Política - MODERNIZAÇÃO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 603 »
Política : MODERNIZAÇÃO
Enviado por alexandre em 19/01/2017 19:13:45


Governo apresenta sistema de gerenciamento de projetos em Vale do Paraíso
O Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), ferramenta web desenvolvida e utilizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) para conduzir e controlar programas e projetos da pasta, foi apresentado as autoridades do município de Vale do Paraíso esta semana no plenário da Câmara municipal. A secretária Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto, Maria Araujo de Oliveira foi a encarregada de fazer a devida apresentação e tirar as duvidas existentes do Sigep, a representante do governo do Estado, que o sistema é fruto da determinação do governador Confúcio Moura de desenvolver mecanismos que tornem a gestão pública mais moderna e eficiente. Estiveram presente ao ato o vice-prefeito do município Ronaldo Estevão da Silva, presidente da Câmara municipal vereador Helinho Gusmão, vereador Rafael Pires Dias, secretários municipais e servidores públicos.

A secretária de Governo, Maria Araujo explicou para o público presente ao ato que o Sigep é ferramenta online de monitoramento de programas e projetos da Sepog que está em funcionamento desde fevereiro de 2015 e tem com objetivo de modernizar o modelo de gestão existente no órgão e inovar o acompanhamento das ações. A secretária pontuou que é permitido ao gestor os seus auxiliares diretos o acompanhamento de seus respectivos projetos em andamentos além de que dar visibilidade aos mesmos. “O Sigep é uma ferramenta desenvolvida por técnicos do governo do Estado e por determinação do governador Confúcio Moura, está sendo disponibilizado às prefeituras, Câmaras e outras instituições públicas de forma gratuita”, disse a secretária que colocou sua equipe de trabalho a disposição do gestor público para maiores esclarecimento sobre o funcionamento do Sigep.

Apresentação da equipe do governo do Estado

Durante o ato de apresentação do Sigep, foi apresentado ao público presente os chefes dos órgãos estaduais que tem jurisdição no município de Vale do Paraíso o tenente - BM Márcio Strauss (comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Ouro Preto), pedagoga Marivone Resende de Araujo (coordenadora Regional de Educação – CRE) e Érica Cristina Casagrande (gerente da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas), todos se colocaram a disposição após descrever quais as atribuições de cada órgão estadual.













Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Política : VERGONHA
Enviado por alexandre em 19/01/2017 09:52:46



Posse de vereadores presos é espelho do país
Josias de Souza

Costuma-se dizer que há muitos corruptos em Brasília. Mas as pessoas esquecem que eles são enviados pelos eleitores dos seus Estados. Já chegam à Capital prontos. O que aconteceu nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná, ajuda a entender o que se passa em Brasília e no Brasil.

Cinco vereadores reeleitos em outubro do ano passado e presos desde dezembro por suspeita de corrupção tomaram posse na Câmara municipal. Chegaram escoltados pela política, prestaram juramento e, depois de empossados, voltaram para a cadeia. Tudo isso sob vaias de manifestantes, pedidos de renúncia dos vereadores-presidiários e gritos de “vergonha”.

Você pode pensar: bom, isso aconteceu no Paraná, na fronteira com o Paraguai. Está muito distante de mim. Engano. Isso acontece no país inteiro. A política apodreceu. E você, que é eleitor, não pode nem se eximir de culpa. Depois de examinar o comportamento dos políticos, que, em tese, deveriam representar o que há de melhor na sociedade é inevitável concluir que o brasileiro parou de evoluir.

Não é à toa que falamos tanto sobre ladrões, assaltastes e facções criminosas. Sem esses personagens, o Brasil de hoje perderia o que tem de mais vital. O país ficaria sem enredo. Nesse contexto apodrecido, ou você reage ou não deve perguntar o que seu país pode fazer por você. Pague o IPTU e o IPVA, que vencem agora, no início do ano, pague todos outros tributos e vê se não chateia.

Política : NOVOS TEMPOS
Enviado por alexandre em 17/01/2017 01:49:48


Executivo apresenta Projeto Viveiro Comunitário aos gestores de Nova União e Mirante da Serra
O Governo do Estado através Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog representado pela Secretária Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto, apresentou nesta segunda-feira (16), aos prefeitos Luiz Gomes Furtado (Nova União) e Adinaldo Andrade (Mirante da Serra), o projeto Viveiro Comunitário. Coube a secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, explicar passo a passo todo o bojo do projeto que nasce com a necessidade de investir de forma organizada no setor produtivo uma prioridade do governador do Estado, Confúcio Moura.

A secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, explicou que o projeto Viveiro Comunitário, tem a parceria nesta fase da Emater/RO, Ceplac e a Cooperativa Mista de Extrativismo, Agricultura Familiar Ecologismo e Prestação de Serviços COOMEAFES, sendo que a localização do viveiro será no Assentamento Margarida Alves, RO 470, km 35, gleba 07, zona rural do município de Nova União.

A construção de um viveiro para a produção de mudas de cacau e essências florestais, implantação de jardins clonais irrigados para multiplicação de haste de cacaueiro no Assentamento Margarida Alves, justifica-se por criar uma série de precedentes para atividades educacionais, ambientais de produção agrícola com retorno econômico e social para as famílias envolvidas. A implantação do projeto reflete na comunidade maior autonomia através da diversificação de culturas em suas unidades de produção familiar, posteriormente contribuirá para aumento da renda, outro fator importante a se considerar é a realização de um ciclo de produção em conformidade com os ciclos ecológicos, de modo a haver recuperação, conservação e preservação dos recursos naturais.

A secretária de Governo, asseverou que o este projeto tem por finalidade construir um viveiro de mudas frutícolas e essências florestais, implantação de jardins clonais cacaueiros para ampliar as ações como fonte de renda e recuperação florestal, envolvendo as famílias beneficiadas e não beneficiadas de forma direta e indireta nos assentamentos Margarida Alves e Assentamento Palmares no Município de Nova União e Assentamento Padre Ezequiel, localizado no município de Mirante da Serra.

Cooperativa já tem um viveiro de pequeno porte instalado, o segundo passo é construir o segundo viveiro de 1500 m2 tendo como foco a produção em escala das mudas de cacaueiro e mais uma porcentagem de 20% de essências florestais. As sementes de cacaueiro selecionadas terão origem dos campos experimentais da CEPLAC, por ser um órgão Público Federal que tem experiência na produção de sementes de alta qualidade.

Os jardins clonais irrigados para multiplicação de haste do cacaueiro será implantado com haste fornecida pela CEPLAC que vem trabalhando com material de alta qualidade trazido direto da Bahia. Tanto o viveiro quanto os jardins clonais serão feitos com a participação da comunidade em um planejamento pré-estabelecido pela coordenação da cooperativa obedecendo às orientações técnicas que cabe a cada investimento.

As sementes de essências florestais serão adquiridas em reservas extrativistas e em bancos de sementes da SEDAM ou em outros órgãos que trabalham com esta finalidade no bioma amazônico.


A apresentação do projeto Viveiro Comunitário, ocorreu nos gabinetes de trabalho dos dois gestores e a equipe do Governo do Estado teve a participação da secretária Maria Araujo de Oliveira, tenente - BM Márcio Strauss (comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Ouro Preto), Marivone Resende de Araujo (coordenadora Regional de Educação – CRE) e Érica Cristina Casagrande (gerente da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas pólo Ouro Preto). Ambos os prefeitos se comprometeram em dar apoio ao projeto por entender que é um caminho viável que vai certamente gerar renda e valor o que irá sem duvida alguma fortalecer a economia de Nova União e Mirante da Serra, municípios que tem sua base na agricultura e pecuária de corte e leite.



Fonte

Texto: Alexandre Araujo


Fotos: Alexandre Araujo


Secom – Governo de Rondônia


Política : FICHA LIMPA
Enviado por alexandre em 15/01/2017 22:21:56



Joselita Araújo se despede da política: veja aqui sua trajetória vitoriosa, em Ouro Preto do Oeste/RO
Por Wellington Gomes
A ex-vice-prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo da Silva (PMDB), completou 34 anos de vida pública no ano de 2016, sempre representando bem toda a região polarizada do município (hoje – Estância Ouro Preto do oeste), ela anunciou aposentadoria da vida política no início deste ano, 2017.

*Joselita Araújo , natural de Varzea Alegre/Ceara, foi ainda criança para o Estado de São Paulo, morando na área rural do município de Pirapozinho, lá, se casou com Diomirio Pereira de Oliveira, desta união teve 06 filhos, sendo 03 mulheres e 03 homens.

*Em 1976 chegou ao então Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto (Picop)”, juntamente com esposo e filhos enfrentando todas as dificuldades inerentes da época, como a mais temida malária, mas sempre determinada a ter uma vida digna.
1joselita-araujo7

*Mulher destemida, passou a maior parte de sua vida na “roça”, aprendeu logo cedo a ter respeito com o ser humano, em sua trajetória de vida sempre foi permeada nos valores da família, exemplo que foi seguido pelos filhos, netos e bisnetos.

*A vida pública de Joselita Araújo começou no ano de 1982, data da primeira eleição municipal do recém-emancipado município de Ouro Preto do Oeste, que até então, pertencia a Ji-Paraná.

*A guerreira foi convencida por sua filha, Maria Araújo de Oliveira, a encarar uma disputa para vereadora, como a mesma já tinha um trabalho intenso na área social aplicando curso de corte e costura para as mulheres da região, a missão foi aceita, sua vitória foi confirmada ao término do pleito eleitoral, sendo a mais votada.

*A saga da guerreira continuou no ano de 1986, quando foi deputada estadual, sendo a mais votada da
região norte do país, foi ela e a Deputada Odaísa Fernandes, as primeiras mulheres eleitas para a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

*Em 1988 Joselita Araújo, disputa a prefeitura de Ouro Preto do Oeste, concorre contra os poderosos e consegue ser ungida prefeita da cidade, que na época, tinha como Distritos os atuais municípios: Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis e Urupá.

*O trabalho da guerreira foi reconhecido quando no dia primeiro de janeiro de 1993, ao passar a chave da cidade para o então prefeito, Agmar de Souza Gomes (o Piau “in memória”), foi aplaudida pelo público presente por conseguir deixar uma patrulha de maquinários, comprado com recursos próprios, sendo realizado um desfile na cidade com a frota de veículos e maquinários que perdurou até pouco tempo na frota do município, além de ter sido uma prefeita que trabalhou em prol do povo nos quatros anos de mandato, até os dias atuais.

*Até hoje é considerada a chefe do Poder Executivo municipal que mais fez pelo homem do campo, abrindo
1joselita-araujo33 estradas e conservando as já existentes com trabalho de excelente qualidade, é a única que investiu no esporte do município com formação de times profissionais, bem como todos os suportes necessários para grandes competições.

*Joselita Araújo disputou oitos eleições, conseguindo sete vitórias (perdeu para deputada estadual nas eleições de 2006), exerceu pela segunda vez o cargo de vice-prefeita do município ao lado do titular do cargo, Alex Testoni (PSD), de quem ocupou a cadeira no período de dezembro de 2014 a agosto de 2015.

*Joselita Araújo deixa a vida pública com bons serviços prestados e com respeito ao erário público, sendo uma política “ficha limpa”, onde teve todas suas contas como gestora, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO) e Tribunal de Contas da União (TCU) e não responde a qualquer ato ilícito que desabone sua conduta pessoal ou política, sai limpa, sem nenhum processo junto a Justiça.

(*Homenagem dos filhos)

Fonte: Maria Araújo
Fotos de arquivos: Família/ Esporteenoticia-Mandatotransparente



VEJA A GALERIA DE FOTOS DA VELHA E DESTEMIDA GUERREIRA JOSELITA ARAÚJO UM LEGADO DE VIDA E FICHA LIMPA

http://esporteenoticia.com/despedida-de-joselita-araujo-da-politica-ouropretense-veja-sua-trajetoria-vitoriosa-em-ouro-preto/

Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 15/01/2017 02:47:15


Governo destaca a importância da parceria entre União, Estado com a prefeitura de Ouro Preto
O governo do Estado por meio da Secretária Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto, promoveu no auditório do órgão estadual a apresentação da estrutura administrativa e operacional dos órgãos estaduais e federais aos representantes dos Poderes: Executivo e Legislativo municipais. A mentora do encontro a secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, explicou que este tipo de iniciativa faz parte da política de relacionamento entre os entes federados em todos os municípios atendendo assim uma recomendação do governador do Estado Confúcio Moura que busca desta forma promover a perfeita integração de toda estrutura administrativa e operacional dos órgãos estaduais no âmbito de cada um dos municípios rondoniense.

O mote do encontro foi amiudar a parceria entre os órgãos estaduais e federais com representação no município com a Prefeitura extensiva a Câmara municipal. Na ocasião a secretária Maria Araujo destacou a importância da cooperação de ações entre os poderes para desenvolvimento do município de Ouro Preto do Oeste, ressaltando que as ações conjuntas tem uma maior abrangência , além de proporcionarem mais benefícios a população. A secretária destacou a importância de haver uma maior interação entre o Estado e o município para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento, sobretudo no foco principal que é o fortalecimento da agricultura com ações estratégicas para o desenvolvimento do setor mencionado.

“O sucesso deste objetivo depende da união das esferas federal, estadual e municipal. Nós temos um grande apóio do governador Confúcio Moura, e queremos estabelecer um termo de parceria entre o governo do Estado aliado com os órgãos federais: Ceplac e Embrapa com a prefeitura aliada com os nossos vereadores. Essa reunião, com certeza, vai ajudar a efetivar essa parceria”, disse otimista a secretária.

Em um discurso positivo todos os presentes afirmaram que a parceria entre os órgãos é pertinente e absolutamente benéfica para desenvolver as ações governamentais no âmbito do município de Ouro Preto do Oeste e, sobretudo no setor primário um forte gerador de renda e emprego.

Falando em nome do prefeito Vagno Panisoly que não pode comparecer por incompatibilidade de agenda, o Secretário Geral de Administração do Município, Gilberto José da Silva, disse que a parceria que vem sendo construída por iniciativa desde o mês de outubro do ano passado pela secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira é um fator positivo e vem de encontro o que o chefe do Poder Executivo municipal prega a união entre os poderes para que o município de Ouro Preto do Oeste, seja fortalecido nas ações que irão serem implantadas em todos os setores com destaque para o setor produtivo.
O presidente da Câmara municipal vereador J. Rabelo, parabenizou a iniciativa da reunião e afirmou que a Casa de Leis através dos nove vereadores estão unidos em apoiar toda e qualquer ação que tenha como objetivo o bem comum da população.

A reunião contou com a presença das seguintes autoridades: Maria Araujo de Oliveira (representando o governo do Estado), tenente-BM Márcio Strauss (comandante local do destacamento do Corpo de Bombeiros) sargento – PM, Bruno Pedro de Farias (representando o destacamento local da Polícia Militar), Marivone Resende de Araujo (coordenadora Regional de Educação), Érica Cristina Casagrande (secretária estadual de Ação Social), Wagner Roberto Almeida (Ciretran), Vinicius Cruz (chefe local da Emater), Peterson Piovisan e Luiz Orlando Gregório (escritório local do Idaron), Gilvan Ferro (representando a Embrapa), Francisco Neto (representando a Ceplac), Renato Coelho (representando a Sejus), Gilberto José da Silva (representando o prefeito Vagno Panisily), Angelina Malinowski Xavier (secretaria municipal de Agricultura), o presidente da Câmara municipal vereador J. Rabelo e seus pares: Jeferson André da Silva, Delisio Fernandes, Celso Coelho e Bruno Brustolon.

























Fonte:

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

(1) 2 3 4 ... 603 »