Política - OURO PRETO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 617 »
Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 28/03/2017 14:20:00


Entidades de Ouro Preto recebem certificado do Sispar


A titular da Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto, Maria Araujo de Oliveira fez a entrega de certificados de registro no Sispar – Sistema Integrado de Parcerias para entidades da região central do estado em um ato solene ocorrido no Auditório. Receberam os certificados A Associação PromoVida de Ouro Preto do Oeste casa de acolhemento do idoso sendo representado no ato pelas professoras Maria José e Márcia Garrido, Associação Unidos Pela Vida – AUV que tem a assistente social Sirley da Silva Lopes - presidente, Irene Luciano da Silva como coordenadora, Zilda Francisca Paiva a tesoureira e Gleyci Kelle Moreira a secretária geral a Associação existe desde o ano de 2005 e atende pessoas portadora com câncer moradores do Vale do Paraíso e região atualmente 22 pacientes estão sendo cuidados e a terceira entidade a receber o Sispar foi a Associação dos Produtores Rurais da Linha 166 – Asprop que tem o agricultor José Salviano Santiago dos Santos como presidente.

Constituído a partir da aprovação da lei Nº 3.122 de junho de 2013, conhecida como lei do Terceiro Setor, o Sispar – Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução de Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos através do Terceiro Setor é o principal instrumento de credenciamento e titulação das entidades e organizações interessadas em realizar atividades complementares às ações exclusivas e não exclusivas de interesse do Governo. Para além do credenciamento o Sispar fomenta as atividades de desenvolvimento econômico e social com o intuito de disciplinar a atuação do poder público com as entidades tituladas ou não, nos termos da nova lei. Para que sua organização possa usufruir dos benefícios da lei do Terceiro Setor a entidade, pode ou não, estar titulada como de Utilidade Pública, Organizações Sociais e OSCIP.

Queremos registrar que o empenho da secretária de Governo Maria Araujo, foi de extrema importância no processo, pois o esforço da mesma juntamente com sua equipe foi o diferencial para a nossa Associação conquistar esse Certificado do Sispar, pontuou a presidente da AUV Sirley da Silva.


O presidente da Asprop José Salviano afirmou que de posse do certificado do Sispar a Associação vai pleitear convênios para aquisição de equipamentos agrícolas que serão empregados em prol dos 35 sócios. “Agradeço o governo do Estado na pessoa da Sra Maria Araujo que nos ajudou com toda documentação possível para que possamos ter o nosso certificado do Sispar”, disse o presidente.

A secretária de Governo Maria Araujo solicita que os presidentes de Associações e demais entidades que procure a Secretaria Executiva Regional de Governo localizada na Rua Getúlio Vargas, 498 (antigo prédio da Ciretran), bairro Liberdade no horário das 7:30hs à 13:30 hs de segunda-feira à sexta-feira, para ter conhecimento de toda logística que é o Sispar uma equipe de técnicos está a disposição para as devidas orientações.




Fonte

Texto: Alexandre Araujo


Fotos: Alexandre Araujo


Secom – Governo de Rondônia

Política : APOIO
Enviado por alexandre em 28/03/2017 00:30:00


Vereador Jeferson  Silva solicita do governador Confúcio Moura apoio para o Esporte
Em busca de investimentos para a prática esportiva no município de Ouro Preto do Oeste, o vereador Jeferson  Silva (PMDB), esteve recentemente com o governador Confúcio Moura (PMDB), na ocasião o parlamentar mirim solicitou apoio do chefe do Poder Executivo estadual para as demandas apresentadas via ofício. O edil peemedebista disse que o governador do Estado por ser um gestor municipalista ao receber o documento de solicitação prometeu dentro da legalidade apoiar o pleito apresentado. Foi solicitado apoio para o esporte através de material esportivo como: bolas para todas as modalidades esportivas, redes entre outros equipamentos para a pratica do desporto.
 
O vereador Jeferson  Silva está otimista com a conversa que teve o governador, e espera agora que ele possa atender os seus pleitos com a maior brevidade possível. “Fizemos a nossa parte, que é a de expor nossas demandas e solicitar recursos para viabilizar essas benfeitorias para o município. Espero agora que o governador tenha se sensibilizado com a nossa justificativa e nos atenda assim que possível”, pontuou Jeferson
Buscando ouvir as bases o vereador Jeferson  Silva, vem focando o seu trabalho como representante do povo na Casa de Leis na ética e no respeito a população ouro-pretense.

Fonte: Alexandre Araujo

Política : SOLICITAÇÃO
Enviado por alexandre em 24/03/2017 16:00:11


Marcelino Tenório pede instalação de sede da Sedam em Ouro Preto do Oeste

A obra poderá atender vários outros municípios, melhorando a vida do pequeno agricultor

O deputado Marcelino Tenório (PRP) indicou ao Poder Executivo Estadual, na quarta-feira (22) a necessidade de ser implantado no município de Ouro Preto do Oeste um escritório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

De acordo com a indicação, os produtores da região, sendo em sua maioria de pequeno porte, precisam se deslocar até o município de Ji-Paraná para licenciar suas atividades, o que acarreta perda de tempo, gastos financeiros e também demora no atendimento.

Segundo o parlamentar, a sede iria atender não só o município, como também as regiões de Nova Brasilândia, Mirante da Serra, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e o distrito de Rondominas. “Essa é uma parte de Rondônia marcada por uma agricultura em pequenas propriedades, abaixo de 100 hectares, onde a atividade de piscicultura já é muito forte ao lado da pecuária de leite”, afirma Marcelino.

“A instalação desse escritório em Ouro Preto é uma forma de o poder público levar seus serviços reguladores e licenciadores para perto dos cidadãos, facilitando a vida do mesmo, barateando os custos dos serviços e diminuindo a burocracia”, conclui o parlamentar em sua indicação.

ASCOM

Política : CACAU
Enviado por alexandre em 24/03/2017 14:58:59


Governo do Estado e Ceplac revitaliza a cultura cacaueira nos municípios de Nova União e Mirante da Serra
A revitalização da lavoura cacaueira nos municípios de Nova União e Mirante da Serra vem sendo impulsionada através de um amplo trabalho feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, Emater/RO, prefeituras dos municípios mencionados e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac que tem sido parcera neste projeto que visa agregar valor e renda.

A mobilização na região tem a participação efetiva da Cooperativa Coomeafes e agricultores dos Assentamentos Margarida Alves e Palmares no Município de Nova União e Padre Ezequiel no Município de Mirante da Serra, bem como vários agricultores dispersos pelo conjunto das duas cidades. Os projetos estão sendo elaborados dentro da linha do Pronaf Floresta, tendo o Banco da Amazônia gestor financeiro se reunido com agricultores oferendo essa linha de crédito.

Através da Secretaria Regional de Governo, será viabilizado um viveiro comunitário para atendimento aos 3 assentamentos, bem como a instalação de 4 (quatro) jardins clonais de cacaueiros produtivos tolerantes a doença Vassoura de Bruxa. A Ceplac, através de sua unidade de pesquisa, sediada em Ouro Preto do Oeste, e a unidade de extensão rural, vem acompanhando os agricultores e promovendo o empoderamento dos agricultores nas tecnologias apropriadas para a produção e beneficiamento das amêndoas do cacau, bem como processamento de chocolates artesanais e outros derivados do cacau.


Um exemplo de tudo isso está acontecendo na propriedade do jovem agricultor, André Vicente, que com apenas 2,5 há de terras está dando um show de produtividade de cacau, agora com o apoio da Ceplac/Eseop, está viabilizando técnicas modernas de beneficiamento do cacau, objetivando produção de um cacau de qualidade superior, tudo isso servindo de referências para os demais agricultores. A propriedade do jovem André Vicente vai ser transformada em uma unidade de referência, servindo de modelo e motivação aos demais agricultores do Estado de Rondônia.


