Política : ARQUIVADA
Enviado por alexandre em 14/04/2021 08:27:27

STF arquiva denuncia do PSOL contra Bolsonaro

Membros do partido apresentaram denúncia devido à atuação do presidente na pandemia

Ministro Marco Aurélio Mello Foto: Divulgação/STF

Nesta terça-feira (13), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar uma queixa-crime contra o presidente Jair Bolsonaro por uma “inadequada postura” durante a pandemia de Covid-19. A denúncia foi apresentada por integrantes do PSOL.

A queixa-crime, assinada por Guilherme Boulos e pelos deputados federais Luiza Erundina (PSOL-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP), apontou, por parte do presidente, uma “constante inobservância quanto ao distanciamento social, ao causar, frequentemente, aglomerações”. Além disso, eles também afirmaram que Jair Bolsonaro menosprezou a crise sanitária.

Ao decidir pelo arquivamento, o ministro Marco Aurélio Mello ressaltou que o Ministério Público Federal (MPF) não encontrou indícios de crime por parte de Bolsonaro.

“O titular de possível ação penal, o Ministério Público Federal, por meio da atuação do Vice-Procurador-Geral da República, ressalta não haver indícios do cometimento de crime. Conforme o disposto no artigo 3º, inciso I, da Lei nº 8.038/1990, compete ao relator: Art. 3º. […] I – determinar o arquivamento do inquérito ou de peças informativas, quando o requerer o Ministério Público, ou submeter o requerimento à decisão competente do Tribunal; Ante a manifestação do Ministério Público, mediante ato do Órgão de cúpula, arquivem”, apontou o ministro do STF.

Bolsonaro afirma que não tem medo de mudanças
Presidente Jair Bolsonaro Foto: Reprodução

Deputado Schiavinato morre aos 66 anos, vítima da Covid-19

Parlamentar paranaense é o primeiro deputado federal a morrer da doença; há um mês perdeu há um mês a mulher, de 64 anos, para a doença

Daniel Fernandes e Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo

José Carlos Schiavinato, do Progressistas do Paraná, morreu nesta terça-feira (13), vítima da Covid-19. Ele é o primeiro deputado federal a morrer vítima da doença. O parlamentar tinha 66 anos e já havia também perdido a esposa para a doença do novo coronavírus. Marlene Schiavinato faleceu em 12 de março, aos 64 anos.

O parlamentar estava em seu primeiro mandato como deputado federal. Antes, foi prefeito de Toledo (PR) e deputado estadual. Segundo o site da Câmara, "municipalismo e a defesa do setor produtivo do Brasil" estavam entre as suas maiores bandeiras.

Em nota publicada na conta oficial do parlamentar no Instagram, a sua assessoria fala sobre "esperar um milagre que não veio".

Deputado Schiavinato (PP-PR) morreu nesta terça-feira (13) de Covid-19
Deputado Schiavinato (PP-PR) morreu nesta terça-feira (13) de Covid-19
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

 

"Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril. Pedimos a todos que se unam em uma grande oração por um dos homens que mais fez por Toledo e por toda a região. Assim que possível traremos mais informações para toda a sociedade.", diz o texto.

Segundo a mais recente atualização do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), a Covid-19 já vitimou 358.425 pessoas. No mundo político, morreram três senadores da República: Arolde de Oliveira (PSD-RJ), José Maranhão (MDB-PB) e, mais recentemente, Major Olímpio (PSL-SP).

Parlamentares também relatam casos de óbitos e internações entre assessores de deputados e senadores e funcionários de ambas as Casas.

O panorama do Conass contabiliza, ainda, um total de 13.599.994 casos da doença do novo coronavírus. Estado natal do deputado Schiavinato, o Paraná é o quarto estado com o maior número de casos, totalizando 890.682 registros, e o quinto em número de vítimas, com 19.531 em razão da Covid-19.

Repercussão

Deputados federais foram às redes sociais lamentar a morte do parlamentar. A deputada Bia Kicis (PSL-DF) classificou Schiavinato como "um colega querido por todos". "Que Deus o receba em seus braços misericordiosos e conforte familiares, amigos, colegas e a todos nós", escreveu.

"Meus sentimentos aos familiares e amigos, desejo forças para superar essa perda", afirmou Paulo Ganime (Novo-RJ). Pedro Lupion (DEM-RJ) disse ter perdido um companheiro de bandeiras políticas. "Municipalista e defensor do setor produtivo no Paraná, como eu, fará falta na Câmara dos Deputados", disse.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia