Política - CONVITE - Notícias
(1) 2 3 4 ... 557 »
Política : CONVITE
Enviado por alexandre em 29/06/2016 18:49:39



Deputada federal Marinha Raupp recebe convite para evento da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas


A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), recebeu, na sala de reunião da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto – Aciop o presidente da Cooperativa de Credito Rural da Região de Ouro Preto do Oeste — Sicoob/Ourocredi , Valdeci Costa Moura, no ato estava representando o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas - Fenata, Mário Limberger. Valdeci entregou a deputada Marinha Raupp, o convite para o IV Congresso Nacional de Técnicos Agrícolas, que será no dia 4 de agosto, no Centro de Eventos da Expogramado, em Gramado - Rio Grande do Sul.

Valdecir Costa, que é técnico agrícola e que chegou em Rondônia a quase 40 anos, lembrou que a deputada e o seu esposo o senador da República Valdir Raupp (ambos do PMDB), são parceiros da Fenata nas ações da entidade junto as esferas federais o que é honra tê-los participando do congresso que terá como foco os 105 anos da profissão de técnico agrícola no Brasil.

Os interessados em participar podem se cadastrar no site da FENATA (www.fenata.com.br) e clicar no banner do Congresso. Promovido pela Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) e pela ATARGS, o Congresso terá a cidade de Gramado - RS, tendo como local a estrutura da Expogramado. São esperados mais de mil participantes que estarão nos três dias do evento.


Fonte: Alexandre Aarujo/ouropretoonline.com

Política : RONDÔNIA
Enviado por alexandre em 29/06/2016 13:30:45


Plano de Desenvolvimento Sustentável é debatido em Ouro Preto
O município de Ouro Preto do Oeste sediou nesta terça-feira (28), no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ouro Preto – Aciop, uma audiência pública para a apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES). Elaborado pelo governo federal em conjunto com o governo do estado, o PDES se baseia no conhecimento da realidade local e nas políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, mediante a execução de um conjunto de diretrizes, programas e projetos. O instrumento considera peculiaridades regionais com o objetivo de promover a diminuição das desigualdades, favorecer a integração fronteiriça e aumentar a riqueza.

O evento que reuniu cerca de 230 pessoas, destacou relevância para o estado, e a sociedade organizada, os poderes e os agentes políticos devem tomar parte em sua discussão, tendo em vista que depois de finalizado ele se transformará em lei, que vai orientar a diretriz de desenvolvimento de Rondônia para os próximos 15 anos, com a previsão de inserção de políticas públicas fundamentais e sustentáveis que contemplem os interesses de toda sociedade rondoniense.

A audiência pública teve a presença da secretária Executiva Regional de Governo pólo IV, Maria Araujo de Oliveira, deputada federal Marinha Raupp, Antonio de Assis Furtado, chefe regional da Emater, prefeitos de Nova União (José Silva) e Vale do Paraíso (Luiz do Hotel), vereadores, presidentes de associações, estudantes e demais autoridades constituídas.

Os trabalhos de apresentação foram conduzidos pela coordenadora técnica do PDES, Zilene Santana Silva Rabelo que teve a efetivação participação dos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, economista Natan Oliveira que fez uma ampla explanação sobre o diagnóstico econômico do Estado. Segundo o economista Natan, um dos principais focos das audiências é a apresentação do PDES a toda a sociedade e assim poder construir a minuta do projeto de Lei. Logo, a mesma seria levada ao Poder Legislativo para que seja debatido e aprovado pelos deputados estaduais. Ele também destacou a evolução histórica do Produto Interno Bruto – PIB de Rondônia, enfatizando que o estado de Rondônia cresceu muito nos últimos anos na agropecuária, agricultura, indústria, entre outros setores.

A assessora técnica da Sepog, Ana Maria Vilar, fez um diagnóstico situacional participativo no Estado de Rondônia, o qual contempla 04 diretrizes e 28 programas.
A deputada federal Marinha Raupp que esteve presente durante toda a audiência pública do PDES - Rondônia já tinha conhecimento do projeto e a apresentação naquele momento só veio mostrar a importância da união dos poderes em prol do crescimento do Estado. “Hoje o governo do Estado fez uma apresentação mais ampla. É muito importante pensar na Rondônia no presente e no futuro. O governador do Estado Confúcio Moura está de parabéns e nós como parlamentar também estamos à disposição para fomentar essa parceria”, afirmou a deputada acrescentando – que deseja que as ações debatidas no PDES sejam colocadas em prática, independente de governos ou atribuições partidárias, e que a população rondoniense seja colocada em primeiro plano -

A secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, avaliou positivamente a iniciativa. “No momento em que o país está vivendo uma encruzilhada, precisamos descortinar novos rumos para a economia para a sociedade brasileira. Esse investimento numa base científica para que possamos pensar o Estado a partir de bases mais claras pro seu desenvolvimento é uma contribuição que a meu ver não é de governo é uma contribuição para o Estado”, pontuou a secretaria explicando - Os governos são efêmeros e muitas das vezes os que sucedem não conseguem ou não desejam, por qualquer questão, priorizar aquilo que o antecessor trabalhou e estudou –

Ao final da audiência pública todos foram unânimes que os resultados serão colhidos em breve já que o debate foi pautado em uma só palavra de ordem “Projetar Rondônia para o futuro com responsabilidade”.


Outros estados

O PDES de Rondônia é o primeiro de uma série de planos apoiados pelo Ministério da Integração com o objetivo de alavancar os estados do país. Estratégias para Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, por exemplo, estão em fase de contratação. Todos são elaborados em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), executada pela pasta com a missão de reduzir desigualdades e aproveitar potencialidades de desenvolvimento.



























Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Política : ATUAÇÃO
Enviado por alexandre em 26/06/2016 18:41:49



Deputado Marcelino Tenório participa do III Encontro de Coordenadores Regionais de Educação
O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), esteve participando da solenidade de abertura do III Encontro de Coordenadores de Educação – CRE’s, evento este realizado no município de Ouro Preto do Oeste na última quinta-feira (23). O evento teve a participação da secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, equipe técnica da Seduc e gestores escolares de todo Estado que na oportunidade discutiram os rumos da Educação em Rondônia através de oficinas temáticas enfocando o setor educacional como um todo.

O parlamentar afirmou que todos os países do mundo que melhoraram que foram para frente, definiram a Educação de qualidade como prioridade para construir uma Nação. Ao falar sobre Rondônia o deputado disse que o governador do Estado Confúcio Moura, foi feliz na escolha da titular da Seduc, Fátima Gavioli a quem o parlamentar classificou como sendo a peça chave para alavancar os projetos que estão em curso na área educacional. “Educação é o conhecimento, é a transformação, é agregar valor. É acolher, pegar aquele mais fraco pela mão e erguer. É acolher aquele que tem mais potencial e dar asas para ele voar. Isso é fazer educação de qualidade”, disse Marcelino lembrou as ações que o governo do Estado vem executando na Educação e citou como exemplo o município de Ouro Preto do Oeste quando as unidades escolares estaduais têm recebido uma atenção especial conforme determinação do governador Confúcio Moura e colocada em prática pela secretária Fátima Gavioli e sua equipe de trabalho.





Assessoria

Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 26/06/2016 13:02:23


6ª Conferência das Cidades é realizada em Ouro Preto
Aconteceu na última quinta-feira, 23 em Ouro Preto do Oeste, a 6ª Conferência das Cidades. O evento foi promovido pela prefeitura e com apoio do governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV, realizou-se no Teatro municipal, contando com uma programação de fóruns de discussões e palestras durante o decorrer do dia. Diversas autoridades e pessoas da sociedade civil organizada estiveram participando do encontro, que teve o objetivo de discutir e elencar propostas para as políticas públicas que refletem na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos. A 6º conferência, teve como seu tema principal, “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”.

A secretária Executiva Regional de Governo, Maria Araujo de Oliveira, esteve participando do evento representando o governador do Estado, Confúcio Moura e enfatizou a importância da realização da conferência no município. “Esta Conferência tratou de muitos assuntos atuais e gostaríamos que a participação da comunidade fosse cada vez maior. Nela preparamos nossa terra para o futuro, pois dessas discussões é que surgem ideias para melhoria das condições de mobilidade urbana, acessibilidade e diversos assuntos atuais. Que Ouro Preto do Oeste seja bem representada e bem vista a nível estadual e nacional, e que daqui saiam sugestões efetivas para esses assuntos fundamentais”, comentou a secretária.

Durante o encontro, o engenheiro eletricista da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Naraiel Ferrari ministrou duas palestras para os conferencistas, abordando: Introdução da Conferência das Cidades e Reciclagem de Resíduos de Construção Civil, como também, discutiu o temário da conferência, relacionando pontos ao município. Dra Veralice Gonçalves Conselheira Federal da OAB/Membro da Comissão Nacional de Mulher, falou sobre: Percepções Sobre Violência Doméstica e o comandante do destacamento local da Polícia Militar capitão – PM Bruno da Costa enfatizou o tema “Segurança Pública e o Projeto de vídeo monitoramento no município”. Já na parte vespertina do encontro, foram divididos grupos de discussões em três eixos, sendo eles: Habitação, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana. Após as discussões, as principais propostas que foram elencadas pelos grupos, foram apresentadas e avaliadas pela plenária. Ao final da conferência, foram eleitos os delegados para representar o município na fase estadual, que acontece na capital Porto Velho.

O chefe de gabinete do prefeito Alex Testoni, Clenilton Henrique Gomes, avaliou a realização do evento, e finalizou agradecendo os participantes. “Além de proposições dos planos de ação, a Conferência foi de grande valia para a estimulação de políticas de desenvolvimento urbano, também com a finalidade de eleger delegados para Conferencia Estadual das Cidades. Todas as propostas discutidas entre os eixos de trabalhos serão encaminhadas para a conferência estadual, que acontecerá em Porto Velho. Tenho a certeza que fizemos muito bem o nosso papel, e que certamente esses são os primeiros passos para a resolução de nossos problemas. Agradecemos a todos que participaram deste importante momento para o nosso município”, concluiu Henrique.

Também estiveram participando do evento a vereadora Rosaria Helena representando o Poder Legislativo municipal, comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros local tenente - BM Marcio Strauss, Dr. Herbert Wender Rocha, presidente da subseção da OAB em Ouro Preto do Oeste, Marivone Resende de Araujo, coordenadora Regional de Educação - CRE, vereadora Rosária Helena e demais autoridades constituídas. A Conferência Estadual está prevista para os dias 28, 29 e 30 de março de 2017 e a nacional para junho de 2017 em Brasília – DF.










Fonte: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Política : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 26/06/2016 00:52:23


Seduc realiza encontro de coordenadores regionais de educação em Ouro Preto

Coordenadores Regionais de Educação das CREs e os chefes dos Núcleos de Apoio às Coordenadorias (NACs) participaram da reunião bimestral com a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli no município de Ouro Preto do Oeste. O evento teve o seu inicio na noite da última quinta-feira (23), no Auditório do Graúna Resot Hotel com a presença da titular da Seduc, Fátima Gavioli, Maria Araujo de Oliveira, secretária Executiva Regional de Governo pólo IV, deputado estadual Marcelino Tenório e a anfitriã do encontro a chefe da Coordenadoria Regional de Educação – CRE, Marivone Resende de Araujo.

A abertura oficial foi feita pela secretária Fátima Gavioli que fez uma ampla explanação de sua gestão à frente da pasta da Educação. Fátima Gavioli solicitou o empenho de todos para que os índices de desenvolvimento da educação básica possam ser melhorados, pois o Governo do Estado está empenhado em liderar os rankings da região Norte e não tem medido esforços para conquistar metas que foram traçadas pela Seduc.

Na sexta-feira (24), as atividades ocorreram na Escola Estadual Monteiro Lobato, quando todos os coordenadores regionais de Educação, participaram de uma oficina pedagógica ministrada pela secretária Fátima Gavioli. Outras oficinas foram ministradas pelo corpo técnico da Seduc que abordou às obras que estão em andamento nas escolas da rede estadual, o andamento do Programa de Apoio Financeiro às Escolas (Proafi), contratações de profissionais para as escolas, reordenamento escolar, uso dos veículos da frota do estado, ensino médio com mediação tecnológica, livros digitais, Diário Eletrônico e outros assuntos administrativos.

A titular da pasta, Fátima Gavioli agradeceu a participação de todos e cobrou um maior envolvimento para que todos os programas do Governo do Estado na área da educação possam ser concluídos em benefício da sociedade rondoniense. A secretária elencou os itens prioritários no momento para serem trabalhados o primeiro a mediação tecnológica, um projeto terá custo, em três anos, de aproximadamente R$ 20 milhões, sendo R$ 17,5 milhões através de convênios e R$ 2,7 milhões em equipamentos, o que equivale a R$ 567 mil ao mês e serão 89 escolas assistidas com média de 8 professores habilitados a atender a grade curricular. Quanto aos pontos favoráveis, a secretária elencou a ampliação do atendimento nas comunidades rurais, construção de escolas para atender os alunos da rede estadual na zona rural, garantia de educação com padrão de qualidade e aulas com professores habilitados, inclusão digital, diminuição da evasão escolar e formação profissional com ensino técnico. O segundo item a ser trabalhado segundo a secretária é a evasão escolar que vem acentuando de forma preocupante e para isso é necessário um esforço de todos que fazem parte do setor educacional. “Estamos buscando melhorar a qualidade do ensino de Rondônia e, na hierarquia da Secretaria de Estado da Educação, a participação dos coordenadores regionais de educação é de vital importância para o cumprimento das metas propostas pelo governo do Estado”, pontuou a secretária que classificou o encontro altamente produtivo e que os frutos serão colhidos em breve para o bem da Educação de Rondônia.

Para a coordenadora regional de Educação de Ouro Preto do Oeste, pedagoga Marivone Resende de Araujo o encontro foi fundamental reforçar a importância do trabalho em equipe para a concretização dos objetivos. “Sem dúvidas, o trabalho integrado e o diálogo entre as áreas é fundamental para uma gestão de qualidade. Por isso, conseguimos concluir com êxito as situações adversas. Precisamos fortalecer ainda mais o trabalho em equipe – avaliou Marivone Resende que acrescentou - que a gestão da secretária Fátima Gavioli está trabalhando para ampliar a qualidade e o resultado pode ser sentido nas escolas da rede estadual de ensino, haja vista que os problemas são resolvidos à proporção que são detectados –

Estiveram presentes: CRE Vilhena, CRE Cerejeiras, CRE Pimenta Bueno, CRE Cacoal, CRE Rolim de Moura, CRE São Francisco, CRE Ji Paraná, CRE Ouro Preto, CRE Jaru, CRE Ariquemes, CRE Porto Velho, CRE Extrema, e de CRE Guajará Mirim.

































Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

(1) 2 3 4 ... 557 »