O superintendente regional da Ceplac, Cacildo Viana, esteve visitando os assentamentos e destacou que “a parceria com o Governo do Estado é importante porque envolve não apenas recursos, mas difusão do conhecimento entre as instituições o que fortalece o projeto de revitalização da lavoura cacaueira que tem na pessoa do governador do Estado Confúcio Moura um grande incentivador do setor por acreditar no potencial de Rondônia em retomar aos áureos tempos que o cacau foi uma decisiva fonte de renda para muitas famílias que aqui chegavam.


A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira, pontuou que o grande desafio é adotar um modelo que garanta a retomada econômica do cacau. Para isso, o Governo do Estado tem estabelecido parcerias que fortaleçam a cadeia produtiva do chocolate e programas de diversificação como agroindústria e fruticultura. “O governador Confúcio Moura ao tomar conhecimento do projeto nos pautou a dar todo apoio que se faz necessário e certamente em breve vamos colher os bons frutos desta iniciativa e desta forma vamos juntos governo do Estado e Ceplac ampliar a produção de cacau e reduzir a dependência da importação de amêndoas da África e da Ásia, que oferecem riscos de introdução de pragas”, asseverou a secretária.




Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia



Política : AÇÃO SOCIAL
Enviado por alexandre em 24/03/2017 12:10:00


Ouro Preto realiza reunião pré-conferências de Assistência Social
No próximo mês de julho irá ocorrer as conferências municipais de Assistência Social e para que as mesmas ocorram com sucesso, estão sendo realizadas reuniões consideradas denominadas pré-conferências, que servem de preparação para o evento principal. Esta semana a gerência regional da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas sob a coordenação de Érica Casagrande esteve reunida com os gestores das pastas de Assistência Social dos municípios de: Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso na oportunidade foi traçadas metas e definidas as datas da realização do evento em cada uma das cidades que fazem parte da jurisdição.

A gerente da Seas Érica Casagrande asseverou que este tipo de reunião preparatória tem a função de informar e despertando a sensibilidade do público, quanto ao tema, aos eixos de discursões, desafios que serão trabalhados durante as respectivas Conferências, podendo assim, amadurecer propostas e desafios à serem lançados no evento. Este ano as Conferências de Assistência Social discutirão “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O período para as conferências municipais é de 10 de abril até 31 de julho. Já as estaduais devem ser promovidas entre 12 de agosto e 20 de outubro. Delegados – usuários, trabalhadores e representantes de entidades de assistência social, além dos gestores públicos – participarão dos encontros com direito a voz e voto. A XI Conferência Nacional de Assistência Social será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 05 de dezembro a 08 de dezembro de 2017.

Após um consenso entre os gestores da pasta ficou assim definido as datas da realização do evento: Vale do Paraíso dia 17 de julho, Ouro Preto do Oeste dias 18 e 19 de julho, Nova União dia 20 de julho e Mirante da Serra dia 21 de julho.

Érica Casagrande pontuou que as conferências são importantes por serem as instâncias máximas de deliberação da política de assistência social. “As grandes diretrizes são elaboradas nesse espaço, que é o mais ampliado em termos de participação e controle social que a assistência possui.”, disse.

A regional da Seas de Ouro Preto do Oeste é o elo entre a Secretaria Estadual de Assistência Social e as Secretarias Municipais do setor, tendo a titular da pasta estadual Hérika Fontenelle recomendado a toda equipe que se comprometam no acompanhamento das ações desenvolvidas na área social.

Conferências – Desde 1995, as conferências fortalecem a democracia e ampliam a participação de todos os setores na consolidação da política de assistência social. Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, a realização dos encontros em diferentes esferas enriquece o debate, uma vez que incorpora especificidades locais e regionais para o aprimoramento da gestão do Suas.

“As conferências servem também para reflexão e avaliação da política, além de gerar conteúdo para trabalhadores, usuários e gestores com base na missão, metas e objetivos da assistência social.”



Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

(1) 2 3 4 ... 617 »