Política : RO NO RABO DA GATA
Enviado por alexandre em 15/06/2021 08:49:41

A dupla Marcos Rocha (governador) e Fernando Máximo (secretário estadual da Saúde), estão afundando a Saúde de Rondônia

Não precisa recorrer a nenhum instituto de pesquisa: a população quer vacina já. A prioridade absoluta é vencer o dragão da morte, a covid-19. Os Estados Unidos já alcançaram 100% na imunização dos americanos. O Brasil aplicou a primeira dose em 55.457.496 pessoas até às 21h de domingo passado. Dessas, 23.847.77 receberam a segunda dose. Ao todo, 79.305.267 doses foram administradas no País.

O dado é da plataforma coronavirusbra1, que compila dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 26% da população, conforme a projeção de habitantes para 2021 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 11,2%.

Dos que tomaram a 1ª dose, 43% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e a da Pfizer. Todas requerem duas doses. A unidade federativa com a vacinação mais avançada é o Mato Grosso do Sul, com aplicação da 1ª dose em 35,5% da população. Já o Amapá é o Estado com o ritmo mais lento de imunização –16,7% da população recebeu a 1ª dose.

Um estudo da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista mostra que se o Brasil ampliasse para dois milhões de doses de vacinas aplicadas por dia, 20 mil vidas seriam salvas todo mês. O estudo aponta que 60 mil mortes poderiam ter sido evitadas nos últimos três meses caso o ritmo de vacinação fosse mais acelerado.

O ritmo de vacinação contra a Covid-19 deve ficar mais acelerado depois do anúncio do Governo do Estado de São Paulo que antecipou em 30 dias o calendário de vacinação. O plano é aplicar a primeira dose em toda a população adulta até 15 de setembro. A previsão é vacinar 7,5 milhões de pessoas. Pelo menos nove estados anteciparam as datas de vacinação contra a Covid-19.

Além de São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e em Goiás, a vacinação das pessoas acima dos 18 anos com a primeira dose deve ser concluída em setembro. Em se tratando de Estados, não dá para entender porque Pernambuco não acompanha o ritmo de outras unidades da Federação. Vi, por exemplo, o Mato Grosso do Sul completou 50,3% da população vacinada, 46,3% com a primeira e 14,0% com a segunda dose. A média nacional é 37,7%. Enquanto isso, Rondônia só vacinou, até agora, 28,2% - 20,8% com a primeira e 8,4% com a segunda dose.

Ceará na frente – No Ceará, a previsão é vacinar todos os adultos até 31 de agosto. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Santa Catarina - até o fim de outubro. Para os especialistas, a maneira mais rápida de superar a crise sanitária do coronavírus é com a vacinação em massa e seguindo os protocolos. Segundo José Cássio de Moraes, especialista em imunização e membro do Observatório Covid-19, o sucesso da vacinação depende de dois fatores. "Que as entregas de vacinação sejam feitas com regularidade, não haja falha, e o segundo ponto, que é um ponto que depende da população, que é tomar a segunda dose da vacina", explica.

NO MARANHÃO – A vacinação contra covid-19 para jovens sem comorbidades com menos de 30 anos já é uma realidade no Maranhão. A Prefeitura de São Luís anunciou o cadastro para pessoas a partir de 25 anos para serem vacinadas nesta semana. Além disso, o Governo do Maranhão iniciou, sexta-feira passada, a imunização de pessoas com 29 anos em quatro municípios: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.


Perguntar não ofende: Será que chegaremos em dezembro com todos os brasileiros vacinados?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia