Política - PARTICIPAÇÃO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 483 »
Política : PARTICIPAÇÃO
Enviado por alexandre em 02/07/2015 18:47:50


Prefeito e vereadores de Vale do Paraíso participam de Audiência pública do PPA
Na manhã da última segunda-feira (29), o prefeito do município de Vale do Paraíso Luiz do Hotel (PTN) em conjunto com os vereadores participou na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino em Ouro Preto do Oeste, da audiência pública regionalizada para elaboração do Plano Plurianual (PPA 2016-2019), realizado pelo governo do Estado e coordenado pela Secretaria Regional de Governo tendo a frente a técnica Maria Araujo de Oliveira.

Realizado a cada quatro anos, o PPA é o instrumento legal que articula as ações entre as instâncias executivas e estabelece medidas, gastos e objetivos da administração pública, orientando a ação de governo para o período, já que só poderão ser executadas pelo Governo do Estado às ações inseridas no Plano Plurianual. O plano define ainda a orientação estratégica do governo, as metas e prioridades para as demandas da sociedade para um período de quatro anos, que se inicia no segundo ano de um governo e termina no primeiro ano do governo seguinte.
De acordo o prefeito Luiz do Hotel, o sucesso do PPA depende do envolvimento de toda a comunidade.

“A audiência pública é uma excelente oportunidade para que todos participem e colaborem com informações que resultarão no desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região. Vale do Paraíso esteve representado em todas as oficinas quando inserimos no plano, proposituras nos setores como um volume maior investimentos nas áreas de saúde, educação e infraestrutura principalmente no que diz respeito às condições de nossas estradas o que implica em dizer dar uma atenção maior para o homem do campo”, disse o prefeito que elogiou a organização da audiência pública por ter inserido oficinas de todas as áreas oportunizando desta forma a participação de todos os seguimentos da sociedade civil organizada.

Para o presidente da Câmara municipal vereador Elionaldo Guimarães dos Santos (PSDC), o popular Liu, o PPA é o primeiro passo para conseguir avanços importantes para a região. "Estando no PPA fica muito mais fácil sonharmos com a sua concretização, por isso estamos aqui para defender a colocação no PPA de alguns dos nossos sonhos principalmente de obras de infra-estrutura para a região priorizando ações voltadas para atender o interesse da coletividade e acreditamos que este instrumento que é o PPA tem este objetivo maior que é ouvir a população”, asseverou o presidente da Casa de Leis.

Fonte:ouropretoonline.com

Política : FIM DOS CORTES
Enviado por alexandre em 02/07/2015 17:30:00


Deputado Marcelino quer o fim dos cortes de energia no Vale do Anari
O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado que oficie a Eletrobrás – Distribuição Rondônia – a justificar os motivos da inconstância no fornecimento de energia em Vale do Anari.

O parlamentar exige que a direção da Estatal de energia em Rondônia apresente argumentos plausíveis para a ocorrência de falta de energia elétrica no município de Vale do Anari. “Essa providência atende aos anseios de toda a população de Vale do Anari, tanto do setor urbano quanto da área rural, onde o fornecimento de energia elétrica está muito inconstante” cobra o deputado Marcelino.

Segundo queixas de munícipes dirigidas ao gabinete do deputado Marcelino Tenório, desde o mês de abril a energia tem oscilado constantemente, faltando de três a quatro vezes ao dia por tempos de uma hora em média.

Salientam comerciantes em geral que, este problema de racionamento vem causando muitos prejuízos para o comércio, para as agroindústrias, postos de gasolina, serrarias, marcenarias, lava-jatos e todos que dependem da energia elétrica fornecida pela Estatal.

No setor rural, o maior prejuízovai se acumulando para os produtores de leite, que armazenam seus produtos em tanques que precisam ser mantidos em temperatura regular sob pena de estragar o produto in-natura. Com essa inconstância os produtores têm perdido muitos litros de leite, segundo reclamações de lideranças de Vale do Anari.

O deputado Marcelino ressalta que, por outro lado, o problema também atinge um setor que não pode ficar sem energia que é o Hospital Municipal, ondeos súbitos cortes de energia têm provocado muitos transtornos, inclusive de perda de medicamentos e vacinas que precisam ficar em ambientes refrigerados ininterruptamente.

“Portanto, senhores parlamentares, estamos diante de mais um grande problema que está afligindo as populações de vários municípios do nosso estado e providências urgentes precisam ser tomadas para estancar esta situação”, conclamou o deputado Marcelino.


ASCOM

Política : PPA OURO PRETO
Enviado por alexandre em 01/07/2015 16:29:52


Sociedade de Ouro Preto do Oeste e região participa ativamente da elaboração do PPA 2016/2019
Conselhos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresariais e sindicais além de órgãos públicos (federal, estadual e municipal) de Ouro Preto do Oeste e mais Vale do Paraíso, Nova União e Mirante da Serra e os Distritos de Rondominas e Santa Rosa, participaram ativamente da elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Estado de Rondônia, para o quadriênio 2016/2019. O evento ocorreu nas dependências da Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino situada na Rua JK nº. 125, bairro Jardim Tropical e foi organizado pela Secretaria Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste tendo a frente a secretaria Maria Araújo de Oliveira a coordenação ficou a cargo do técnico da Secretaria Estadual de Planejamento – Seplan Natan Oliveira e cerca de 250 pessoas se inscreveram para o evento um número considerado dentro das expectativas.
O PPA do Governo do Estado de Rondônia para o quadriênio 2016/2019 trabalha em 03 (três) eixos: Bem Estar Social, Competitividade Sustentável e Desenvolvimento dos Municípios que irão definir a execução dos investimentos públicos em 13 (treze) áreas específicas para a região de Ouro Preto do Oeste.

O agricultor Ozeas Martins que possui uma propriedade rural na Linha 203, zona rural de Ouro Preto do Oeste, participou do grupo do setor produtivo e avaliou como positiva a iniciativa do governo do Estado. “Sabemos que a agricultura é a mola percussora da nossa economia o que implica em dizer que o setor precisa de cada vez mais de investimentos. Por isso é importante que nós como produtor possamos opinar no direcionamento dos recursos a serem aplicados no setor”, opinou o agricultor.

Uma das novidades do PPA deste ano em relação ao ano 2011 foi inclusão da Cultura e Esporte como temáticas de diretrizes, fato este que trouxe para a plenária uma ampla discussão. A reivindicação maior como resultado final da oficina foi um maior investimento nestes dois setores e também a qualificação dos profissionais que atuam nas respectivas áreas principalmente no esporte.
Saúde, Educação e Segurança Pública não poderiam ser diferentes foram o mote do PPA no qual os participantes das oficinas foram unânimes em apontar a falta de investimentos tanto financeiros como material humano como sendo o grande gargalo para a problemática dos respectivos setores.

A secretaria regional de Governo Maria Araujo explicou na abertura do evento que contou com a participação da prefeita Joselita Araujo (Ouro Preto), prefeito Luiz do Hotel (Vale do Paraíso), vereadores dos municípios da região central do Estado, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias que o PPA é um instrumento estratégico que estabelecem diretrizes e define a orientação estratégica do Governo, as metas e prioridades para atender as demandas da população para um período de quatro anos que inicia no segundo ano de uma gestão e termina no primeiro ano da gestão seguinte.


“Com a participação de todos, conseguiremos atingir nosso objetivo maior que é a promoção do bem-estar e a prosperidade da população de nosso Estado”, afirmou a secretaria que acrescentou que “a participação social no planejamento do Governo é um exercício de cidadania e a concretização de um direito que todos têm em pleitear e garantir que seus representantes eleitos sigam os caminhos que são de maior interesse da sociedade”.
A prefeita do município de Ouro Preto do Oeste Joselita Araujo (PMDB) que determinou que todo seu secretariado participasse da elaboração do PPA apresentando as demandas, disse que o governo do Estado está agindo para preencher os vazios de políticas sociais e de infraestrutura para dar maior eficiência à gestão pública e, sobretudo, abrir novas janelas de oportunidades.














ACESSE www.gazetacentral.com.br e veja mais fotos
Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Decom – Governo de Rondônia

Política : VIROU O CABEÇÃO
Enviado por alexandre em 01/07/2015 01:33:19


Vereadores de Ouro Preto são omissos diz, edil Serginho Castilho
Em um tom de total insatisfação, o vereador Serginho Castilho (PRP) demonstrou em seu pronunciamento durante a 21ª Sessão Ordinária, que ocorreu na noite desta segunda-feira (29) no plenário da Câmara Municipal Legislativa, que não está nada contente com a maneira que o município vem sendo conduzido. Afirmou que a atual legislatura é a mais honesta, porém a mais omissa que já passou por Ouro Preto do Oeste.

Serginho destacou em suas palavras que os nove vereadores estão ajudando. Porém, disse que estes mesmos parlamentares não estão cobrando. Frisou que tudo que é possível fazer para agilizar, está sendo feito e que, mesmo assim, a coisa não está funcionando.

“Temos que rever nossos conceitos políticos. Chega! A coisa está de mal a pior. O município está afundando e nós (vereadores) estamos afundando junto”, desabafou o vereador.

O edil ressaltou que todos os vereadores possuem boas intenções, mas questionou se eles conseguem colocar em prática essas boas intenções, e fazer o que tem que ser feito. Ao final, Serginho sugeriu ao Presidente da Câmara de Vereadores, Edis Farias (SD), que eles precisam apertar mais.

GAZETA CENTRAL

Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 01/07/2015 01:22:59


MP entrega estudos para estruturação do agora Monumento Natural Chico Mendes
O Ministério Público do Estado de Rondônia entregou, em Consulta Pública realizada no último dia 25 de junho, no município de Ouro Preto, os estudos técnicos necessários para a estruturação do antigo Morro Chico Mendes em Unidade de Conservação na modalidade de Monumento Natural Chico Mendes. Presente ao evento, o diretor da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (Coplan) do MPRO, Promotor de Justiça Jorge Romcy Auad Filho.

Os trabalhos foram coordenados pela Promotora de Justiça Alba da Silva Lima, com auxílio técnico da sociedade organizada, da Universidade Federal de Rondônia (Unir) - Campus Ji-Paraná, Uniouro, Instituto Federal de Rondônia (Ifro) - Campus Ji-Paraná, Ceplac, Inpa, Skala Topografia e Assessoria Técnica do MP/RO. Com a estruturação do Chico Mendes, o município de Ouro Preto e o Estado de Rondônia terão o primeiro Monumento Natural do Estado, conforme registra o Ministério do Meio Ambiente (http://www.ministeriodomeioambiente.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc).

A regularização teve início em 2013, objeto do feito de nº 2013001010001925, e desde então vários estudos e reuniões foram realizados para que, ao final, se pudesse conciliar o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da área, o que é atendido na qualidade de Monumento Natural.




ASCOM MP/RO

(1) 2 3 4 ... 483 »