Política - CRIMINALIDADE - Notícias
(1) 2 3 4 ... 526 »
Política : CRIMINALIDADE
Enviado por alexandre em 08/02/2016 18:19:30


Deputado Marcelino Tenório quer solução para a falta de efetivo policial em Ouro Preto.


A falta de efetivo policial nas duas delegacias, e de PMs no contingente da 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo e nos destacamentos da Polícia Militar, contribui para o aumento no índice de criminalidade nas cidades da região de Ouro Preto do Oeste. Os roubos e furtos na área urbana e no setor rural vêm aumentando a cada dia, gerando insegurança na população.



Em face do agravamento dessa situação, o deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto) assegurou que, após o retorno do recesso parlamentar, vai priorizar suas ações no sentido de cobrar as indicações solicitando aumento no efetivo da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, e o envio de mais policiais civis e agentes penitenciários para os municípios da região.


No ano passado, o deputado Marcelino fez gestão junto a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e junto ao Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, e na ocasião apresentou relatórios acerca da atual situação que se encontram as forças policiais na região de Ouro Preto. O parlamentar desde 2014 vem protocolando ofícios reivindicando aumento no efetivo de policiais militares, no Corpo de Bombeiros e nas delegacias para suprir a demanda na cidade de Ouro Preto do Oeste e nos municípios de Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis.

Em razão da falta de PMs e bombeiros no efetivo de Ouro Preto, por exemplo, na cidade não está sendo oferecido a crianças e para adolescentes os cursos do Proerd, da Guarda - Mirim e até o programa de formação do Bombeiro Mirim foi paralisado por falta de efetivo. O parlamentar relatou em ofícios enviados a Sesdec e ao Comando da PM que, no ano de 2014, em Ouro Preto do Oeste houve um aumento significativo nos casos de roubos, furtos e assaltos a mão armada, e que a gravidade do problema fica evidente nas estatísticas dos assaltos. “Em 2013 tivemos 23 assaltos a mão armada e em 2014 esse número saltou para 41 casos. Isso representou um crescimento de 80%. No ano de 2015, seguramente os números já superaram os anteriores. É inegável que as polícias vêm fazendo um grande esforço para coibir essa onda de violência, mas com o efetivo reduzido não há como ter sucesso”, argumentou o deputado.

No ano passado, em resposta as reivindicações feitas pelo deputado ouro-pretense, o Comando da PM alegou que o governador Confúcio Moura está ciente das necessidades da Corporação e autorizou a inserção de mais 200 vagas ao concurso público em andamento para ingresso nos quadros da Polícia Militar. Enquanto a Sesdec, respondeu que reconhece a pendência em atender ao pleito reivindicado pelo deputado Marcelino Tenório, e que todos os esforços estão sendo feitos para que a área de segurança pública do Estado seja fortalecida.

ASCOM

Política : ELEIÇÕES 2016
Enviado por alexandre em 06/02/2016 22:10:00


Lideranças querem Wagner Roberto como o nome para disputar a prefeitura de Mirante da Serra
O chefe da 7ª Ciretran com sede em Ouro Preto do Oeste, Wagner Roberto Almeida, foi convidado esta semana para colocar o seu nome para a disputa visando a prefeitura de Mirante da Serra. O convite partiu de várias lideranças que ver no nome de Wagner Roberto, como sendo o mais preparado para a disputa eleitoral de outubro próximo.

Filiado ao PDT e com bom trânsito junto à cúpula estadual da sigla trabalhista, Wagner Roberto, já ocupou diversos cargos públicos no município de Mirante da Serra entre os quais o de diretor do Hospital municipal tendo realizado um exemplar trabalho com ênfase para a humanização da unidade hospitalar e a viabilidade de aparelhos. Wagner Roberto se encontrar a frente da 7ª Ciretran há 5 (cinco) anos e neste período vem pautando a sua gestão na transparência e na otimização dos serviços prestados pelo órgão estadual de trânsito.

Ao falar sobre o convite Wagner Roberto, disse que toda e qualquer decisão só será tomada mediante aval ou não da executiva estadual que tem a frente o senador Acir Gurgacz, que vem conduzindo o partido visando cada vez mais o fortalecimento da sigla trabalhista em todo o estado. Prudente e focado na legalidade ao fazer uma analise sobre o convite formulado, Wagner Roberto disse que o momento é de união em torno do bem do município de Mirante da Serra que passa por turbulência financeira e administrativa o que vem gerando uma revolta dos munícipes com a administração municipal. “Temos que pensar não no individual e sim no coletivo e dentro deste propósito é que o PDT foca seus projetos no cenário político. O PDT é um partido de história com a bandeira voltada para a educação e na defesa do trabalhismo desde a sua fundação com o saudoso Leonel Brizola. Os diretórios municipais estão afinados com os diretórios regional e nacional que viabiliza o planejamento de candidatura própria”, lembrou, reforçando que este é um projeto do partido a curto, médio e longo prazo, ainda mais que PDT vem crescendo consideravelmente nos últimos anos

Fonte: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Política : CADASTRAMENTO
Enviado por alexandre em 05/02/2016 01:23:53


Mutirão do Cadastramento Ambiental Rural é realizado pela Emater de Ouro Preto
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), por meio do escritório local de Ouro Preto do Oeste, realizou nos dias 02 e 03 do corrente mês um mutirão para o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o gerente regional da Emater, Antonio de Assis Gomes o objetivo desse mutirão é facilitar a execução do CAR e organizar os proprietários para a regularização ambiental de suas áreas.

De acordo com De Assis a inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais, independente do seu tamanho. As vantagens do cadastro contemplam a comprovação ambiental do imóvel, segurança jurídica ao produtor rural, acesso ao crédito agrícola, planejamento do imóvel, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de reserva ambiental (CRA) e possibilidades de suspensão de sanções e de manter ou conquistar certificações ambientais de mercado.


“O governo do Estado através do Sr. Governador Dr. Confúcio Moura e o nosso presidente da Emater Sr. Luiz Gomes, determinou prioridade para que os mutirões alcancem o maior número de propriedades cadastradas. E para tanto institui as sextas –feiras nos escritórios locais da Emater como um dia exclusivamente para fazer o CAR, mas o produtor pode vir nos outros quatros dias que será atendido também”, disse o gerente regional, De Assis que lembrou que este serviço é totalmente gratuito o que gera uma economia de mínimo R$ 550 que é o preço que a iniciativa privada cobra para fazer o CAR para o produtor rural, já as medições acima de 240 hectares terão que fazer através de escritório particular.


O chefe do escritório local da Emater de Ouro Preto do Oeste, engenheiro agrônomo, Elias Monteiro, disse que nos dois dias de mutirão foram feitos 144 CAR’s um número considerado bom. Elias explicou que o município de Ouro Preto do Oeste possui 2.900 propriedades, sendo que produtores têm até o próximo mês de maio para fazerem a regularização ambiental.


O CAR é um levantamento de informações que mostra as áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL). É como um mapa digital. Como todo produtor precisa ter o documento, o Governo de Rondônia determinou que todas as sedes da EMATER no estado realizem um mutirão de Cadastro Ambiental. Com isso, o projeto vai fazer o diagnóstico de propriedades rurais de até 240 hectares em todo o estado.

Fonte: www.ouropretoonline.com

Política : TURISMO
Enviado por alexandre em 04/02/2016 01:01:17


Sebrae reune com seguimento do turismo e negócio de Ouro Preto do Oeste
Uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esteve reunida nesta quarta-feira (3/02) com empresários e setores ligados ao turismo e négocio de Ouro Preto do Oeste. A reunião ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto – ACIOP e contou com a participação da gestora do Sebrae Unidade de Ji – Paraná, Rosana Veris Marques e sua assistente Liomar Sabino, Maria Geralda, representando a Superintendência de Turismo de Rondônia (Setur), Luan Ricardo Quirino (Senac de Ji – Paraná), corpo técnico da prefeitura municipal (Sala do Empreendedor), empresários e artesões.

O objetivo da reunião foi apresentar neste primeiro plano o projeto Turismo Sustentável da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, tendo como público alvo: Empreendedor Individual, Microempresa e Empresa de pequeno porte nos seguimentos de hotelaria, alimentação, artesanato, lazer e cultura.

O foco principal do projeto segundo explicou a gestora Rosana Veris Marques é Desenvolver e capacitar o setor turístico de Ouro Preto do Oeste e região através da melhoria da capacitação da gestão empresarial. Elencando os focos estratégicos: Capacitar mão de obra do setor turístico, Capacitar empresários do setor turístico com ferramentas de gestão, Fomentar o marketing do turismo local, Conscientizar o setor turístico para uma melhoria na gestão da preservação do meio ambiente.

Após ouvir atentamente a explanação os participantes mostraram demonstraram otimismo quanto a efetivação do projeto que vem para fortalecer o setor de turismo. Para Maria Geraldo, que esteve representando a Setur, é importante que todos tenha em mente que o turismo em Ouro Preto do Oeste é o caminho natural para o fortalecimento gerando novos postos de serviços. Ficou acordado que no final deste mês de fevereiro será feito uma grande mobilização junto ao empresariado local para adesão do projeto.

O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (dentre as espécies, significativamente, o turismo ecológico, o turismo de aventura e os cruzeiros marítimos) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 8 trilhões, criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo.





Fonte: www.ouropretoonline.com

Política : MIRANTE DA SERRA
Enviado por alexandre em 03/02/2016 01:21:05


Governador visita Mirante da Serra e ouve demandas da sociedade

O governador do Estado, Confúcio Moura esteve visitando o município de Mirante da Serra, na oportunidade reuniu com o prefeito pastor Jandir Louzada de Melo e os vereadores. Fizeram parte da comitiva do governador o secretario estadual de Saúde, Williames Pimentel, o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva e a secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto, Maria Araujo de Oliveira na oportunidade as demandas dos munícipes foram colocadas em pauta objetivando as respostas pontuais para cada caso que foi apresentando.

O governador a abri a reunião enfatizou inicialmente um dos pontos prioritário para o momento que é a luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Confúcio disse que o governo montou uma força-tarefa para combater o mosquito vetor das doenças, e afirmou que a partir do dia 20 de fevereiro os exames para confirmar o zika ou a chikungunya serão realizados no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), em Porto Velho, com resultados em até cinco dias, e não mais em 90 dias, como ocorre atualmente. E citou o exemplo do município de Mirante da Serra que já recebeu esta ação através do maquinário do DER que fez um verdadeiro arrastão de limpeza nas vias urbanas.

Após ouvir as demandas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura o governador anunciou que o governo vai investir com recursos próprios na ordem de R$ 4,2 milhões para execução de 5,7 km de asfalto. O projeto prevê o asfaltamento da Avenida Castelo Branco, uma importante via para o desenvolvimento do município. O governador se comprometeu em atender dentro da legalidade as demandas apresentadas durante a reunião.

A escola estadual Migrantes também recebeu a visita do governador que conversou com os funcionários e ouviu atentamente as reivindicações. O governador disse que o setor educacional em seu governo vem tendo todo o apoio que se faz necessário e elencou aos presentes os projetos implantados e os que estão em fase de implantação.

Integrando a comitiva governamental o secretário Williames Pimentel, recebeu um relatório sobre a situação do setor público de saúde no município. O secretário disse que o governo do estado vai sim ajudar o município de Mirante da Serra e exemplificou o Hospital municipal que será beneficiado com as ações governamentais em prol da sociedade local.





Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

(1) 2 3 4 ... 526 »