que assumirá a função de secretário-geral da legenda em formação. Atual presidente do DEM, ele diz, no entanto, que a sigla "não criará constrangimentos" a filiados e diretórios que decidam apoiar o presidente Jair Bolsonaro. A postura é semelhante à do DEM hoje. Oficialmente, a sigla não integra a base aliada, mas tem dois ministros no governo (Onyx Lorenzoni e Tereza Cristina) e maioria das bancadas na Câmara e no Senado alinhada ao Palácio do Planalto.

Em faixa própria – Um dos objetivos da fusão – que deve criar uma das maiores legendas da atualidade – é lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto em 2022. "A gente acha que nasce com musculatura suficiente para isso", afirmou. O dirigente partidário ressaltou que, apesar disso, os diretórios municipais e regionais da nova legenda ficarão livres para apoiar outros candidatos. "Ter candidatura própria a presidente não significa que a gente pretenda estabelecer qualquer tipo de constrangimento para as lideranças e figuras do partido que eventualmente em seus Estados tenham uma situação distinta da nacional", disse.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia