Educação : JURAS DE AMOR
Enviado por alexandre em 22/09/2011 17:25:15



Governador não ame o SINTERO, ame os professores e os estudantes – Por João Paulo Prudêncio

Fruto de vários atritos, paralisações e discórdias homéricas durante a gestão dos governadores Ivo Cassol e João Cahulla, o SINTERO (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia) parece ter encontrado a paz, ou melhor, o seu grande amor com o atual governo.
Em uma das várias transcrições que o governador publica em seu blog oficial, está um texto ao qual ele declama juras de amor ao SINTERO e propõe mudanças no sistema educacional do estado. Vale lembrar que foi no próprio blog do governador que foi ressaltado que o gasto do estado com um aluno é menor do que é gasto com uma pessoa detida no sistema carcerário de Rondônia.
Porém, continuo com uma dúvida cortante e que insiste em aviltar minha consciência: Governador o que o senhor realmente ama em Rondônia?
Ilustre governador, declarações de amor a sindicalistas não resolverá o problema da educação em um estado onde existem escolas caindo aos pedaços, falta de transporte escolar nas zonas rurais, violência dentro das instituições, falta de acesso a ensino de qualidade e por ai vai. Se formos listar todas as imperfeições do sistema educacional rondoniense, ficaríamos aqui até o final de seu mandato.
Pois bem, juras de amor a qualquer sindicato por parte de um chefe de estado é uma atitude minimamente perigosa, aliás, no caso da tua proposta de gestão democrática nas escolas, promessa de amor ao SINTERO se torna algo bastante perigoso.
Pode ser esquizofrenia ou a pura verdade, mas o fato é que um projeto de eleição para a escolha do diretor de escolas estaduais, iniciar-se em uma parceria conjunta com um sindicato especifico. Dá margem para seus militantes, no caso o SINTERO, que é composto por pessoas experientes em mobilizações eleitorais, conhecido por ser um órgão ligado a movimentos como a CUT e CNTE, entidades com claros interesses políticos.
Com tal estreita ligação, o governo e sindicalistas, podem muito bem montar uma grande frente eleitoral, colocando uma grande porcentagem de diretores de escolas ligados diretamente ao SINTERO.
Imaginem a dor de cabeça que vai ter um governador, tendo que lidar com um sindicato que possui a maioria das diretorias das escolas do estado? A força política que Confúcio Moura está dando ao SINTERO hoje, poderá ser o caos para os futuros governos, lembrem disso!
Onde está a opinião dos estudantes governador? Sente com eles, converse com eles, e verás que eles não são idiotas e nem apenas números para movimentar massas de manobras, como muitos sindicalistas.
Pense bem governador, não é estranho tantas pessoas ao seu lado lhe fazendo juras de amor e lealdade? Confúcio Moura não ame os sindicatos ame os trabalhadores, não ame o SINTERO ame os estudantes!

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia