Justiça em Foco : Fachin dá 5 dias para Bolsonaro explicar máscara e aglomeração
Enviado por alexandre em 02/06/2021 09:16:07

Prazo foi dado em ação apresentada pelo PSDB ao STF

Presidente Jair Bolsonaro em passeio de moto pelo Rio de Janeiro Foto: PR/Alan Santos

Nesta terça-feira (1º), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro prestar esclarecimentos em uma ação do PSDB que trata do descumprimento de medidas sanitárias. Bolsonaro deverá explicar sua recusa em usar máscaras e também porque segue gerando aglomerações.

A ação foi apresentada ao STF pelo PSDB no dia 24 de maio. O partido quer obrigar o presidente a cumprir medidas do Ministério da Saúde para enfrentamento da pandemia da Covid-19 e pede ainda que Bolsonaro seja multado caso se recuse.

Leia também1 Bolsonaro esnoba SP como sede e Doria agora se diz contra Copa
2 Bolsonaro confirma Copa América no Rio, DF, MT e Goiás
3 Câmara dos deputados derruba nove vetos de Bolsonaro
4 Bolsonaro dispara: 'Felipe Neto é uma vergonha para as crianças'
5 Doria repete Bolsonaro e defende Copa América no Brasil

“É fundamental, então, que os danos gerados à credibilidade das políticas do Ministério da Saúde pela conduta do requerido sejam imediatamente cessados para que se restaure a proteção da saúde e a coesão nacional no combate ao SARS-CoV-2”, afirma o partido.

A legenda apontou que Bolsonaro, “em flagrante desvio de finalidade nos atos e ações de governo, viola o Direito fundamental à vida e à saúde, na medida em que, de modo contumaz, desrespeita todas as medidas e orientações emanadas pela Administração Pública Federal (Ministério da Saúde e Anvisa, dentre outras) e expressamente incentiva a população brasileira a não as obedecer”.

Em seu despacho, Fachin classificou como grave os fatos apontados pelo PSDB e deu o prazo para Bolsonaro prestar esclarecimentos. O ministro também concedeu os mesmos cinco dias para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestarem.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia