Política : BOLSONARISMO
Enviado por alexandre em 24/05/2021 08:50:54

Pesquisadora baiana lança livro sobre bolsonarismo
A pesquisadora baiana Michele Prado está lançando este ano o livro "Tempestade Ideológica". A obra desperta curiosidade porque traz um "raio-x" das ideias que guiam o bolsonarismo, vindo de uma autora que ajudou a eleger o presidente Bolsonaro ao votar nele em 2018 e se posicionar contra o petismo àquela altura.

"Negacionista, subversivo, ofensivo, populista, tudo isso é mencionado a respeito do governo Bolsonaro, mas pouco é falado sobre a genealogia das ideias que baseiam os seus principais agentes e de onde surge a inspiração que permeia o universo mental bolsonarista. É um raio x dessas ideias o objetivo do meu livro", comenta. 

"Observei tudo acontecer de dentro da bolha da direita, o radicalismo crescer de forma exponencial, os pilares da Democracia Liberal sofrerem ataques sistemáticos e, diante do abismo, optei me aprofundar no assunto realizando uma ampla pesquisa que se iniciou em 2018 - logo após as eleições. Centenas de livros, artigos acadêmicos, observação atenta dos discursos nas redes sociais e o fato de ter sido não apenas espectadora mas também, em certos momentos, coadjuvante neste processo de sequestro do debate público pela Direita Radical e Extremista, auxiliaram-me a compreender com clareza o que é o Bolsonarismo", continua.

Michele Prado afirma que buscou no livro tratar do surgimento do bolsonarismo, "seus conceitos, métodos, inspirações, suas relações com outros agentes de Direita Radical da Europa e EUA, seus objetivos – que são romper com a ordem Liberal do pós-guerra, com as conquistas do Estado de Direito, proteção de minorias e a Imprensa livre – e o que é a  Alt-Right (Direita Alternativa)".

Ela diz, ainda, que a pesquisa não termina neste livro. "O assunto é amplo, complexo e é preciso que nossas inclinações ideológicas não se sobreponham à verdade factual pois o fenômeno - a quarta onda de extrema-direita que ocorre - é global", conclui.

Editado pela Lux, o livro "Tempestade ideológica" é vendido pela internet. Saiba mais neste link.

Sem máscara, Pazuello participa de ato com Bolsonaro












Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello também esteve em ato com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), hoje, no Rio de Janeiro. Sem máscara, o general subiu em um trio elétrico onde estavam o chefe do Executivo, auxiliares do Governo Federal e outros políticos também sem a proteção.

A ação ocorre dias depois de Pazuello ter comparecido à CPI da Pandemia, no Senado, na condição de testemunha. Ao ser perguntado sobre medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento social, declarou ser "totalmente favorável".

Segundo o jornalista Octavio Guedes, do G1 e da GloboNews, a atitude do general não foi bem vista pelo Alto Comando do Exército. "Militares ligados ao Alto Comando ouvidos pelo blog consideram que o general Eduardo Pazuello foi desleal com o comandante do Exército, Paulo Sérgio, ao subir no palanque com o presidente Bolsonaro numa manifestação política no Rio", escreveu.

"Na prática, Pazuello pagou com traição a quem lhe deu a mão, já que Paulo Sérgio colocou sua credibilidade em jogo ao referendar a necessidade de adiamento do depoimento do ex-ministro, porque ele, supostamente, teve contato com assessores com Covid. Era notório que Pazuello, naquele momento, buscava adiar seu depoimento", prosseguiu Guedes.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia