Política - VALE DO PARAÍSO - Notícias
(1) 2 3 4 ... 594 »
Política : VALE DO PARAÍSO
Enviado por alexandre em 07/12/2016 22:09:39


Prefeito eleito Charles Gomes garante apoio do deputado Maurão para a liberação de emenda parlamentar
Maurão assume compromisso de liberar emenda a Vale do Paraíso

Prefeito Charles entregou ofício solicitando recursos para reformas duas escolas

O prefeito eleito de Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PSDB), esteve na tarde desta quarta-feira (7) no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), em busca de apoio para sua futura administração. Charles entregou ofício reivindicando liberação de emenda para reforma de escolas no município.

Conhecido como deputado municipalista, Maurão de Carvalho se prontificou a liberar emenda, no valor de R$ 200 mil para reforma das escolas municipais Ivonete Venâncio e Governador Jorge Teixeira.

O pedido do prefeito eleito Charles, “será tratado como prioridade na liberação das nossas emendas”, disse Maurão. Segundo o presidente da ALE, Vale do Paraíso é um município que precisa de apoio para poder superar as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras que enfrentam crise econômico-financeira.

O deputado Laerte Gomes (PSDB), líder do governo na ALE acompanhou Charles na audiência com o presidente Maurão de Carvalho.


ASCOM

Política : ATUAÇÃO
Enviado por alexandre em 06/12/2016 20:34:32


Deputado Marcelino é recebido com festa na Asprojac de Vale do Anarí

A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento José Carlos, na Linha C-70, no município de Vale do Anari, foi contemplada com recursos na ordem de R$ 80 mil de uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcelino Tenório (PRP – Ouro Preto), e o convênio beneficiou mais de 70 famílias daquela comunidade rural.

Através do convênio, a Asprojac pôde avançar nos projetos coletivos de melhorias nas propriedades, e no preparo do solo para o plantio de novas lavouras. O deputado Marcelino visitou o assentamento rural do PA José Carlos na última quinta-feira (01) para conferir a aplicação dos investimentos, e em conversa com o agricultor Sebastião Araújo, presidente da Asprojac, tomou conhecimento que o convênio conquistado pelo parlamentar foi utilizado na construção de pequenas represas e tanques, e na destoca de terras para recuperação de áreas degradadas que serão utilizadas para plantio de café clonal, e de outras culturas.

O dirigente da associação rural de Vale do Anari agradeceu o deputado Marcelino Tenório pelo apoio, ressaltando que este convênio deu novo ânimo para os familiares dos agricultores da vila agrícola do assentamento da Linha C-70, principalmente na proposta da formação de novos cafezais, seguindo a tendência de outras regiões que estão desenvolvendo a cultura com as novas tecnologias disponíveis.

A Asprojac reuniu os associados em sua sede para recepcionar o deputado Marcelino Tenório, que foi recebido com uma grande festa.
Na ocasião, o parlamentar ouro-pretense destacou a importância de fomentar os projetos voltados para o setor produtivo, àqueles que custeiam as necessidades dos trabalhadores rurais e mantêm a produção oriunda da agricultura familiar. “A cada ação nossa em prol das pequenas associações e organizações rurais, fortalecem-se os vínculos do agricultor e de seus familiares com o campo, evitando o êxodo rural e fomentando a economia das cidades do interior, que tem na agricultura a base da economia”, valoriza o deputado Marcelino.

ASCOM

Política : EXPEDITO NETTO
Enviado por alexandre em 06/12/2016 20:31:23


Deputado Expedito Netto cobra celeridade no processo da transposição no Ministério do Planejamento

Para solicitar celeridade ao processo de transposição dos servidores públicos dos ex-territórios de Rondônia, o Deputado Federal Expedito Netto (PSD-RO) esteve, na última quarta-feira (30/11), no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para uma reunião com a Comissão Especial dos ex-Territórios Federais de Rondônia, do Amapá e de Roraima (CEEXT).

Acompanhado dos representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde (SindSaúde), dos Trabalhadores em Educação (SinTero) e dos Servidores da Polícia Civil (SinSepol), todos do Estado de Rondônia e que representam 80% da categoria dos servidores, o parlamentar foi recebido pelos técnicos da comissão responsáveis pela análise dos processos.

Segundo o parlamentar, o maior problema enfrentado pelos servidores de Rondônia é a demora na realização do trabalho da comissão. “Temos casos de servidores que tiveram processos aprovados, e após uma reanálise o caso mudou para indeferido; casos de servidores que completaram 70 anos e estão tendo dificuldade na definição dos processos e também servidores com processos analisados e que não receberam a carta de notificação. Por isso fomos cobrar esclarecimentos do ministério pessoalmente”, enfatizou Netto.

A CEEXT informou que a demora dos últimos dois meses ocorreu em razão da informatização dos trabalhos da comissão, mas que o ritmo normal deverá ser retomado em breve. Em relação aos servidores com mais de 70 anos, a análise desses processos foi suspensa até que se defina, a partir da promulgação da Lei Complementar n° 152 de 03/12/2015, se a idade limite subirá ou não para 75 anos nos processos da transposição.

Os técnicos informaram também que estão analisando os processos com mais possibilidade de deferimento, deixando para a etapa final aqueles com mais chance de serem indeferidos. Eles comunicaram que estão notificando diversos servidores através de e-mail, em vez de carta, pois há muitos erros nos processos, principalmente em relação aos números de RG, CPF, PIS/PASEP, conta corrente, comprovante de escolaridade, entre outros, e que o trabalho desenvolvido por eles se resume a analisar os processos, não tendo competência para colocar os servidores em folha.

“É imprescindível um acompanhamento rigoroso dessa transposição para que todos os servidores sejam contemplados e para que haja mais agilidade na conclusão esses processos. A população está ansiosa e cansada de esperar”, enfatizou Netto.

Comissão da Câmara dos Deputados

Expedito Netto é membro titular da comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 199/16 que permite que servidores que mantiveram relação de trabalho ou vínculo empregatício com os territórios extintos do Amapá ou de Roraima entre 1988 e 1993 tenham o direito de optar por integrar o quadro da administração federal.

Presidida pelo Deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) e com relatoria da Deputada Maria Helena (PSB-RR), a comissão terá 40 sessões para analisar a proposta, que depois deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. De autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), a PEC já teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara.

* Com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia.

Política : LIMPEZA
Enviado por alexandre em 05/12/2016 14:20:56


Prefeitura de Ouro Preto realiza limpeza no igarapé que corta o perímetro urbano

A Prefeitura de Ouro Preto do Oeste através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura – SEMINFRA iniciou os serviços de limpeza no igarapé que corta todo o perímetro urbano. O objetivo, segundo o prefeito Alex Testoni (PSD), é reduzir o número de alagamentos próximos a esses canais, desobstruindo as cabeceiras para possibilitar o escoamento da água com mais rapidez. A limpeza do igarapé e os córregos são importantes porque a desobstrução dos leitos evita transbordamentos durante no período do inverno. O prefeito Alex Testoni faz questão de dizer que a prefeitura tem que se antecipar aos problemas. “Com essa ação vamos evitar muitos transtornos quando o inverno atingir o seu ponto alto pluviométrico”, afirmou.

O titular da Seminfra Luiz Carlos Soares explicou que o igarapé recebeu a limpeza mecanizada e manual e que os leitos serão aprofundados com o objetivo de evitar que transbordem. “Esse é um trabalho preventivo para evitar problemas para cidade. Precisamos também do apoio da população para que o igarapé não seja transformado em lixeiras, o que agrava cada vez mais a situação e a construção de novas moradias em lugares inadequados de forma desordenada”, relata.

A Prefeitura pede mais consciência por parte da população, já que toneladas de lixo foram retirados e isso é um grande problema pois impossibilita a escoação da água, sem falar na poluição que é algo muito grave.

Prefeito Alex Testoni solicita que a população não jogue lixo no igarapé para evitar sérios transtornos

Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com

Política : CAPACITAÇÃO
Enviado por alexandre em 05/12/2016 00:16:51


Curso Gestão de Agroindústrias é realizado em Ouro Preto
Cerca de 35 pessoas participaram do curso Gestão em Agroindústrias que foi ministrado no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto do Oeste. O curso é uma iniciativa do Sebrae/RO em parceria com o governo do Estado e tem como público alvo proprietários de agroindústrias e/ou produtores rurais em vida de implantação de uma agroindústria. A atividade permite a valorização das pequenas propriedades e é um setor importante para o desenvolvimento rural, principalmente pela geração de empregos e incremento da renda familiar.

O consultor do Sebrae/RO há 18 anos, Victor Paiva, zootecnista, profissional foi o responsável pela aplicação do conteúdo que teve uma duração de 16 horas de aula. Victor disse que o objetivo do curso é possibilitar a estes empreendedores a identificação de pontos fortes e a melhorar, assim como perceber possíveis ameaças e oportunidades em suas atividades. O curso abordou temas como: estrutura e análise de Balanço Patrimonial, buscando sensibilizar para a necessidade de manter o equilíbrio dos valores investidos nos vários setores de uma empresa. Conceito, estrutura e análise dos Custos de Produção e Industrialização, visando possibilitar e auxiliar o empresário em suas tomadas de decisão. Planilhas Básicas de Controles Financeiros, nas quais serão registrados os principais movimentos financeiros em uma rotina empresarial.

Victor Paiva avalia que este curso representa um passo importante no fortalecimento das agroindústrias familiares, pois esta é uma área que desperta muitas dúvidas entre os agricultores familiares que processam alimentos e a capacitação é uma demanda crescente para a sustentabilidade das agroindústrias.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira que no ato representou o governador do Estado Confúcio Moura, disse que Rondônia tem avançado muito na legalização das agroindústrias e é referência para o País nesse trabalho. “O curso de gestão para a agroindústria permite que os produtores melhorem a capacidade de gerenciamento e promovam melhorias na qualidade dos produtos”, pontuou a secretária elogiando a parceria com o Sebrae/RO e reforçando que para o ano de 2017 novas ações conjuntas já estão agendadas o que vai em muito valorizar o Terceiro Setor. O curso foi prestigiado por diversas autoridades entre as quais o prefeito eleito de Ouro Preto do Oeste Vagno Panisoly, o analista do Sebrae/RO Sebastião Oliveira, o chefe do escritório local da Emater médico veterinário Vinicius Cruz entre outros.







Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

(1) 2 3 4 ... 594 »