Política : QUARENTENA
Enviado por alexandre em 22/09/2021 09:31:59

Anvisa recomenda quarentena para Bolsonaro e comitiva

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga testou positivo para a Covid-19


Presidente Jair Bolsonaro comeu pizza em calçada de restaurante Foto: Reprodução/Instagram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao presidente Jair Bolsonaro e à sua comitiva, que estiveram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que façam quarentena por 14 dias, após chegarem ao Brasil. A orientação surge após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testar positivo para a Covid-19.

A recomendação foi enviada à Casa Civil na madrugada desta quarta-feira (22). O documento traz os procedimentos que a comitiva presidencial deve adotar ao chegar ao Brasil.

Leia também1 Ministro Marcelo Queiroga testa positivo para Covid-19
2 Grupo de mulher de Caetano Veloso organizou 'protestos' em NY
3 Em NY, apoiadores encontram Bolsonaro aos gritos de 'mito'
4 Bolsonaro se emociona ao visitar memorial do 11 de setembro
5 Na ONU, Jair Bolsonaro critica trabalho de jornais e televisões

A agência reforçou que as medidas devem ser adotadas por todas as autoridades brasileiras que tiveram contato com Queiroga durante a viagem a Nova Iorque.

Veja as recomendações da Anvisa:

1 – Desembarque no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;

2 – Isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19, publicado pelo Ministério da Saúde;

3 – Cumprimento de isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;

4 – Refazer os testes de Covid-19 no Brasil.


Discurso do presidente na ONU frustra aliados

O discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, na abertura da 76ª Assembleia-Geral da ONU frustrou seus aliados. Eles esperavam uma fala moderada, mas o que se viu, destacam, foi Bolsonaro sendo o Bolsonaro de sempre. Defendendo o indefensável num palco mundial, citando dados errados para defender seu governo e pregando o tratamento precoce, com remédios cuja ineficácia já foi comprovada.

O blog do Valdo Cruz conversou com três aliados do presidente e um assessor de primeiro escalão. Todos eles tinham a informação de que o presidente brasileiro faria um discurso moderado, fazendo acenos aos líderes mundiais, na busca de melhorar a imagem do Brasil no exterior. E foram surpreendidos com um discurso em tom mais “radical”, ao estilo Bolsonaro de sempre, falando para seus apoiadores e usando dados falsos para defender sua administração.

Segundo um dos aliados, Bolsonaro usou o púlpito da ONU para tentar defender seu governo, reclamando que a mídia não mostra os avanços da sua administração, mas recheou sua fala com declarações que não batem com a realidade.

“O presidente falou para seus apoiadores, um discurso que deixa o cercadinho animado e mobilizado, mas que não é bem visto pelo resto da população brasileira e por boa parte do mundo”, disse reservadamente ao blog um aliado de Bolsonaro.

Na avaliação de outro aliado, o presidente insistiu na defesa do tratamento precoce num momento em que vem a público a informação de que o plano de saúde Prevent Senior fez um estudo, sem avisar pacientes e familiares, com hidroxicloroquina e azitromicina, levando a óbitos idosos. Segundo esse aliado, Bolsonaro não precisava se expor dessa maneira mundialmente, mas o fez para agradar seu público fiel.

O presidente não fez nenhum aceno na área ambiental, reclamam seus aliados, num momento em que o Brasil sofre a ameaça de retaliações de países e investidores por causa de uma política considerada ineficaz nesse setor. Pelo contrário, Bolsonaro falou numa redução de 32% do desmatamento em agosto, quando dados do Imazon indicam que foi o maior nos últimos dez anos.

Um auxiliar presidencial disse que Bolsonaro perdeu uma oportunidade para tentar melhorar a imagem do Brasil no exterior e acabou contribuindo para piorá-la ainda mais. O assessor destacou que, no discurso, o presidente disse que a credibilidade do país lá fora foi recuperada, quando ele acabou ajudando com seu discurso a piorar o que já está ruim.

Por fim, a avaliação entre aliados é que a passagem do presidente Bolsonaro por Nova York foi um vexame. Antes e durante seu discurso na ONU.

Antes, ao comer pizza na rua e fazer uma churrascaria improvisar um puxadinho para ele comer (já que Bolsonaro diz não estar vacinado e a lei na cidade impede que se coma em estabelecimentos fechados sem ter tomado as doses). Bolsonaro também riu na frente do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao dizer que até hoje não tomou nenhuma vacina.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia